Com uma pitada de clássico, ele é exemplo de elegância atemporal que ultrapassou os séculos e que segue presente na arquitetura contemporânea

Através dos séculos, o dourado se consolidou como referência no que diz respeito à sofisticação, inclusive na arquitetura de interiores. Com toda sua exuberância e brilho, a cor se tornou um ícone atemporal presente não apenas em itens decorativos, mas em estruturas de mobiliários, serralheria e outros elementos como metais de cozinha e banheiros.
Segundo a arquiteta Mari Milani, o dourado está atualizado com os avanços tecnológicos.
“Encontramos uma diversidade bem expressiva de peças se comparado ao passado. Junto com a alta durabilidade, ele está presente inclusive em maçanetas, puxadores e chuveiros elétricos”, garante ela que costuma trabalhar com a tonalidade sempre muito bem harmonizada com o décor.
Sobre o emprego nos projetos, a profissional avalia que, por se tratar de uma cor bastante vibrante, é preciso desenvolver uma base neutra nos revestimentos e no mobiliário para que a peça dourada receba o destaque almejado.
Versátil e com uma adaptabilidade em diversos ambientes do imóvel, Mari elencou seis maneiras de utilizar esse toque áureo nos projetos. Acompanhe!
Colorindo a serralheria
Muito comum nas cores pretas e prateadas, a serralheria também merece a inovação do dourado em sua pintura. O resultado? Elegância e um toque de glamour na composição do ambiente!

Esquadrias douradas
Indispensáveis nos projetos de arquitetura, as esquadrias marcam presença nos ambientes para a sustentação de portas, janelas e box de banheiro, entre outras possibilidades. Com toda a sua importância dentro da edificação, é possível dar ainda mais destaque às elas utilizando o dourado!

Cubas e metais de cozinha
O dourado também protagoniza a cozinha com as decisões certas. Mari revela que ele se sobressai em cubas, torneiras e puxadores dos armários, transformando o décor em uma verdadeira experiência visual. “Nessas situações, gosto de trabalhar com pedras em cores em cores mais claras, como o branco”, comenta.

No mobiliário
Que tal trazer móveis que tenham o dourado em sua composição para conferir uma nova camada de apreciação dentro de um espaço? O dourado pode estar, inclusive, na superfície de sustentação desse móvel, como os pés do sofá ou mesmo na estrutura de poltronas, chaises, mesas de centro e de apoio e até de bancos.

Colorindo chuveiro e misturadores no banheiro
Já para quem busca trazer a elegância do dourado para os banheiros, uma escolha bastante interessante é optar por peças na tonalidade dentro do box – caso das torneiras, chuveiro e outros metais como misturadores e suporte de toalhas.


Molduras variadas
Em um artifício clássico e atemporal, molduras na cor sempre serão belíssimas definições para quem procura uma primeira inserção do dourado no ambiente em espelhos e quadros.

Sobre a arquiteta Mari Milani
Formada em arquitetura e urbanismo em 2009, pós-graduada em master arquitetura em 2012, com mais de 300 projetos realizados em lares e negócios, Mari Milani está sempre presente nas maiores feiras e eventos de design do mundo acompanhando e trazendo as últimas tendências de mercado para seus clientes.
Para ela, a construção de um ambiente transformador vai além de erguer paredes e distribuir cômodos; é a habilidade de criar um espaço que reflita a personalidade e os sonhos de cada cliente, pensando sempre no conforto e segurança. Cada projeto é uma oportunidade de criar sensações diferentes e únicas, seja por meio da iluminação, do formato ou da decoração.
www.marimilani.com
@marimilani_arquiteta
Assessoria de imprensa:
Dc33 Comunicação
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao