A casa totalmente repaginada e idealizada para um jovem casal, recém-casado, foi assinada pelas arquitetas Amanda Castro, Giovana Giosa e Amanda Jardim, do Studio AG Arquitetura. A moradora – sendo a própria arquiteta (Amanda Castro) e o marido, tinham como principal desejo integrar os ambientes para ganhar amplitude e favorecer a entrada de luz natural e ventilação dos cômodos, já que o antigo imóvel era muito pequeno e segmentado.
Logo, partindo das necessidades e expectativas do casal, as alterações foram realizadas com sucesso e toda a transformação desse imóvel você acompanha agora nesse post. Confira e se surpreenda com a reforma realizada nessa casa de 128m², localizada na Vila Olímpia – SP.
Veja também:
- Claraboia: Aproveite a Iluminação Natural Na Sua Casa +29 Inspirações
- Decoração Clean: +60 Ideias Criativas para Decorar sua Casa Clean
- Casa Conceito Aberto: 7 Dicas de Decoração +53 Projetos
- +69 Projetos Lindos de Casa Sobrado Para Se Inspirar e Construir
Integração de ambientes favorece a amplitude do imóvel
Para a integração dos ambientes, foi necessária a reformulação total da planta do imóvel de forma que a casa se tornasse geminada dos dois lados, retirando o corredor de serviço lateral e fazendo com que esse espaço se integrasse ao novo layout.
A reformulação total da planta trouxe a necessidade de reforços estruturais. Para travar a estrutura da casa após a demolição das antigas paredes de sustentação, foi colocada uma sequência de vigas transversais. As vigas aparentes evidenciaram o contraponto entre a planta original segmentada e a integração de ambientes.
A paleta de cores claras em toda a casa foi pensada de forma estratégica para que a luz natural seja refletida, favorecendo a criação de ambientes ainda mais claros e aconchegantes. A maior parte dos móveis e revestimentos seguem tons de branco, off-White e cinza claro, enquanto pequenos objetos decorativos coloridos como almofadas e quadros trazem um toque de cor ao espaço.
O painel para TV de madeira traz conforto e aconchego ao décor. Além disso, sua estrutura além de servir de suporte para a televisão, também oferece uma prateleira ampla para exposição de livros e demais objetos decorativos.
Por praticidade de limpeza e manutenção, no térreo foi instalado piso frio. Já a área de serviço simples, lavabo e despensa de cozinha foram revestidos em madeira carvalho americano, de forma a aquecer e harmonizar o projeto, já que todo o resto conta com cores claras e revestimentos lisos.
O projeto por sua vez buscou explorar diferentes texturas como madeira, pedra e aço para equilibrar com a arquitetura minimalista do imóvel. Além disso, visto que a casa está localizada em região de alta poluição sonora, materiais que prezam pelo isolamento térmico e acústico também foram priorizados na reforma.
Para favorecer a entrada de luz natural e ventilação no casa foi criado um pátio interno com jardim vertical. O paredão verde repleto de samambaias, costela de adão e demais folhagens trazem a natureza para dentro do imóvel. Móveis para jardim com acabamento em madeira e tecido em tons de azul trazem a sensação de calmaria no espaço.
O pátio interno criado também permite o acesso ao cantinho do churrasco. Móveis planejados otimizam o espaço e trazem funcionalidade ao local. A churrasqueira à gás, a mini geladeira, a bandeja bar e o carrinho bar usado como apoio para vasos com temperos completam o décor.
Por fim, a partir do deslocamento da escada foi possível fazer uma generosa redistribuição dos cômodos no pavimento superior. As arquitetas ampliaram os quartos, incluíram um banheiro e projetaram um corredor de vidro que conecta o deck à área íntima.