Conheça as cores que contam histórias na CASACOR São Paulo
Top 12 de ambientes selecionados pela Coral traz as cores da edição 2025 da mostra e também os ambientes que apresentam, em primeira-mão, o efeito decorativo de pedras naturais em pré-lançamento
Na edição 2025 da CASACOR São Paulo, a cor em paredes e tetos vai além do acabamento e se torna ferramenta essencial para expressar a criatividade e personalizar espaços. Como tinta oficial e patrocinadora da mostra, a Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel, destaca uma seleção de ambientes onde as tonalidades escolhidas pelos arquitetos ganham protagonismo, revelando as tendências que guiam o morar contemporâneo. Dos tons neutros e aveludados aos verdes serenos e os vibrantes tons da família laranja, as escolhas cromáticas revelam as nuances da arquitetura afetiva e conectada aos sonhos do agora.
“A CASACOR é uma oportunidade única de troca com os profissionais da área e de mostrar ao público como a tinta é elemento de decoração e transformação dos ambientes. Ao longo destas dez edições de parceria, em que temos feito a curadoria de todos os espaços da mostra em conjunto com os arquitetos, ficamos felizes em contribuir para torná-la mais colorida, promovendo sensações marcantes por meio dos tons, texturas e efeitos – incluindo nosso pré-lançamento – utilizados nas paredes e tetos, em harmonia com os mais diversos estilos”, afirma Tamara Lacivita de Goes, Gerente de Marketing Brasil da AkzoNobel.
Com o tema “Semear sonhos”, a mostra reflete sobre transformação, pertencimento e reconexão – conceitos que se traduzem nas escolhas cromáticas dos ambientes. Dos neutros sofisticados aos verdes botânicos, passando pelos off-whites e tons vibrantes, a paleta da CASACOR 2025 evidencia o poder das cores como ferramenta narrativa e emocional na arquitetura e no design. E a novidade é um efeito de pedras naturais que será disponibilizado em três versões de efeito: fina, média e espessa, o que confere versatilidade ao produto, que pode se adaptar a diversos estilos. O lançamento para os consumidores está previsto para o segundo semestre, mas quem passar pela CASACOR vai conhecê-lo em primeira-mão.
Confira a seguir uma seleção de doze ambientes – entre os mais de 70 – que revelam a diversidade de aplicações e inspirações com as cores da Coral:
Casa Coral, por Maurício Arruda
Cada cômodo recebeu uma cor predominante que, juntas, formam uma casa bem colorida e calorosa. As escolhas para o projeto refletem a tríade que não pode faltar na casa brasileira: design contemporâneo, garimpo e arte/artesanato. Um time de peso foi escalado para rechear a casa de design. Entre as obras de arte, a curadoria prioriza artistas negros. No hall de entrada o novo efeito de pedras naturais, na versão média – o único dos ambientes da mostra com essa espessura –, está na cor Castanha Ribeirinha. “O novo acabamento traz um apelo tátil para a parede muito grande, gerencia conexão e um aspecto mais natural e orgânico para as superfícies”, explica Maurício Arruda. Para compor toda essa atmosfera de brasilidade, a paleta tem neutros, amarronzados e amarelo-esverdeados, entre outros. Na sala de jantar, a cor é a Tâmara. No living, Areia de Canoa.

Casa Coral, por Maurício Arruda
Déjà Vu, por Fichberg Arquitetura e Interiores
O ambiente assinado por Eloy e Felipe Fichberg combina estilo Art Nouveau com a exuberância da fauna, flora e cultura brasileiras, criando um recanto contemplativo que convida à introspecção e à conexão com a natureza. Entre os elementos de destaque estão os vitrais coloridos, mosaicos vibrantes, azulejaria artesanal e um recamier central. O ambiente traz o novo efeito de pedras naturais da Coral na cor Boneco de Cera. “Esse novo acabamento consegue criar exatamente a estética que a gente buscava, de trazer esse ar vintage e, ao mesmo tempo, uma rusticidade, uma inovação. Ele ajuda a ressaltar ainda mais as diferenças desse espaço e os quadros, os elementos que a gente tem aqui. Então, ele consegue trazer essa modernidade e essa rusticidade ao mesmo tempo, conectar o passado e o presente”, comenta Felipe. Na mesma versão fina de espessura dos componentes, o novo acabamento também pode ser visto no ambiente Sopro, de Beatriz Quinelato, na cor Couro Amarelado; no Loft Alvorá, de Paula Neder, na cor Pilar, e na sala Eternum Vitae, do La Rous Studio, na cor Fio de Linho.

Déjà Vu, por Fichberg Arquitetura e Interiores
Casa Viva, por Henrique Freneda
Trata-se de uma tiny house de 30 m² que reflete um estilo de vida contemporâneo, sustentável e afetivo. Inspirado no poema Casa Arrumada, de Lena Gino, Freneda propõe um espaço que valoriza a essência do lar como um lugar de acolhimento e identidade, concebido para um homem maduro que opta por viver com menos, sem abrir mão da sofisticação e do conforto. “O novo efeito da Coral se encaixou muito bem no meu projeto. Primeiro que é uma casa inserida no meio do jardim, então eu queria trazer essa ideia mesmo da casa ser bem exposta, por isso também que tem muito vidro para o jardim abraçar a casa. É uma casa que foi feito toda parte de construção no método sustentável e esse acabamento me agradou muito pelo fato de ela ter realmente essa aparência das pedrinhas, um acabamento mais rústico, porém ao mesmo tempo muito bem definido. O tom (Névoa) é um verde bem clarinho justamente para compor com o paisagismo, com toda a integração do jardim dentro do projeto”, explica o arquiteto. Na mesma versão espessa, o novo acabamento também está presente no primeiro banheiro funcional do percurso, no projeto Respiro, de Luciana Moreno, na cor Campo Nevado; e no bar assinado por André Bastos e Pedro Luiz de Marqui, no tom Vestido de Cetim.

Casa Viva, por Henrique Freneda
Escalada Brasileira, por Nicholas Oher
Seu conceito nasceu da arquitetura viva e orgânica das favelas, onde as escadas naturais representam a força da coletividade, da criatividade e da transformação constante dos espaços urbanos. A escadaria da mostra ganha protagonismo com uma paleta pulsante em três etapas e tons. A composição cromática é evidenciada com volumes marcados e o uso do efeito Velvet. A paleta é composta por Enaltecer, Melindrosa, Vinho Sofisticado, Branco Gatinho, Jaspe Precioso, Extremo Sul, Fábula Encantada, Perfume de Figo, Casa de Vinho, Fendi, Laço Azul, Canoa do Rio e Pé de Moleque (paredes); Vermelho Liberdade e Bambu Tropical (janelas).

Escalada Brasileira, por Nicholas Oher
Ninho, por Marko Brajovic
Nessa instalação externa, a leveza dos tons off-whites é combinada à naturalidade dos acabamentos para madeira da marca Sparlack, também da AkzoNobel, criando um espaço fluido e contemplativo, que destacam a beleza natural da madeira. As soluções incluem também o uso de tinta para metal e madeira com acabamento acetinado na cor Branco Cru.

Ninho, por Marko Brajovic
Gazebo da Botânica, por Ale Mellos
Um refúgio verde criado para despertar a sensibilidade botânica de quem passa. O mobiliário, com sua alma rústica e encantada, é composto por peças garimpadas e restauradas, como se cada uma contasse sua própria história. O ambiente valoriza a reconexão com a natureza por meio de tons terrosos e verdes suaves, com acabamento fosco, reforçando o espírito acolhedor dessa proposta. Na paleta, Branco Casamento e Mousse de Azeitona.

Gazebo da Botânica, por Ale Mellos
Recanto de Histórias e Cores, por Daniela Funari
As cores escolhidas imprimem personalidade ao espaço, pensado para ser descontraído e sofisticado. Os tons pasteis se integram à marcenaria e ao mobiliário curvilíneo, criando um ambiente leve e contemporâneo. São eles: Branco Cru e Rosa.

Recanto de Histórias e Cores, por Daniela Funari
Ciclos do Agora, por Natália Xavier
Ambiente de ilha de conforto, com tons terrosos. Um espaço para uma pausa e relaxamento em meio ao circuito da mostra. A ambientação monocromática acolhe o visitante e estimula a introspecção. A cor nas paredes e teto é a Chocolate Quente, da família de neutros.

Ciclos do Agora, por Natália Xavier
Casa nas Nuvens, por Marta Martins
Com foco em um lúdico elegante, em um projeto sem cair em estereótipos infantis convencionais, a paleta suave reúne tons neutros e verdes claros. O uso do efeito Velvet, combinado a acabamentos foscos, valoriza a combinação de cores suaves, texturas naturais e elementos lúdicos como balanço, beliche elevada e iluminação estrelada cria um ambiente que transmite bem-estar, criatividade e sofisticação. As cores são: Trindade (paredes e teto), Branco Areia, Frescor do Campo, Rosa Laço, Creme de Rosas e Branco Cru.

Casa nas Nuvens, por Marta Martins
Quarto de Bebê Gruta, por Yara Beatris Elias
Inspirado em grutas e cristais, o espaço monocromático aposta em tons neutros com acabamento suave e aveludado. O projeto utiliza o efeito Velvet para criar um ambiente acolhedor, sereno e, ao mesmo tempo com a proteção e facilidade de limpeza que essa tinta proporciona. Na paleta, reina a cor Vida Serena nas paredes e tetos.

Quarto de Bebê Gruta, por Yara Beatris Elias
Jardim de Inverno, por Fernanda Zulzke
A inspiração nos interiores da França aparece na escolha de tons off-whites e suaves, aplicados em paredes, tetos e portas. As portas de madeira recebem acabamento com Sparlack, enquanto as superfícies metálicas e de madeira foram tratadas com esmalte acetinado em cores que “disfarçam” as estruturas. Os tons são Branco Partitura e Branco Cru (paredes e teto); Paisagem Cristalina e Imbuia (tinta esmalte para as portas), além de diversas cores na exclusiva arte que ilustra a parede.

Jardim de Inverno, por Fernanda Zulzke
Amado Hotel, por Gabriel Figueiredo e Fabricio Frezza
Tons neutros, como os beges e marrons, trazem sofisticação, resgatam memórias e valorizam a revitalização de imóveis antigos. O conceito de um lobby intimista, aconchegante e repleto de memórias nos transporta para um lúdico, imaginário e sonhado hotel boutique. Elegância e aconchego, em um espaço que celebra a história com um olhar contemporâneo. Na paleta, Branco Partitura (paredes e teto); Trufa Tradicional e Bege Montaria (paredes).

Amado Hotel, por Gabriel Figueiredo e Fabricio Frezza
Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2025 chega à sua 38ª edição em São Paulo.
CASACOR São Paulo 2025
Onde: Parque da Água Branca – Rua Dona Ana Pimentel, 37, portaria G4 do PAB
Quando: de 27 de maio a 03 de agosto de 2025
Horário de funcionamento do evento:
Terça a domingo das 11h às 21h
Horário bilheteria:
Terça a domingo* das 11h às 19h. *Fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário. A visita poderá acontecer até às 21h. Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2025
Mais informações:
Sobre a AkzoNobel
Desde 1792, fornecemos tintas e revestimentos inovadores que ajudam a levar cor para a vida das pessoas e a proteger o que mais importa. Nosso portfólio de marcas de classe global, incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon tem a confiança de clientes em todo o mundo. Estamos presentes em mais de 150 países, onde utilizamos nossa experiência para melhorar a vida cotidiana – porque acreditamos que cada superfície representa uma oportunidade. É o que se espera de uma empresa de tintas e revestimentos pioneira e de longa trajetória que se dedica a proporcionar soluções mais sustentáveis e a preservar o que temos de melhor hoje, ao mesmo tempo em que cria um amanhã ainda melhor. Vamos pintar o futuro juntos. Para mais informações, por favor visite www.akzonobel.com. ©2025 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.
Assessoria de imprensa
Conteúdo à la carte