Monstera: Como Cuidar, Tipos e Dicas para Fazer sua Plantar Crescer

Você provavelmente já conhece a planta monstera pelo seu nome popular: “Costela de adão”. Este nome se popularizou devido aos recortes e perfurações presentes nas folhas da planta, que lembram uma costela. 

De origem mexicana, a planta monstera pode atingir até 20 metros de altura. Na natureza, ela utiliza troncos de árvores como apoio para crescer, emitindo diversos pontos da sua haste para auxiliar na absorção de umidade e nutrientes, e por isso é considerada uma trepadeira

Para você saber como cuidar de monstera, saber diferenciar uma espécie da outra, e ter uma decoração no estilo urban jungle maravilhosa dentro de casa, reunimos tudo que você precisa saber sobre a monstera aqui. Não deixe de ler! 

Sala de estar com planta monstera
1. Sala de estar com planta monstera – Foto Katrina Lee Chambers

Tipos de monstera

Assim como outras espécies de plantas, existem diferentes tipos de monstera para cultivar. É importante conhecer o que diferencia uma planta da outra para que você use na decoração de casa a planta mais adequada para sua rotina 

Conheça abaixo 3 tipos de monstera que você pode cultivar: 

Monstera adansonii

A monstera adansonii tem folhas verde brilhante com relevos, como se estivesse engomada. 

Outro ponto importante sobre a monstera adansonii é que ela possui um fruto comestível com aroma que lembra muito o abacaxi. 

Ao regar seu vaso com monstera adansonii, evite deixar o solo encharcado – isso pode apodrecer as raízes da planta. Fique de olho na cor das folhas, se elas estiverem marrons, é sinal de que o substrato está encharcado. 

Vaso de monstera adansonii
2. Vaso de monstera adansonii – Foto Balcony Garden Web

Monstera obliqua

Muitos confudem a monstera obliqua com a adansonii, mas a diferença entre elas está nas perfurações: a obliqua tem perfurações maiores em relação às folhas.  

Vale ressaltar que a monstera obliqua, assim como outros tipos da planta da mesma família, são tóxicas. Evite manuseá-la sem luvas ou cultivá-la em locais com pets e crianças pequenas. Evite acidentes! 

A temperatura ideal para cultivar a monstera obliqua é entre 13ºC e 25ºC. 

Monstera obliqua para vaso na decoração de casa
3. Monstera obliqua para vaso na decoração de casa – Foto The Spruce

Monstera variegata

A monstera variegata é conhecida por sua coloração única, que varia entre o verde escuro e o verde claro. 

Por ter menos clorofila nas folhas, a monstera variegata é menos tolerante a locais com pouca luz. Então busque posicioná-la próximo a janelas ou na varanda de casa, para que ela receba a iluminação necessária para sobreviver. 

Monstera variegata
4. Monstera variegata – Foto Choose Your Plant

Como cuidar de monstera

O processo de como cuidar de monstera é considerado fácil, mas é importante seguir algumas dicas para acertar no cultivo. Confira: 

Iluminação 

A planta monstera se desenvolve melhor em locais iluminados, porém longe da luz direta. No jardim, prefira plantá-la em locais com sombra para que seu desenvolvimento seja saudável.

Rega 

Regue a planta monstera duas vezes na semana em períodos mais quentes, e uma vez por semana quando a temperatura estiver mais baixa. 

Solo 

Evite o excesso de adubo, pois pode atrapalhar o crescimento saudável da planta.  

Planta monstera com vaso branco
5. Planta monstera com vaso branco – Foto Rose and Grey

Anotou todas as dicas de como cuidar da planta monstera? Agora é só escolher o local certo da decoração para colocá-la e aproveitar da sua beleza para trazer um pedacinho da natureza para dentro de casa. 

Depois compartilhe com a gente como foi a experiência de cultivar a planta monstera!

Veja também

Como Afiar Faca: Aprenda 7 Técnicas Práticas e Seguras

Saber como afiar faca é uma habilidade indispensável para...

Banheiro Preto: Saiba Como Decorar +10 Modelos Inspiradores

A decoração de banheiro preto pode ser percebida como...

Como Organizar Geladeira: Dicas Infalíveis para Evitar Desperdícios

A organização da cozinha é fundamental para otimizar o...

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome