As férias são a época do ano mais esperada pelas crianças, mas passar todo esse tempo em casa pode ser ainda mais divertido em um local pensado especialmente para brincar! A brinquedoteca é um ambiente lúdico, divertido e super importante, pois, se bem pensado, pode ajudar no desenvolvimento da independência dos pequenos!
Nós podemos te ajudar nesse desafio de organizar um cantinho especial para as crianças na sua casa, confira agora as nossas super dicas.
Veja também:
- Brinquedoteca: +75 Modelos e Dicas para Montar em Casa
- Papel de Parede para Quarto Infantil: +57 Modelos Alegres e Divertidos
- Quarto para Bebê: +67 Ideias Criativas para Você se Inspirar
- Cama Casinha: +67 Modelos Montessorianos para Usar no Quarto Infantil
- Almofada Infantil: +50 Modelos e Dicas Para Alegrar a Decoração
Por onde começar?!
O primeiro passo é encontrar um cantinho especial em casa, que vai poder abrigar todos os brinquedos e entreter as crianças por muito tempo! Depois de escolher o local tem algumas coisas que não podem faltar:
- Mesa de apoio: ela é essencial no ambiente, onde a criança vai poder desenhar, pintar e estudar. Ela pode ser solta ou fixa na parede, como uma bancada, vale analisar o que funciona melhor para o ambiente no momento de organizar o layout.
- Cantinho de leitura: uma prateleira baixa para acesso aos livros e muitos colchonetes ou almofadas. Esse local pode despertar a paixão pela leitura no pequeno, então vale a pena caprichar.
- Armários, prateleiras e nichos: a brinquedoteca é o lugar onde vão ficar todos os brinquedos do seu filho e por isso exige muita organização. Ter locais onde os brinquedos possam ser guardados com facilidade é essencial.
- Espaço de chão sem obstáculos: muitas vezes as brincadeiras mais divertidas são feitas no chão, por isso não pode faltar um espaço livre na brinquedoteca. Coloque playmats para delimitar esse espaço, mantendo o chão mais confortável e auxiliando na limpeza.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Peça ajuda às crianças!
Quem vai passar mais tempo nesse local são as crianças, por isso a opinião delas é super importante. Inclua o seu filho em pequenas decisões no momento de planejar esse ambiente, deixe ele escolher a cor da pintura ou um tema especial para o papel de parede.
Ele compreende bem as necessidades no momento da brincadeira, por exemplo, se o pequeno gosta muito de desenhar a mesa deve ser maior, mas se ele já gosta muito de ler, talvez o espaço para as prateleiras de livros deva ser priorizado.
Você também pode decorar o ambiente com os objetos preferidos do seu filho e escolher junto com ele os desenhos que serão enquadrados. Ao participar dessas decisões a criança já se sente parte importante daquele local, o que pode ajudar no aprendizado da organização e do cuidado.
Invista nos brinquedos!
Com certeza o seu filho já tem muito brinquedo por aí e você acha que não precisa de mais nenhum, mas a brinquedoteca pode ficar ainda mais divertida com brinquedos que foram pensados para o ambiente.
A parede de escalada feita diretamente na marcenaria incentiva os pequenos a se movimentar. Se o espaço permitir, um mezanino também pode abrigar diferentes brincadeiras e um escorregador!
Caso você não queira investir em um projeto de marcenaria específico para o local, pode pensar em brinquedos que também decoram, como as cabanas de tecido, que penduradas em qualquer lugar, trazem ainda mais cor para o ambiente e um momento lúdico para as brincadeiras.
Organização é necessária!
Para o ambiente ficar prático e para que as crianças encontrem sempre os brinquedos que mais amam, organização é essencial. A primeira dica é praticar o desapego, antes de organizar o local faça uma bela limpa e separe os brinquedos quebrados, o que deve ir para doação e o que fica em casa. Inclua o seu filho nesse processo e já ensine para ele lições de solidariedade.
Depois você pode separar os brinquedos por tipo ou tamanho. Para as miudezas, como acessórios de bonecas e carrinhos, você pode optar por organizadores menores. As caixas pequenas também podem auxiliar nesse momento. Você as encontra de diversos materiais no mercado, como plástico, metal e tecido. Se as caixas forem ficar em nichos ou prateleiras abertas, o ideal é que elas sejam coloridas ou estampadas para já decorar o local.
Os cestos de chão também são perfeitos para ajudar na tarefa de organizar a brinquedoteca, eles podem conter brinquedos maiores e ficam com acesso fácil mesmo as crianças mais pequenas. A dica aqui é optar por modelos com alças que auxiliam na hora de mover os cestos de local, tanto para as crianças, quanto para a hora da limpeza do ambiente.
Agora que já tem essas dicas, é só colocar a mão na massa!
Para criar memórias incríveis com as crianças nas férias, você pode organizar esse local em família e estrear a mesa colorindo um lindo desenho juntos! Garantimos que com nossas dicas esse ambiente vai ficar pura diversão para as crianças e super acolhedor para os adultos.
Essas dicas de como decorar a brinquedoteca para as férias foram criadas pela equipe MOOUI.