O verde e o frescor das plantas invadem as casas e marcam presença na decoração de interiores. E falando em plantas instagramáveis uma em especial tem conquistado cada vez mais espaço na decoração: a Pilea. Afinal, é difícil resistir aos diferentes tipos que existem na natureza. Suas folhagens marcantes não passam despercebidas no ambiente e deixam qualquer decoração linda.
E aí, curioso (a) para conhecer de perto as características da planta Pilea? Então, vem com a gente! Neste post, vamos compartilhar informações sobre o cultivo e os principais tipos de Pilea cultivadas em casa. Confira!
Veja também:
Conheça 5 tipos de pilea para cultivar em casa
A pilea possui entre 600 e 715 espécies espalhadas pelo mundo, sendo considerada a de maior gênero da família Urticaceae. Dentre as inúmeras espécies cultivadas algumas em especial vem marcando presença em muitos projetos. Confira abaixo 5 tipos de pilea planta que conquistaram diversos fãs nos últimos tempos.
Pilea peperomioides
A Pilea peperomioides apesar de sugerir uma semelhança com as peperômias, essa planta pertence à família das Urticaceae. Sua folhagem característica é marcada por folhas arredondadas que remetem ao formato de uma moeda ou panqueca. Não à toa que a planta é conhecida também por outros nomes populares como planta-chinesa-do-dinheiro, planta-panqueca, planta-missionária e planta-da-amizade.
Como cuidar de Pilea? A pilea peperomioides vai muito bem dentro de casa. Sua rega deve ser feita ao menos 2 vezes na semana, a fim de manter o solo úmido. Quanto à iluminação, a Pilea peperomioides é uma planta de meia-sombra ou luz difusa. Por isso, recomenda-se colocá-la em lugar claro, protegida do sol direto.
Como propagar pilea? Como a planta se multiplica facilmente por estaquia, para propagar a pilea peperomioides corte um pedacinho do seu caule e coloque-o na água para enraizar. Assim que as raízes se formarem transfira para um vaso e enterre direto na terra.
Pilea nummulariifolia
A Pilea nummularifolia, também conhecida como dinheiro em penca, se trata de uma planta compacta e de crescimento rápido. A espécie por ser uma planta pendente é ideal para ser cultivada em vasos suspensos. Já no jardim, a Pilea nummularifolia se torna ideal para forrar espaços sob plantas mais altas.
Como cuidar de Pilea nummularifolia? A planta deve ser cultivada em locais com meia-sombra, protegida do sol direto. As regas devem ser regulares, de forma a manter o solo úmido. As podas devem ser constantes para manter o controle da planta.
Como propagar Pilea nummularifolia? A Pilea nummularifolia se propaga por meio da ramagem já enraizada ou por estacas que ao serem retiradas da planta-mãe devem ser plantadas diretamente no local desejado.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraPilea microphylla
A Pilea microphylla, também conhecida como brilhantina e planta-artilheira, se trata de uma planta com folhas muito pequenas, brilhantes e de coloração verde-clara. Sua altura chega a marca de 20-30 centímetros, tornando-se perfeita para composição com diferentes flores. Logo, é possível cultivá-la tanto em vasos e jardineiras como para compor maciços ou bordaduras no jardim.
Como cuidar de Pilea microphylla? Ela deve ser cultivada em áreas com sol pleno ou meia-sombra. As regas devem ser frequentes, de forma a manter o solo úmido. Vale mencionar que a planta não é tolerante a geadas.
Como propagar Pilea microphylla? Ela pode ser multiplicada por divisão de touceiras(divisão de rizomas) ou por estacas.
Pilea cadierei
A Pilea cadierei, também conhecida como Alumínio ou Planta-Alumínio, se trata de uma planta com folhas de coloração verde-azulada com manchas prateadas. Podendo chegar até 25 cm de altura, suas flores são brancas e discretas. Sua estrutura compacta e de baixa manutenção facilita o cultivo em vasos, jardineiras e canteiros desde que mantidos úmidos. Sua folhagem também pode ser aproveitada em bordaduras, sob a copa das árvores.
Como cuidar de Pilea microphylla? A planta deve ser cultivada em solo fértil drenável e em áreas de meia-sombra. A pilea rega deve ser regular. Porém não são tolerantes ao frio rigoroso ou geada.
Como propagar Pilea microphylla? A planta se propaga por meio de estaquia ou divisão de touceiras(divisão de rizomas).
Pilea involucrata
Também conhecida como planta da amizade, a Pilea involucrata apresenta folhagem compacta, ornamental, de textura atraente e com nervuras arroxeadas e margens denteadas, sendo muito utilizada na decoração de ambientes internos. A planta pode ser cultivada em vasos, estruturas de jardim vertical, maciços e canteiros sombreados, sob a copa das árvores ou ao longo de muretas.
Como cuidar da Pilea involucrata? A planta deve ser cultivada à meia-sombra em solo drenável rico em matéria orgânica. A pilea rega deve ser regular. Para manter sua folhagem compacta recomendá-se podar os ramos muito altos.
Como propagar Pilea involucrata? O nome “planta-da-amizade” vem da facilidade com que a planta é propagada. A espécie se multiplica por estacas de ramos, cultivados em substrato úmido.
Qual o significado da planta pilea peperomioides?
A Pilea peperomioides por se tratar de uma planta perene e com ciclo de vida prolongado simboliza a “vitalidade das relações” e a “continuidade da vida”.
Na China, a planta pilea peperomioides por apresentar folhas arredondadas também está associada ao dinheiro (moedas). Segundo a lenda, recomenda-se enterrar uma moeda na terra da pilea peperomioides para atrair prosperidade e riqueza para o imóvel e para aqueles que o habitam.
Como usar a Pilea na decoração do ambiente?
A variedade de espécies de pilea, permite que a planta decore diferentes ambientes da casa, escritório ou espaço comercial de forma única e personalizada. Na sala de estar, por exemplo, a pilea peperomioides, cultivada em diferentes vasos decorativos, pode ficar apoiada sobre o painel para TV, a mesa de centro ou mesa lateral normalmente fixada ao lado do sofá.
Na sala de jantar o vaso de pilea cadierei pode ser colocada sobre a mesa de jantar decorando o centro do móvel. No quarto, esse mesmo vaso de pilea pode ficar sobre a cômoda, penteadeira ou criado-mudo, trazendo um toque de verde para o espaço.
Agora em se tratando da Pilea nummulariifolia a dica é investir em vasos suspensos, já que sua folhagem é pendente caindo para fora do vaso. Neste caso, procure pendera o vaso com pilea nummulariifolia nas paredes da varanda, terraço ou quintal, mantendo a planta protegida do sol direto.