A cama oriental, também conhecida como cama japonesa, é o móvel perfeito para você que se identifica com a cultura nipônica e deseja trazer um pouco mais de estilo e personalidade para a decoração do dormitório. Seja para quarto de casal, quarto de solteiro ou quarto infantil, a cama oriental irá se tornar o móvel protagonista do seu ambiente.
No mercado existem diferentes modelos de cama oriental com medidas e acabamentos distintos, por isso se você deseja investir em uma cama oriental, mas ainda está em dúvidas sobre as vantagens e desvantagens, bem como, do modelo que melhor se encaixa no seu projeto, vem com a gente. Neste post, vamos compartilhar informações valiosas sobre esse móvel que tem conquistado muitos brasileiros. Confira e se inspire!
A cama oriental, também conhecida como cama japonesa, se trata de um móvel típico da decoração nipônica cuja principal característica é a altura baixa da cama. Isso acontece, pois os japoneses acreditam que dormir próximo ao chão faz com que a terra absorva as energias do nosso corpo e as renove. Essa prática por sua vez acaba interferindo de forma positiva no sono, deixando-o mais confortável e revigorante.
Quais as vantagens e desvantagens de usar cama oriental?
Antes de adquirir a cama oriental é importante ficar atento quanto aos pontos positivos e negativos que o móvel pode trazer para o ambiente e para as pessoas que irão usufruir dela. Pensando nisso, separamos abaixo algumas vantagens e desvantagens de usar a cama oriental.
Vantagens de usar cama oriental no quarto
Econômica: esse tipo de cama pode ser uma opção mais barata do que em relação aos modelos mais tradicionais, visto que a cama oriental pode inclusive ser feita com base de pallet;
Democrática: o modelo de cama oriental combina com diferentes propostas decorativas, indo do rústico até os quartos mais modernos e descolados;
Amplitude: a cama oriental por apresentar uma altura mais baixa do que as camas convencionais traz a sensação de um espaço maior, favorecendo a sensação de amplitude no ambiente;
Mobilidade: como a cama oriental está mais próxima do chão, ela é mais indicada para pessoas que possuem problemas para se locomover;
Autonomia: no quarto das crianças, a cama oriental por ser mais baixa do que as camas convencionais acaba trazendo mais autonomia para as crianças durante seu desenvolvimento.
Desvantagens de usar cama oriental no quarto
Altura: para muitos é difícil se acostumar com a altura baixa da cama oriental
Proposta de decoração: altura baixa da cama oriental pode dificultar o momento de decorar o restante do quarto com móveis e objetos decorativos;
Umidade e frio do chão: muitas casas brasileiras contam com revestimento em piso de porcelanato, cimentício ou cerâmico, logo, é natural que principalmente nos períodos de inverno seu colchão fique mais frio e úmido, reduzindo até mesmo a vida útil do material.
Existem diferentes tipos de cama oriental com medidas e acabamentos distintos. Por isso, antes de escolher o modelo de cama oriental ideal procure estabelecer em qual tipo de quarto a cama oriental será usada – quarto de casal, quarto de solteiro ou quarto infantil.
Cama de casal oriental
No quarto de casal, a cama oriental confere um toque mais intimista e romântico ao ambiente, principalmente quanto o móvel está sobre o revestimento de piso em madeira. No projeto abaixo, a cama oriental vem acompanhada de uma cabeceira de casal de madeira e de duas mesas de cabeceiras baixas em madeira. Ambas intensificando a sensação de aconchego no dormitório.
Cama oriental solteiro
No quarto de solteiro feminino ou masculino, a cama oriental também imprime seu charme de diferentes maneiras. A base que acomoda o colchão pode inclusive se estender além dos limites do estofado, como mostra a imagem abaixo. A plataforma clean combinada com as cortinas em rosa e com a iluminação da parede traz um toque delicado e moderno ao décor.
Cama oriental para quarto infantil
A cama oriental no quarto infantil além de agregar valor na decoração, também traz mais liberdade e autonomia para as crianças levantarem e deitarem no colchão. Não é a`toa que esse modelo de colchão é muito usado em quarto montessorianos – filosofia Montessori de educação que emprega a ideia de que a criança deve desenvolver desde cedo a sua autonomia, explorando o espaço à sua volta.
Como acertar no modelo de jogo de cama oriental
A sua cama oriental merece roupas que façam jus a sua importante, não é mesmo? Por isso, vale investir algum tempinho na hora de escolher o seu jogo de cama oriental. Para acertar no modelo é preciso pensar nas medidas, no estilo e no tecido.
A roupa de cama normalmente é a parte mais numerosa de um enxoval de casa e normalmente é composta por jogo de lençol, cobre-leito, mantas, cobertores e capas protetoras. Por essa razão é fundamental estar atento as medidas da cama oriental para que o modelo escolhido atenda as suas necessidades.
Vale mencionar que como a principalmente característica da cama oriental é ter uma altura mais baixa, no mercado é possível encontrar jogo de cama oriental específico, assim você não irá correr o risco de comprar um jogo de cama que fique arrastando no chão.
O jogo de cama oriental deve se harmonizar com o restante da decoração e seu tecido deve trazer conforto ao toque. A exemplo do jogo de cama oriental com 100% algodão que proporciona um toque macio e resistente.
E aí, gostou do nosso conteúdo sobre cama oriental? Sim?! Então, aproveite sua visita em nosso blog e confira nossa galeria de fotos abaixo com mais algumas imagens de cama oriental e encontre o modelo perfeito para o seu projeto.
Confira mais alguns modelos de cama oriental e se inspire