A parte visual de uma clinica odontológica é um dos pontos principais quando se trata de impacto positivo nos pacientes. Sabemos que a primeira impressão é aqui vai contar, portanto, é recomendável que seja a melhor possível.
Ao pensar na área da saúde, sempre lembramos de ambientes claros, amplos e sem poluições visuais. Portanto, no momento em que você decidir decorar o seu consultório, leve estes pontos em consideração.
Lugares com muitos acessórios, cores muito contrastantes e móveis mal posicionados geram um certo desconforto e faz com que a experiência não seja nada agradável, muito pelo contrário, ninguém quer ficar em um ambiente poluído.
Seja estratégico
O seu consultório é como uma expansão do seu cartão de visitas. As primeiras experiências que o paciente tiver com o local são os principais fatores para ele decidir se vai querer voltar ou não.
Imagine que uma pessoa decide visitar a sua clínica para saber quanto custa um implante dentário, porém, ela se depara com um ambiente apertado, mal iluminado e com tons escuros. É muito provável que ela não volte ao lugar, mesmo que tenham bons profissionais.
Por isso, busque criar uma boa identidade visual. Tenha preferência por cores que transmitam paz, tranquilidade e calmaria como por exemplo, branco, gelo e tons pastéis. Tudo deve ser feito com equilíbrio.
Invista em obras secas
Caso você precise fazer uma reforma, o ideal é optar pelas obras secas. Elas não necessitam de tempo de secagem e geralmente são fabricadas com materiais pré-montados que são capazes de se adequarem ao ambiente.
Sabemos que nem sempre dá para fechar o consultório até que as obras terminem. Mas imagine que um paciente precisa realizar um procedimento de tratamento de canal em um ambiente todo cheio de poeira? Sem chances, não é mesmo?
Por isso, as obras secas são sempre uma boa solução, já que causam menos sujeira e são mais práticas para o manuseio.
A escolha dos móveis e iluminação
Para que o seu consultório fique mais aconchegante, opte por colocar a madeira apenas em um alguns detalhes como, por exemplo, molduras de quadro ou porta de armário. A cor deste material costuma ser considerada “quente” e gera agitação no paciente.
Para quebrar este contraste, aposte em elementos leves como itens de decoração em tons claros e também em móveis em tons de off-white.
Atualmente, muitas clínicas estão apostando no vidro como, por exemplo, a inserção de divisórias deste material. Isso traz sofisticação e ao mesmo tempo, otimiza o tamanho do ambiente.
Na iluminação, para as salas, utilize a luz amarela e prefira luzes brancas em corredores para ampliar visualmente o ambiente e deixá-lo mais clean. Em alguns casos, alguns consultórios optam por escolher a cor azul.
Capriche nos pisos
Opte por pisos claros e grandes. Isso dá a impressão de que o ambiente é maior. Você pode optar pelo uso de dois ou mais modelos, mas caso você não tenha uma área muito grande, apenas um modelo é o indicado. Assim você dá a sensação de continuidade.
Sobre o material, opção que atualmente está fazendo mais sucesso devido à leveza e modernidade são os pisos de porcelanato.
E as paredes?
Tome cuidado ao escolher quais objetos ficarão expostos nas paredes. O ideal é que você escolha quadros neutros e minimalistas, evite colocar fotos de arquivo pessoal. Já no caso dos certificados, coloque todos no mesmo estilo de moldura. Assim, ficam todos padronizados e mais agradáveis de se ver.
Após estas dicas, você deve ter percebido que o objetivo principal da decoração de um consultório odontológico é causar um bom impacto no paciente.
Porém, lembre-se de sempre cumprir as normas da Anvisa ao reformar ou redecorar a sua clúnica. Caso você não se sinta confortável em fazer isso sozinho(a), entre em contato com uma empresa especializada para que não haja problemas de regulamentação.