A trança para berço é uma peça que chegou com tudo para complementar a decoração de quarto de bebê. Podendo ser encontrada em diferentes tamanhos, cores e estampas, a trança para berço além de decorar o dormitório, também traz conforto e segurança para o bebê.
Por isso, se você já se rendeu aos encantos dessa peça para quarto de bebê, mas ainda está em dúvidas sobre qual modelo de trança para berço de bebê escolher, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar dicas especiais e um passo a passo simples sobre como fazer sua própria trança para berço. Confira!
Veja também:
- Nichos Para Quarto de Bebê: +83 Modelos, Como Escolher e Usar
- Berço com Gaveta: +54 Modelos Funcionais Para Otimizar o Espaço
- Cômoda com Trocador: +60 Modelos para o Quarto de Bebê
- Quarto de Bebê Pequeno: 5 Dicas de Decoração +50 Modelos
- Quadro para Quarto de Bebê: +77 Modelos e Dicas de Como Escolher
Para que serve a trança de berço?
Nos últimos anos, a trança para berço começou a fazer parte do enxoval de bebê. Afinal, sua presença além de agregar valor estético ao quarto de bebê, também traz conforto e segurança, já que evita que a criança bata na grade do berço.
E as vantagens não param por aí, viu? Isso porque, a trança para berço também pode ser usada em outros ambientes depois que o bebê estiver crescido. No quarto infantil, quarto de solteiro ou quarto de casal a trança para berço pode ser dobrada e usada como apoio ou como almofadas para cama.
Como acertar no modelo de trança para berço de bebê?
No mercado é possível encontrar diferentes modelos de trança para berço de bebê com tamanhos, cores e estampas distintas, por isso é muito comum as pessoas ficarem em dúvida sobre como escolher o modelo ideal. Para te auxiliar nessa escolha, separamos abaixo alguns projetos de quarto de bebê que podem nortear a escolha da trança para berço.
Quarto de bebê simples
Na decoração de quarto de bebê simples e clean a composição do dormitório, incluindo móveis e revestimentos, normalmente abrange tonalidades mais neutras como branco, off-white, cinza claro e bege. Logo, o modelo de trança para berço nesses espaços também segue essas tonalidades mais claras, como mostra a imagem abaixo.
Quarto de bebê moderno
A decoração de quarto de bebê moderno é conhecida por elementos diferenciados, mas sem exageros na composição dos enfeites. Normalmente os móveis são em linhas retas ou curvas e a paleta de cores abraça cores mais vibrantes como verde, amarelo, laranja e vermelho. Logo, a dica é investir em modelos de trança para berço com cores alegres ou estampadas.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Quarto de bebê temático
Na hora de definir temas para quarto de bebê é preciso que a seleção das demais peças sejam adequadas com a temática escolhida para que haja uma harmonia na decoração. Em se tratando de um quarto de bebê náutico, por exemplo, a dica é apostar em elementos que trazem referência ao mar. Logo, a dica é investir em trança para berço com tecido azul marinho, vermelho, ou feita com estampas de marinheiro, barco e baleias.
Agora em se tratando de um quarto de bebê safari, cuja temática remete a natureza, a selva e a savana, a dica é investir em modelos de trança para berço com tecido em tons terrosos, verde, azul ou com estampas de animais como girafa, leão, elefante e zebra.
Como fazer trança para berço
Agora que você já sabe como usar e quais as vantagens de investir na trança para berço, chegou o momento de colocar a mão na massa e confeccionar a sua própria trança para berço de bebê. Confira abaixo um passo a passo simples e aprenda como fazer uma trança para berço em casa.
Como fazer trança para berço: lista de materiais
- 3 pedaços de tecido tricoline com cores diferentes (1m de largura por 1,5m de comprimento)
- Enchimento de fibra (Pacote de 1 kg)
- Fita métrica
- Fita crepe
- 2 fitas de tecido (cor desejada)
- Tesoura para costura
- Rolo com centro vazado (exemplo: rolo de papel alumínio – usar para colocar o enchimento)
- Máquina de costura
Como fazer trança para berço: modo de preparo
- Abra o tecido e seguindo a linha do comprimento, faça uma dobra ao meio (unindo uma ponta a outra) e depois dobre ao meio mais uma vez;
- Assim que o tecido for dobrado ao meio duas vezes, seguindo o sentido da largura do tecido, pegue a fita métrica e marque 17 cm da extremidade do tecido para dentro. Depois posicione a fita crepe sobre o tecido, no sentido do comprimento, para facilitar o corte do tecido;
- Com o auxílio de uma tesoura, corte o tecido, na linha da fita crepe;
- Use a máquina de costura para unir as duas extremidades do tecido cortado (vire o tecido do lado avesso durante a costura);
- Ao todo o tecido costurado terá cerca de 8,5 cm de largura e 1,5m de comprimento;
- Posicione o rolo de papel alumínio no centro do tecido costurado e coloque aos poucos o enchimento de fibra dentro dele de forma que ele vá preenchendo todo o tecido costurado. Repita isso com os três pedaços de tecido e depois costure o buraco por onde o enchimento entrou;
- Após preencher com enchimento os três pedaços de tecido, coloque um ao lado do outro;
- Na parte superior dos três tecidos, amarre uma fita, faça uma trança e depois amarre a outra fita na outra ponta;
- Agora é só posicionar a trança para berço em um dos lados do móvel.
Como lavar tranças de berço?
Após um período de uso é natural que a trança para berço fique suja. Logo, se você está nessa fase de higienização aqui vai uma dica especial: NÃO é indicado colocar a trança para berço de bebê dentro da máquina de lavar.
Dessa forma, se você quiser lavar a peça em casa, a recomendação é seguir os seguintes passos:
- Dilua sabão de coco hipoalergênicos em um tanque ou bacia com água;
- Mergulhe a trança para berço e deixe de molho por cerca de 40 minutos;
- Esfregue cuidadosamente onde houver alguma sujeira;
- Enxague a peça e troque a água no mínimo duas vezes para se certificar que o sabão saiu;
- Aperte delicadamente a trança para tirar o excesso de água;
- Prenda as pontas do lençol no varal e coloque a trança para berço no centro para que o restante da água escorra (não amarre um prendedor na peça para que ela não fique marcada).