O corredor é parte integrante da casa e responsável por permitir a constante circulação de pessoas de um lado ao outro do imóvel. Nesse contexto, tanto a decoração como o projeto luminotécnico do ambiente deve ser feito com planejamento e atenção, a fim de que o espaço transmita beleza e segurança a todos que circularem pelo local.
No mercado o que não falta são opções de luminária para corredor. Por essa razão, se você deseja estruturar ou renovar a iluminação desse ambiente, vem com a gente. Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar dicas de como iluminar de forma linda e funcional esse espaço de circulação de pessoas. Confira e se inspire em diversos modelos de luminária para corredor!
Dicas para acertar na escolha da luminária para corredor interno
Assim como os demais ambientes da casa, o projeto luminotécnico de um corredor também deve ser planejado com cuidado para que o espaço receba a iluminação adequada para que as pessoas possam circular com segurança. Mas, afinal, como iluminar o corredor? Nesse contexto, separamos abaixo alguns modelos de luminária que podem auxiliar na iluminação do seu imóvel.
Luminária de teto embutida
Em apartamentos ou casas pequenas recomenda-se utilizar modelos de luminária de teto embutida, alinhada nos cantos ou no centro do teto, uma vez que proporcionam uma iluminação perfeita, segura e uniforme ou espaço. O corredor pequeno extenso abaixo é um exemplo de como a luminária de teto embutida se adapta a esses projetos.
Luminária trilho
A luminária trilho também é uma alternativa para corredores estreitos e extensos, uma vez que sua estrutura versátil pode se adequar ao projeto, ou seja, o foco e a quantidade de plafons e spots de luz podem ser incluídos conforme a necessidade do ambiente.
Luminária de parede para corredor
A luminária de parede para corredor também conhecida como arandela é uma opção interessante desde que o corredor não seja muito estreito, a ponto das pessoas “trombarem” com as peças instaladas. Elegante e charmosa, a luminária de parede para corredor interno pode apresentar feixes para baixo, para cima ou para ambas as direções, favorecendo a iluminação e trazendo segurança aos usuários.
Sanca aberta com luminária embutida
A sanca de gesso funciona como uma moldura entre o teto de gesso e a parede e pode ser usada para agregar valor ou projeto luminotécnico dos corredores. No ambiente abaixo observe que a sanca aberta no teto com iluminação embutida trouxe destaque para o revestimento da parede com pedra canjiquinha, conferindo ainda mais estilo ao ambiente.
Agora, se a ideia é projetar a iluminação em corredores mais amplos e com pé direito mais alto, a dica é optar pelos modelos de luminária pendente. Segundo especialistas, durante a instalação da luminária a distância ideal entre a peça e o piso é de 2 metros a 2,10 metros.
No projeto abaixo, observe que os moradores optaram por incluir uma luminária pendente aramado, peça com estrutura aparente metálica, quase que escultural.
Por fim, não se esqueça de instalar interruptores no início e no fim dos corredores internos a fim de garantir melhor acesso dos usuários.
Qual o melhor modelo de luminária para corredor externo?
Mas, como iluminar área externa? Seja em áreas residenciais, condomínios, escritórios e estabelecimentos comerciais, uma coisa é certa: a luminária para corredor externo, além de funcional, deve contribuir para a decoração do ambiente e também na segurança do imóvel.
Isso porque, durante a estruturação de um projeto, a luminária externa pode ser usada para iluminar todo o espaço, iluminar uma área de passagem ou garagem, bem como, realçar algum detalhe na arquitetura.
Em se tratando de luminária para corredor externo a dica é optar pelos modelos com luz suave. Nesses espaços é muito comum encontrar luminárias de parede (as famosas arandelas) com faixo de luz incidindo para baixo, para cima ou para ambas as direções. Vale comentar, que se o trajeto tiver escadas são indicadas a presença de luminárias no chão, uma vez que trazem mais segurança e conforto.
Qual lâmpada usar na área externa?
Existem vários tipos de lâmpadas indicadas para área externa no mercado. Dentre tantos modelos, separamos abaixo duas opções que certamente podem te auxiliar no projeto.
Lâmpadas fluorescentes: consomem pouca energia e emitem luz com uma gama de cores mais agradável;
Lâmpadas de LED: apesar do preço ser mais elevado quando comparado a outros modelos de lâmpadas, a longo prazo o LED apresenta um ótimo custo-benefício visto que o produto apresenta longa durabilidade e consome pouca energia.
Outra dica é investir em lâmpadas com proteção IP (proteção contra infiltração), pois assim o produto permanece mais protegido contra poeira, líquidos ou qualquer outro resíduo sólido, minimizando a necessidade de manutenções ou trocas.