O pé direito duplo é a solução arquitetônica perfeita para aqueles que buscam atribuir ao projeto do imóvel muita imponência e sofisticação. Afinal, é difícil não se encantar por essas decorações majestosas, não é mesmo?
Amplamente usado nas décadas de 40 e 50, com o objetivo de ostentar a posição social daqueles que tinham condições financeiras na época, o pé direito duplo está de volta e retoma seu lugar de destaque em diferentes projetos de casas bonitas, sejam elas casas térreas ou mesmo sobrado com pé direito duplo.
Logo, se você está em busca de informação e inspiração sobre como projetar e decorar o pé direito duplo do seu imóvel, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar dicas exclusivas sobre pé direito duplo para que você possa criar a casa dos sonhos. Confira!
O pé direito propriamente se trata da diferença (altura) entre o piso e o teto de um ambiente ou de uma edificação inteira. No entanto, é comum que as pessoas confundam o que é pé direito alto e pé direito duplo. Pois bem, vamos a definição de cada um.
O pé direito alto precisa ter uma altura, entre o piso e o teto, de no mínimo três metros. Já o pé direito duplo é o imóvel que conta com duas vezes a altura padrão de uma casa. Dessa forma, pensando que a altura padrão das casas é de 2,70 metros, o pé direito duplo deve ter entre cinco e oito metros de altura, contados do chão ao teto.
Quais as vantagens e desvantagens do pé direito duplo?
O pé direito duplo é uma solução arquitetônica que favorece a sensação de amplitude e garante uma decoração exclusiva e imponente no imóvel. Além disso, ambientes com pé direito duplo tendem a ser mais aconchegantes, já que são mais ventilados e recebem mais luz natural.
O impacto visual que o pé direito duplo cria é forte e agradável e muitas vezes permite a comunicação visual com a paisagem externa do imóvel, onde as janelas se tornam verdadeiras obras de arte em movimento.
Móveis feitos sob medida podem inclusive preencher a parede do pé direito duplo e trazer ainda mais funcionalidade ao projeto, como mostra a imagem abaixo.
Como desvantagem podemos destacar a manutenção e limpeza das janelas, a troca de lustres e demais estruturas altas do ambiente. A deficiência acústica também é um ponto relevante, já que o barulho da área social muitas vezes pode incomodar aqueles que fazem uso da área íntima no andar superior.
Durante o inverno, a amplitude do ambiente que o pé direito duplo proporciona também pode atrapalhar o conforto térmico do imóvel, deixando-o mais frio.
Na maior parte dos projetos com pé direito duplo, seja de um arquiteto online ou de um tradicional, as janelas da área social se estendem do chão ao teto. Logo, para controle da entrada de luz natural recomenda-se fazer uso de cortinas motorizadas, pois a altura elevada torna mais difícil de puxar a cortina manualmente.
No entanto, quando a luz do dia vai embora é necessário projetar cuidadosamente a iluminação artificial do imóvel. Os pendentes e os lustres modernos são uma ótima alternativa e podem ser encontrados em diferentes formatos, tamanhos e acabamentos. Por isso, fique atento ao design deles para que seja proporcional ao ambiente.
O pendente ou lustre pode ser fixado próximo a escada do imóvel ou no centro da sala de estar, por exemplo. As lâmpadas também merecem atenção e para projetos com pé direito duplo a dica é investir nas lâmpadas AR111 ou PAR 30, pois elas apresentam um alcance de foco de até 8 metros.
Para uma iluminação complementar e mais aconchegante você pode usar arandelas de parede e até mesmo luminárias de piso próximo aos sofás e poltronas.
Como acertar no modelo de escada pé direito duplo?
As escadas em projetos de pé direito duplo também podem se tornar grandes protagonistas da decoração, a depender do seu formato, tamanho e acabamento.
O lustre para escada em formato espiral é um modelo muito usado nos projetos e normalmente vem acompanhado de um lindo jardim de inverno embaixo da escada. Contudo, se o espaço permitir você pode optar por uma escada reta com degraus flutuantes ou até mesmo uma escada em U ou em formato L.
A iluminação da escada também pode realçar ainda mais sua presença no ambiente. Fitas de LED ou até spot de luz embutidos nos degraus podem fazer toda a diferença. Por fim, lembre-se que o guarda corpo e o corrimão também devem conversar com o restante da decoração, ok?
Uma dica importante para quem ainda tem dúvidas sobre pé direito duplo ou quer um projeto personalizado para sua casa é contratar um arquiteto online. O profissional será capaz de te auxiliar na escolha dos detalhes desse ambiente que mais tem a ver com seu gosto pessoal e que melhor se encaixa em seu orçamento.
Confira mais alguns projetos incríveis com pé direito duplo