Quem está por dentro do mundo do DIY sabe que uma das principais tendências do momento é o amigurumi. Muito famoso mundo afora, o amigurumi chegou ao Brasil como uma verdadeira febre, o que pode ser explicado pela beleza dos modelos encontrados no mercado. Com um design simples e delicado, é difícil encontrar quem não se apaixone por um amigurumi de crochê.
Para quem não conhece o amigurumi, entender seu conceito não é difícil. O nome, por exemplo é uma junção das palavras japonesas “ami” (malha ou tricô) e “nuigurumi” (bichos de pelúcias). Ou seja, sua base é basicamente o tricô e o crochê, que permitem a confecção de uma série de bichinhos muito bonitos e que podem fazer parte da sua decoração, sobretudo a de quartos de bebê e assim por diante.
Exemplos das muitas possibilidades criativas do amigurumi são a boneca de amigurumi, o urso de amigurumi, o polvo de amigurumi e muitos outros. Com boas receitas de amigurumi você consegue modelos criativos e que com certeza serão os destaques de sua decoração. Mesmo até as versões de amigurumi para iniciantes são chamativos, provando que a beleza desse trabalho artesanal está na técnica.
Se você tem vontade de aprender esse recurso interessante, saiba que estamos aqui para te ajudar. Continue lendo e conheça as principais técnicas envolvendo o aprendizado de como fazer amigurumi, com dicas imperdíveis para ter os modelos mais divertidos. Aproveite e dê uma olhada em nossa galeria, pois separamos fotos incríveis de amigurumi de crochê para você se inspirar na hora de colocar a mão na massa e criar os seus próprios modelos.
Veja também:
O que é um amigurumi?
Por mais que amigurumi tenha se tornado uma tendência forte no mundo da decoração e do DIY, algumas coisas envolvendo a técnica não são muito conhecidas pelo grande público. Uma delas são as receitas de amigurumi, que existem para auxiliar os interessados em fazer os próprios modelos a reproduzir versões já existentes no mercado, sendo fácil encontrar bons exemplos na internet.
No entanto, as receitas de amigurumi possuem uma complexidade que só consegue ser compreendida por quem já está familiarizado com o tricô e o crochê. As receitas de amigurumi não apenas usam jargões técnicos, como também trabalham com orientações a partir de conceitos bem estabelecidos pela prática do tricô. Isso pode ser visto nas receitas mais simples, que costumam trabalhar com fotos e um verdadeiro passo a passo.
Como surgiu o amigurumi?
O amigurumi bonecos confeccionados em tricô e crochê surgiram nos anos 80 no Japão e hoje em dia fazem sucesso em todo mundo, inclusive no Brasil. O Japão é reconhecido por suas técnicas de tecelagem, porém o amigurumi é feito através das técnicas de tricô e crochê vindas do Oriente, mas eram muito utilizadas pelos samurais que confeccionavam suas próprias meias com os dedos, pois permitiam uma maior liberdade em seus movimentos.
Os bonecos amigurumis surgiram nos anos 80, após o desenvolvimento dos gráficos e da cultura kawaii muito forte no país, pois valorizam a alta qualidade estética principalmente em sua cultura pop. Com essa cultura em alta, revistas japonesas voltadas para o público feminino passaram publicar diversas receitas de como criar seu amigurumi, difundindo assim os bichinhos para o grande público. Com a grande procura e demanda de amigurumis em janeiro de 2002 foi criada a primeira Associação Japonesa de Amigurumi.
Tipos de amigurumi
Hoje em dia existem diversos tipos de amigurumis, desde os confeccionados para bebês que são usados para tranquilizá-los, para crianças como um brinquedo macio e fofo e para adultos, utilizados em grande parte para decoração de ambientes. Essa grande diversidade de público ocorre, pois a técnica de confecção do amigurumi permite a elaboração de variadas peças como: personagens de desenhos, animais, flores e plantas ou até mesmo seres inventados. Sendo assim, os amigurumis se tornam objetos que agradam a todos os públicos e por isso fazem grande sucesso.
Passo a passo: O que é preciso saber para fazer um amigurumi
Para conseguir replicar ou até mesmo criar um amigurumi será necessário saber algumas técnicas de tricô ou crochê, no início pode parecer algo complicado, mas com prática e dedicação o resultado será incrível. Veja abaixo o passo a passo do ponto de crochê mais utilizado:
Pontos de crochê
O ponto mais comum e utilizado do crochê é o chamado correntinha, um dos pontos mais simples da técnica pois simula uma trança de cabelo. Quando começar a fazer a corrente, você pode optar pelo ponto mais aberto ou fechado, uma vez que pode variar dependendo da agulha e linha escolhidos. Vamos começar:
- Primeiro passo é esticar a ponta da linha e fazer uma volta;
- Segundo passo é transpassar dois dedos por dentro da volta e puxar a linha, criando assim um nó;
- No terceiro passo encaixe a agulha dentro da volta e puxe a linha até que o nó fique rente a agulha;
- No quarto passo para começar a correntinha, segure a ponta solta da linha por dentro da sua mão e com a outra mão faça movimentos com a agulha;
- O quinto passo você posiciona o gancho da agulha de frente para você e segura a linha entre os dedos. Depois passe a agulha por baixo e lace a linha puxando para dentro do nó;
- O ponto segue assim, laçando a linha por baixo e puxando para dentro do nó.
Linhas
Escolher a linha adequada é uma etapa importante, pois ela junto a agulha que definiram o tamanho dos pontos e por consequência o tamanho do seu amigurumi. A linha mais grossa de cor clara pode facilitar caso você seja um iniciante, uma vez que com elas é mais fácil de se ver e observar os pontos.
Agulhas
A maioria dos pacotes dos de linhas indicam o tamanho da agulha ideal, mas isso não precisa ser levado ao pé da letra. Escolher uma agulha que fique confortável na mão é essencial, pois trabalhar com crochê demanda um alto número de horas de trabalho. O tamanho da agulha também irá determinar o tamanho da peça, isso porque linhas e agulhas maiores darão um maior volume.
Enchimentos
Um amigurumi necessita ser preenchido com materiais leves e fofos, por isso a fibra siliconada é um dos materiais indicados. Essa fibra é mais soltinha e macia fazendo com que o amigurumi fique leve e fofo. A lã também pode ser usada como preenchimento, porém é necessário utilizar um número maior desse material.
Detalhes
Os detalhes finais do seu bichinho são algo muito pessoal, porém os mais comuns são os olhos pretos que podem ser reproduzidos por materiais como a meia pérola preta com base reta ou qualquer outro tipo de material de artesanato que pode ser encontrado em diversas lojas de costuras.
Quais são os melhores modelos de amigurumi para iniciantes?
Como já adiantamos, o amigurumi é uma técnica difícil de ser replicada por quem não está acostumado com todas as propriedades do crochê e do tricô. Ainda assim, é possível encontrar modelos de amigurumi para iniciantes, que chamam a atenção pelo menor nível de complexidade, com receitas mais fáceis de serem seguidas e, é claro, compreendidas por quem ainda está começado.
Dito isso, podemos usar como exemplo de um bom modelo de amigurumi para iniciantes aqueles que são menores e possuem formatos simples. Bonecas, por exemplo, são muito complexas, sendo necessário muito conhecimento para conseguir fazer os braços e as pernas. Chaveiros de amigurumi e até mesmo cactos, por sua vez, são mais simples e não demoram muito para serem feitos.
Boneca de amigurumi
Por falarmos de boneca de amigurumi, não podemos deixar de reservar um tópico para ela. Além de muito popular, um bom modelo de boneca de amigurumi é perfeito para a sua decoração, sobretudo para quartos de menina. Você ainda pode fazer uso da boneca de amigurumi como brinquedo para seus filhos, tendo em vista que por serem de tricô ela pode ser usada até mesmo por bebês.
Urso de amigurumi
O urso de amigurumi é o modelo mais popular do mercado. Justamente por reproduzir as primeiras versões, feitas ainda no Japão, o urso de amigurumi também é o tipo mais versátil, sendo possível encontrar variações incríveis. Algumas receitas, inclusive, costumam associar o urso de amigurumi com outros elementos, como velas decorativas, lanternas, lâmpadas e itens que deixem ele ainda melhor enquanto um elemento decorativo.
Polvo de amigurumi
Também muito comum, o polvo de amigurumi é um ótimo representante do fato divertido que a técnica pode promover para sua decoração. Muitos modelos de polvo de amigurumi são feitos de formas criativas, o que é possível graças aos tentáculos. Você consegue encontrar, por exemplo, um polvo de amigurumi com tentáculos coloridos, feitos de outros materiais e até mesmo modelos que funcionam como luminárias ou até abajures personalizados. Esse modelos por sua vez acabam deixam a iluminação do ambiente ainda mais especial.
Chaveiro de amigurumi
Os chaveiros de amigurumi também vem ganhando espaço com o grande público, isso porque são ótimas escolhas para se presentear alguém especial. Por utilizar a técnica de crochê e tricô essas peças tem um excelente custo-benefício e são uma boa escolha para aqueles que querem ganhar um dinheirinho extra ou até mesmo começar seu próprio negócio. Os chaveiros de feltro e os chaveiros de amigurumi, podem ser personalizados dependendo do gosto de cada pessoa e por isso são um grande sucesso em vendas.
É possível aprender como fazer amigurumi rápido?
Por ser um item interessante para decorações, é comum encontrar pessoas que queiram muito aprender como fazer amigurumi em um período curto de tempo. No entanto, isso é muito difícil de conseguir, tendo em vista que um bom modelo de amigurumi de crochê pode levar bastante tempo para ser feito até mesmo por quem gosta de trabalhar com barbantes ou já domina a técnica do tricô e possui conhecimentos na área.
Dito isso, a dica para quem deseja descobrir uma fórmula mágica sobre como fazer amigurumi rápido é estudar bastante antes de colocar a mão na massa. Ou seja, antes de qualquer tentativa de reprodução das receitas que podem ser encontradas na internet, o melhor a se fazer é aprender o básico do tricô, fazendo peças avulsas como pequenos tapetes e até diferentes utensílios para cozinha como sousplats criativos, guardanapos e assim por diante.
Desculpe corrigir, mas até onde eu sei, tricô é tricô e crochê é crochê. São duas artes de técnicas diferentes. A primeira utiliza duas agulhas e a segunda uma agulha. Eu sei porque domino os dois tipos de artes manuais.
Quanto aos modelos dos amigirumis… São lindos. Amei!