Jardim interno: natureza sempre dentro de casa

O jardim interno, ou de inverno, como também é conhecido, é um excelente recurso para pessoas que moram em apartamentos, ambientes com pequena ou quase nenhuma área externa, e ainda regiões muito frias, nas quais o cultivo de espécies vegetais em locais abertos fica restrito. Por morar no Brasil, o comentário referente às regiões frias acaba sendo um pouco menos importante, salvas raras exceções e épocas do ano.

Jardim Interno
Jardim Interno

Mesmo assim, vale ressaltar que o jardim interno, é um ambiente criado para recreação em casa durante o inverno, daí seu nome.

Pode ser usado como uma área para criação de iluminação e ventilação de outras áreas, tornando o ambiente mais atrativo, permitindo também uma maior integração com a natureza. Cabe ao paisagista responsável estudar a residência e encontrar um local apropriado para o projeto.

Pontos de relevância a serem observados no desenvolvimento desse espaço: número de pessoas e faixa etária (existem crianças, adolescentes, idosos); a presença de animais domésticos; e até o estilo de vida da família, ponderando entre um projeto que exija menor ou maior manutenção.

Jardim Interno
Jardim Interno

As condições ambientais do interior de uma casa são bem diferentes das condições externas. Os fatores mais limitantes na escolha das espécies são a luminosidade, temperatura e umidade do ar. Por causa do ambiente, as plantas escolhidas para seu jardim deverão suportar menor umidade relativa do ar, quantidade de exposição à luz natural reduzida, e espaço para desenvolvimento, ventilação e crescimento limitados. Em contrapartida, ele estará protegido de ventos fortes e de intensas variações térmicas.

 

Mantendo um jardim interno bonito

O nosso clima tropical permite o cultivo de plantas de interior, na maioria dos casos, sem a necessidade de sistema de aquecimento e iluminação artificial, diferente de países europeus e norte-americanos.

Jardim Interno
Jardim Interno

Além disso, estudos têm comprovado a importância das plantas, mesmo em um jardim interno, ajudam na melhoria da qualidade do ar, pois são capazes de absorver poluentes e equilibrar a umidade do ambiente.

Você encontra abaixo algumas espécies para o jardim interno:

– Helicônias (Heliconia spp.): exige alta luminosidade, possui inflorescência ornamental;

– Chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum): exige pouca luminosidade, rústico, tolera frio;

– Peperômia melância (Peperomia sandersii): exige luminosidade média, com deve estar em solo ou substrato rico em matéria orgânica e bem drenado.

– Dracena (Dracaena demerensis): versátil e resistente, com solo ou substrato rico em matéria orgânica, bem irrigado e drenado (sem encharcamentos).

 

 

Henrique Vital Valentim , autor  desse texto,  é colaborador da Revista Viva Decora e profissional de Paisagismo

Veja também

Forno Elétrico de Embutir: Mais Modernidade Para a Sua Cozinha

Ter uma cozinha completa, equipada com móveis e eletrodomésticos...

Como Afiar Faca: Aprenda 7 Técnicas Práticas e Seguras

Saber como afiar faca é uma habilidade indispensável para...

Banheiro Preto: Saiba Como Decorar +10 Modelos Inspiradores

A decoração de banheiro preto pode ser percebida como...

Como Organizar Geladeira: Dicas Infalíveis para Evitar Desperdícios

A organização da cozinha é fundamental para otimizar o...

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome