Morar em apartamentos com metragens reduzidas é uma realidade, principalmente nos grandes centros urbanos. No entanto, não é porque o tamanho do imóvel é pequeno que a decoração não pode ser acolhedora e aconchegante.
E para ilustrar esse contexto, vamos compartilhar um projeto clean e funcional de um apartamento de 57 m² em São Paulo, assinado pelas arquitetas Marina Salomão e Carol Multini, sócias do Studio Mac.
Veja Também:
Orçamento enxuto X soluções versáteis e inteligentes
Todo o projeto do imóvel foi estruturado para um cliente jovem, ao qual havia se mudado para São Paulo para fazer residência em medicina. Logo, alinhada às expectativas do morador e tendo como base um orçamento enxuto, as arquitetas buscaram soluções versáteis, modernas e inteligentes, de maneira a otimizar o ambiente e agregar valor estético sem pesar no bolso.
Vale comentar que o resultado do projeto foi tão bem recebido que até hoje, mesmo depois de formado, o cliente ainda se mantém no mesmo apartamento.
Aproveite todos os cantos do imóvel
Para aproveitar de maneira inteligente todos os cantos do imóvel, as arquitetas do Studio Mac priorizaram pela integração de ambientes e optaram pelo nivelamento do piso da varanda. Esse nivelamento no piso fez com que o morador ganhasse centímetros valiosos que permitiram dar vida a criação de um home office conectado a um espaço de relaxamento e meditação com vista para a cidade.
O corredor estreito do ambiente também foi bem aproveitado e ganhou uma mesa de jantar retangular planejada de madeira, que se acopla à parede. A peça além de trazer funcionalidade ao espaço, não compromete a passagem, apresenta um acabamento neutro que facilmente conversa com outros elementos decorativos e acomoda quatro pessoas sentadas.
Sala de estar decorada com estilo e personalidade
Na sala de estar, a decoração ganhou estilo e personalidade com a presença de quadros decorativos da Urban Arts. O tapete chevron, da Casa4 Decor, com nuances em azul claro e escuro em conjunto com o sofá cinza, do Atelie Petrópolis, delimitam o espaço. Prezando também pela otimização do ambiente, o rack suspenso apresenta medidas suficientes para abrigar todos os eletrônicos do morador.
Os dois garden seats também na cor azul posicionados abaixo do rack suspenso, além de decorar podem ser usados como mesa lateral e servir de apoio para objetos como vasos de plantas, abajur, livros, etc.
Integre os ambientes fazendo uso do painel vazado
Buscando delimitar os ambientes, mas ao mesmo tempo integrando-os de maneira sutil, as arquitetas optaram pelo uso do painel vazado da Mentha, com figuras geométricas para separar a sala de estar da cozinha.
Seguindo para a cozinha, podemos destacar o revestimento de azulejo colorido em tom azul, ao qual se tornou o grande protagonista do espaço. Além de agregar valor na estética, o revestimento para cozinha protege a parede de gorduras e respingos de água e sabão.
O imóvel remodelado ganhou uma suíte e um quarto de hóspedes
Como o projeto do apartamento viabilizou a criação inteligente de um home office na varanda, o imóvel foi remodelado e ganhou uma suíte principal e um quarto de hóspedes, de maneira que o morador pudesse receber a família e os amigos que não moram na capital.
A cabeceira de madeira que se estende para toda a parede da suíte, se conecta perfeitamente com o papel de parede geométrico. O criado-mudo suspenso em uma das laterais da cama serve de apoio para o abajur, porta-retrato e um mini vaso. Complementando o décor da suíte, uma cortina com tecido em tom cinza claro permite a entrada parcial da luz natural no ambiente.