Móveis, artesanato e agroindústria do estado vão ser atrações na Casacor 2025

Sebrae Minas vai impulsionar a participação dos pequenos negócios na 30ª edição mineira da maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina

A Casacor Minas Gerais 2025 reforça seu compromisso com a expressão da mineiridade, ao abrir espaço para a exposição dos pequenos negócios de todo o estado. Com apoio do Sebrae Minas, uma das maiores mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo da América Latina – que em 2025 está em sua 30ª edição – vai reunir, em um único espaço, peças autorais de artesãos, produtores da agroindústria e marcas de polos da indústria moveleira do estado, conectando tradição, inovação e sustentabilidade. O evento vai acontecer de 15 de agosto a 5 de outubro no Instituto Metodista Izabela Hendrix, no bairro de Lourdes.

Em 2025, a Casacor Minas Gerais integra uma curadoria especial pensada para destacar a força do empreendedorismo mineiro e a riqueza dos territórios de Minas Gerais. Ao longo de todo o período da mostra, o público poderá conhecer e adquirir móveis, objetos de decoração, alimentos artesanais, peças têxteis e artigos feitos com saberes tradicionais, todos produzidos por micro e pequenas empresas que representam diferentes regiões do estado.

Foto : Vitor Avelar
Evento vai acontecer de 15 de agosto a 5 de outubro no Instituto Metodista Izabela Hendrix, no bairro de Lourdes

“A Casacor mais uma vez potencializa o compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável e a valorização das micro e pequenas empresas, fortalecendo a identidade e competitividade. A participação dos pequenos negócios e diversos produtores em um evento de grande visibilidade é uma forma de reconhecer a potência do que é feito em Minas Gerais e de abrir novos caminhos, mercados e conexões para os empreendedores de diferentes segmentos”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Mais uma vez, o Espaço Origem Minas terá destaque na Casacor. Entre os itens que serão apresentados e comercializados, estão uma variedade de produtos típicos da culinária mineira, como queijos, doces, méis, cachaças e geleias, além de obras de artesãos que recebem o apoio do Sebrae Minas. Todos os produtos reforçam a mineiridade e proporcionam costumes, origens e identidades do estado.

A responsável pelo projeto do espaço é a arquiteta Cynthia Silva, que em 2018 começou a unir materiais naturais, artesanato e características da arquitetura mineira para compor o Origem Minas. “Desde o primeiro ano de trabalho, procuramos valorizar a identidade do estado e trazer um pouco de rusticidade. Nossa ideia não seria apostar em algo contemporâneo, moderno ou cheio de tecnologias. Buscamos sempre enaltecer a referências de regionalidade, adaptando o espaço a cada local que abriga a Casacor. Em 2025, demos ênfase ao piso deste prédio, feito em peroba rosa, que já está há décadas ao local. A partir daí, trouxemos móveis desenhados com a mesma característica e em madeiras de demolição, além de valorizar a marcenaria planejada, o verde e o mdf para destacar os produtos manuais e artesanais”, explica.

Participar da Casacor não é novidade para a empresária e chef Bárbara Campos, fundadora da Provençal Gourmet. A convite do Sebrae Minas, ela esteve no evento diversas vezes para apresentar seus variados tipos de geleias, componentes ideais para pratos diferenciados. A ideia do negócio surgiu em 2014, após Bárbara passar quatro anos na Europa para estudar Gastronomia. Ao retornar ao Brasil, optou por desenvolver um produto que não tivesse o mesmo sabor daqueles comuns encontrados nas prateleiras de supermercados ou empórios.

“Pensamos sempre que as geleias servem apenas para comer com torradas ou queijo, mas podemos desenvolver várias receitas inusitadas com elas. Ter morado na Europa me inspirou a ter ideias de criar risotos práticos para preparar em casa, além de temperos, méis com nozes ou açafrão”, conta Bárbara, que reconhece ter encontrado dificuldades no início em virtude da falta de público que consumisse os produtos ou mesmo espaço para vendê-los.

Novamente, ela estará presente na mostra em 2025. Segundo ela, a Casacor é um evento importante de divulgação de sua marca. “Nosso foco principal são os empórios e armazéns espalhados pelo Brasil. O principal benefício que a Casacor traz é a vitrine para os empreendedores, pois o público que frequenta o espaço é cativo e maravilhoso. Todos os anos, eles já chegam ao evento procurando os produtos e se tornam clientes fiéis, sobretudo os donos de empórios. Isso aumenta nossa conexão e vendas para clientes finais ou empresas”, afirma.

Visibilidade para a marca

Os pequenos negócios do segmento moveleiro de Belo Horizonte e outras partes do estado também terão a oportunidade de fortalecer suas marcas e mostrar aos arquitetos, urbanistas, designers e afins as novidades do mercado no que diz respeito à qualidade, inovação e design. Em 2025, seis empresas vão apresentar seus produtos nos ambientes da Casacor.

Uma delas é a Ecoplanejados, lançada no mercado da capital em 2014 para atender a um desejo de um de seus fundadores. A marca atua na fabricação de móveis planejados em cozinha e banheiro, com espaços sustentáveis e conscientes ecologicamente. Segundo o empresário Lauro Moreira, o público da empresa atualmente é formado, em sua maioria, por arquitetos de todo o estado.

Ele considera que a Casacor será estratégica para que a marca consiga expandir no mercado: “A mostra é sempre muito aguardada por nós e se torna uma chancela para trazer visibilidade para nossa marca. Além das conexões feitas com os diversos públicos presentes no evento, conseguimos um engajamento de novas parcerias e nos ajuda a consolidar o nome do mercado. Quando os clientes percebem que somos um fornecedor na Casacor, fazem questão de fechar negócio conosco por se tratar de um mercado exigente”.

Sobre o evento

Criada com o objetivo de apresentar e promover o trabalho desenvolvido por arquitetos, designers e paisagistas do estado, a Casacor Minas Gerais se consolidou ao longo de sua trajetória como o mais longevo e importante evento do segmento, atraindo a atenção do público e do mercado. Como já é tradição, o evento está sempre ocupando novos endereços pela cidade, contribuindo para despertar novos olhares e reflexões acerca das edificações históricas e do papel da arquitetura, do design e da arte na vida das pessoas.

O local escolhido para sediar a Casacor 2025 integra o Circuito Liberdade e se destaca pela sua relevância histórica. Inaugurada em 1941, a construção foi idealizada pelo arquiteto italiano Raffaello Berti, autor de mais de 200 obras na cidade – incluindo algumas edificações importantes como a sede da Prefeitura, do Minas Tênis Clube, da Santa Casa de Belo Horizonte, a sede dos Correios, entre outras.

No projeto de Berti, é possível perceber uma influência discreta de traços modernistas, com predominância do estilo Art Deco – surgido na França na década de 1920 e caracterizado por formas geométricas e linhas elegantes. A construção se destaca pela precisão das formas e por ter incluído algumas experimentações estéticas na época, como as janelas altas e estreitas, que formam desenho bastante característico de sua fachada.

 

Casacor Minas Gerais 2025

Data: visitações entre 15/8 a 5/10

Endereço: Rua da Bahia, 2020 – Lourdes (Prédio antigo do Izabela Hendrix)

Ingressos: pelo site

 

Assessoria de Imprensa:

Sebrae Minas

[email protected]

Veja também

Utilidades domésticas unem praticidade, design e tecnologia na ABCasa Fair 2025

Casa inteligente, estética orgânica e cultura do receber marcam...

Flores e plantas permanentes ganham espaço e sustentabilidade na ABCasa Fair 2025

Realismo, materiais ecológicos e versatilidade definem as novas tendências Com...

Refúgio natural – 4 ideias para trazer elegância e identidade aos dormitórios

Combinando materiais nobres, texturas artesanais e iluminação estratégica, a...

Amarílis: conheça os tipos e saiba como plantar e cuidar

A amarílis é uma flor brasileira resistente ao clima...

Cadeira de escritório: +10 modelos e dicas de como escolher

Montar a decoração de um home office ou de...

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome