Para fazer uma boa escolha do vaso sanitário perfeito é necessário um projeto detalhado, para que não haja imprevistos e para que o ambiente atenda as necessidades dos moradores da casa. Há muitos designs diferentes no mercado e as peças estão divididas em três grupos, principalmente. São eles os vasos sanitários com válvula de descarga, vasos sanitários com caixa acoplada e vasos sanitários com sistema a vácuo.
A escolha do vaso sanitário perfeito é uma questão muito importante para a sustentabilidade. Segundo algumas pesquisas, uma pessoa pode apertar a descarga cerca de 140 vezes na vida. O gasto com o vaso sanitário representa em torno de 30% do uso de água da residência. Por esse motivo é tão importante pesquisar antes de adquirir sua bacia sanitária.
Um dos vasos sanitários mais populares são os com a válvula de descarga isolada da bacia sanitária. Esse sistema ocupa menos espaço no banheiro ou lavabo, pois o sistema de descarga fica instalado na parede. Esse tipo de vaso é normalmente mais barato, em comparação com os vasos com caixa acoplada. Como o sistema hidráulico fica dentro da parede, a manutenção pode ser mais complicada. A instalação e mão de obra pode ser mais cara. A água sai com mais pressão e em maior volume para dispensar os dejetos.
O modelo com caixa acoplada possui um design mais moderno e pode ser um pouco mais caro do que o modelo tradicional. Esse modelo é acompanhado por uma caixa que oferece uma quantidade de água em reservatório e dispensa a água em uma quantidade menor do que o outro modelo. Por esse motivo, o vaso sanitário com caixa acoplada gasta menos água, sendo mais sustentável.
Grande parte dos vasos sanitários com caixa acoplada oferece o duplo acionamento. Essa opção apresenta dois botões que altera a quantidade de água para o escoamento, um para líquidos que libera 3 litros d’água, e outro, voltado para os dejetos sólidos que libera 6 litros d’água. O acionamento duplo permite uma economia de água de até 60%. A manutenção é mais facilitada, já que caixa fica para fora da parede. Em contra partida, ocupa mais espaço no ambiente.
O vaso sanitário com o sistema a vácuo é um dos modelos que mais economiza água. A cada descarga o sistema a vácuo usa somente 1,2 litros de água, já o sistema convencional gasta de 6L a 12 litros de água.. O suficiente para limpar a louça sanitária, já que o sistema por pressão aspira os líquidos e dejetos que está na bacia e dispensa pelo escoto. A instalação desse tipo de vaso é mais cara, pois exige mão de obra qualificada e os canos devem ser os corretos para a pressão que o sistema exerce. Além disso, a bacia sanitária também é mais cara do que os outros modelos.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Veja mais 50 modelos lindos de vasos sanitários no banheiro decorado
Ainda está em dúvida de qual modelo escolher? Então, confira essa galeria para você se inspirar e montar seu banheiro dos sonhos.