Entre as opções de revestimento e acabamento, o rodapé invertido tem conquistado cada vez mais espaço nos projetos. Afinal, além de agregar valor na decoração, o rodapé invertido traz uma proposta diferente e moderna para o visual das paredes do imóvel.
E aí, curioso para conhecer de perto o rodapé invertido? Então, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, você vai entender o conceito de rodapé invertido, quais as vantagens e desvantagens, processo de instalação, bem como, as diferentes maneiras que ele pode ser usado na decoração da casa, apartamento, escritório ou estabelecimento comercial. Confira!
Veja Também:
O que é rodapé invertido?
Diferente do rodapé tradicional que é instalado por cima da parede (criando um relevo visual), a proposta do rodapé invertido, também conhecido como rodapé negativo, envolve um “rasgo” na parede ao qual ele é fixado, ou seja, durante as etapas de construção, as paredes recebem um pequeno recorte próximo ao piso e o rodapé invertido é feito com a instalação de uma cantoneira metálica, ao qual é embutida dentro da parede, como mostra na imagem abaixo.
Por sua vez, o rodapé invertido ao ser instalado faz parecer que a parede é “flutuante”, já que a base é recuada.
Quanto custa o rodapé invertido?
O valor do produto (cantoneira metálica) não é muito alto. Segundo pesquisas no mercado, uma cantoneira metálica de 2,54 x 2,54 x 300 cm custa em média R$ 40,00. No entanto, o custo da mão de obra para instalação do rodapé invertido tende a ser maior, quando comparado a outras instalações, uma vez que o trabalho é mais demorado e exige um profissional especializado. Por isso, a dica é decidir o tipo de rodapé já na fase inicial do projeto, pois assim fica mais fácil negociar o custo da instalação do rodapé invertido no ambiente.
Quais as vantagens de instalar um rodapé invertido?
Se você deseja criar um ambiente moderno, a dica é apostar no uso do rodapé invertido vantagens, já que a primeira impressão que ele causa é de que as paredes estão “flutuando” no cômodo, uma vez que a base é recuada. Além disso, ele se torna uma ótima alternativa para imóveis pequenos. Isso porque, a pequena abertura na base da parede já é suficiente para que o espaço ganhe a sensação de amplitude.
Por não fazer ligação entre parede e piso, o rodapé invertido vantagens também não exige a combinação entre revestimentos, facilitando a troca do piso, sem necessariamente ter que substituir o rodapé. Na imagem abaixo, por exemplo, a instalação de iluminação com fitas de LED no rodapé invertido trouxe ainda mais destaque e valor ao projeto.
Onde usar o rodapé invertido na decoração?
O rodapé invertido pode ser usado tanto em ambientes internos como em áreas externas do imóvel. Na decoração de cômodos internos o rodapé invertido pode estar presente nas paredes das áreas sociais da casa como sala de estar e sala de jantar, decorando as áreas íntimas como o quarto ou estando presente pelos corredores do imóvel, como mostra o projeto abaixo.
Observe que a iluminação combinada ao recuo da base das paredes de fato traz a sensação de amplitude, deixando o corredor maior do que é realmente.
As escadas, principalmente feitas de alvenaria, são ótimas estruturas para receber a instalação do rodapé invertido, uma vez que a sensação “flutuante” projetada será ainda maior.
Nos estabelecimentos comerciais, restaurantes e cafeterias o rodapé invertido pode complementar a decoração do salão onde os clientes são recepcionados. Nos escritórios, o rodapé invertido pode trazer ainda mais sofisticação para a sala de reuniões, por exemplo.
Como colocar rodapé invertido?
A instalação da cantoneira rodapé invertido deve ser feita durante a etapa de construção das paredes dos ambientes. Vale ressaltar, que as dimensões do rasgo devem ser feitas conforme o manual de instalação para que o acabamento do rodapé invertido medidas fique perfeito de maneira a causar o efeito “flutuante”. Por isso, recomendamos a contratação de uma equipe especializada.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraRodapé invertido: manutenção e limpeza
Como a cantoneira rodapé invertido não protege quinas e junção da parede com o piso, os cuidados para evitar possíveis impactos no local devem ser redobrados.
Dependendo das condições do ambiente, a limpeza do rodapé invertido também deve ser feita de maneira mais frequente, pois o recuo pode acumular mais sujeira. A atenção também deve ser cuidadosa durante a limpeza do rodapé invertido com LED para que a fita iluminada não se desprenda do acabamento.
E aí, o que você achou do nosso post sobre rodapé invertido? Gostou?! Então, continue com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Parede de Cimento Queimado: +70 Ambientes Incríveis e Como Fazer” e traga ainda mais identidade ao projeto.