Os pratos decorativos que antes eram utilizados apenas em refeições, com o passar do tempo, foram assumindo outras posições de destaque nos móveis e nas paredes dos imóveis. Podendo ser encontrados em diferentes tamanhos, formatos e estampas, os pratos decorativos funcionam muito bem em diferentes ambientes da casa e até trazem um toque nostálgico para os moradores e visitantes do cômodo.
Por isso, se você deseja trazer um toque ainda mais especial e personalizado para a decoração da sua casa, espaço comercial ou escritório, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, vamos compartilhar dicas valiosas de como decorar o ambiente com pratos decorativos. Confira e se inspire nos modelos!
Veja também:
- Tapeçaria de Parede: 10 Formas de Usar e Dicas de Como Fixar a Peça
- Escultura de Parede: +70 Modelos que Impressionam Pela Ousadia
- Parede de Plantas: 20 Espécies Ideais e +60 Projetos Para Se Inspirar
- Pintar Parede Com Fita: 6 Formas de Mudar o Visual +48 Projetos
Pratos decorativos: decoração aconchegante e nostálgica
Os pratos decorativos retratam uma forma bem antiga de decorar os ambientes da casa e trazem um gostinho de nostalgia no decor. Eles que antes eram usados especialmente para servir as refeições foram assumindo posições de destaque nos móveis e nas paredes das casas.
Mergulhando mais a fundo na história, pode-se dizer que a prática de colecionar pratos como souvenir foi popularizada no século XIX por Patrick Palmer-Thomas, um nobre holandês que colecionava pratos com estampas e desenhos de eventos especiais e locais bonitos.
O tempo passou e a arte de colecionar pratos decorativos foi caindo no gosto das pessoas. Nos dias de hoje, tanto os pratos decorativos de apoio como os pratos decorativos de parede foram conquistando cada vez mais espaço na decoração de casas, espaços comerciais e escritórios.
Principais materiais dos pratos decorativos
Os pratos de porcelana são os modelos mais usados como pratos decorativos. No entanto, o mercado já oferece uma gama maior de opções para aqueles que buscam pratos decorativos mais acessíveis e resistentes, como é o caso dos pratos decorativos de plástico ou de acrílico.
Como escolher o suporte para pratos decorativos
No mercado é possível encontrar os modelos de pratos decorativos de apoio e os pratos decorativos de parede.
Os pratos decorativos de apoio, por exemplo, necessitam de um suporte específico que permite que o prato fique apoiado sobre o móvel – estante, painel para TV, rack, cômoda, mesa de cabeceira e assim por diante. Na imagem abaixo podemos observar um suporte para pratos decorativos de metal, mas também é possível encontrar opções de plástico e acrílico.
Se a ideia é criar uma linda composição na parede do ambiente será necessário investir em suportes de pratos específicos para parede. Esses ganchos de parede serão responsáveis por sustentar os pratos na parede do ambiente.
Agora em se tratando de ambientes com grande fluxo de pessoas, uma dica especial é usar prateleiras para pratos na parede, pois elas evitam que o prato caia no chão, seja pelo ação do vento ou pela circulação de pessoas no ambiente.
Como organizar pratos decorativos na parede?
Os pratos decorativos podem ser encontrados em diferentes tamanhos, formatos e estampas. Em se tratando de uma decoração mais clássica a dica é apostar nas opções de pratos com desenhos ingleses, lusitanos, chineses e americanos.
Em decoração mais modernas opte pelas opções de pratos decorativos com desenhos abstratos ou geométricos. Para uma decoração mais rústica ou delicada os modelos de pratos decorativos com estampas de flores, folhagens e animais são mais indicados. Agora se a ideia é criar uma identidade única e personalizada aposte nas versões de pratos decorativos com frases ou imagens de personagens, artistas, filmes, séries, músicas e etc.
Confira abaixo quatro formas de organizar os pratos decorativos na parede.
1. Pratos decorativos organizados de forma simétrica ou assimétrica
Com o auxílio dos ganchos de parede os pratos decorativos podem ser distribuídos de forma simétricos (alinhados igualmente na parede) ou serem distribuídos de forma assimétrica formando uma linda obra de arte no ambiente, como mostra a imagem abaixo. Dica extra: antes de fixá-los na parede monte a composição no chão para avaliar a distribuição das peças.
2. Pratos decorativos alinhados com o espelho de parede
Os pratos decorativos de parede podem ficar alinhados com os espelhos decorativos do ambiente, preenchendo ainda mais o decor. Na imagem abaixo, os pratos além de preencher a parede do aparador com espelho também trouxe um toque de cor para o ambiente.
3. Pratos decorativos organizados com moldes de letras
Para deixar a decoração ainda mais estilosa e personalizada é possível organizar os pratos decorativos com moldes de letras. Essas letras decorativas podem fazer referência as inicias dos nomes dos moradores, por exemplo.
4. Pratos decorativos organizados com quadros de parede
Se o tamanho da parede ainda permitir é possível fazer um mix de pratos decorativos de parede com quadros coloridos, abstratos, clássicos e assim por diante. Mas, fique atento ao estilo de decoração do espaço para que as peças se harmonizem com o restante do decor.