A área de lazer, assim como o resto da casa, precisa ser aconchegante. Precisa ser um espaço convidativo, acolhedor, e não sem personalidade, frio e desinteressante. Não pode ser aquele último espaço da casa a ser pensado, quando a verba já está comprometida, o que faz com que pouca atenção seja dada e ele fique com um aspecto de inacabado, sem charme.
Veja como escolher piso para área externa
Se bem elaborado, a área de lazer se torna um dos espaços mais prazerosos de se estar na casa, e que congrega. E o que garante esta sensação ao ambiente? Como em geral são mais amplos e abertos, para além de elementos decorativos um fator que é determinante para causar esta boa sensação e impressão é o piso.
As opções de piso para a área de lazer e jardins são muitas. Cada uma pode suscitar aparências diversas, conforme suas características. Além do aspecto visual, outras como textura, temperatura, tamanho, padronagem, características que determinam estilos que vão do elegante ao rústico, e que dependem do que se prioriza para aquele recinto.
Um tipo muito usado atualmente é o porcelanato, mas dentro desta classificação são vários os tipos. Os polidos não são indicados, pois são lisos demais (áreas de lazer são áreas em geral molhadas). Sendo assim podemos usar o natural (que é mais anti-derrapante) ou o rústico (de textura irregular). Já os tamanhos e cores são inúmeros, a escolha dependerá do restante da decoração (se a área não é tão ampla, prefira um de placas menores, ou a o tipo de paginação feita poderá gerar muitas sobras).
O porcelanato e o porcelanato liquido é de fácil manutenção e limpeza, e é mais resistente que uma cerâmica, por exemplo, embora tenha um acabamento mais elaborado. Mas se quiser algo realmente com aspecto rústico, de textura até grosseira, pense num piso de tijolos, que se bem feito fica um charme! Fica bem acolhedor (cara de fazenda!). Mas impermeabilize-o.
Na onda do rústico, pense num piso de pedras, que podem ser lineares e geometricamente posicionadas ou mesmo irregulares, distribuídas aleatoriamente (mas atenção para que não machuque, o toque deve ser agradável, e para que, se numa área muito molhada, não fiquem escorregadiças). Ou que tal um cimento queimado, que tem um toque um pouco mais liso que o tijolo e a pedra, mas também dá um tom de rústico-chic?
Se sua área é mais clean, e não fica muito suja no dia-a-dia, pense num mosaico de pastilhas. Fica encantador… e as opções de combinação são infinitas. Mas para arrasar no quesito conforto, opte pela madeira.
A madeira em geral traz conforto térmico e visual, dá uma sensação de bem-estar e inspira sofisticação. Existem muitas opções, escuras ou claras, pranchas ou madeira de demolição, enfim, use e abuse que vale a pena. Temos até piso que simula madeira, e alguns são extremamente realistas (e a manutenção é ainda mais simples).
Analise seu espaço, o estilo que gosta, componha com a decoração e o jardim, e invista em sua área de lazer. Isso te trará muita satisfação.
Marina Arruda é colaboradora da Revista Viva Decora, designer de interiores e designer gráfica, com formação em personal organizer. Mestrado em Comunicação e Semiótica, tendo realizado pesquisa que aborda as relações entre sujeito-objeto e corpo-mente-ambiente, relacionando áreas como design e cognição.