Não é porque você quer uma cozinha vintage em sua casa ou em seu projeto que ela precisa parecer a casa da sua bisavó e ter aquelas cortinas rendadas ou xadrez. Afinal, segundo o dicionário Michaelis:
“Vintage: Denominação à moda que resgata os diferentes estilos que figuravam entre os anos 1920 e 1960”
Como você viu, um espaço bastante amplo de tempo, o que permite misturar algumas tendências e criar ambientes incríveis em sua cozinha. Veja estas sugestões inspiradoras, anote a receita e corra redecorar sua cozinha.
8 cozinhas vintage que vale a pena conhecer
1- Vintage por excelência
Está clássica cozinha com decoração vintage tem todos os elementos que você procura, móveis em madeira torneada aparente, almofadas verdes, cortina xadrez e armários brancos esmaltados.
2- Com cara de fazenda
O fogão elétrico está instalado sobre uma antiga cômoda, ou escrivaninha de época, os armários da bancada têm aqueles portas de “almofadas” salientes e puxadores adornados.
Quanto às cadeiras, cada uma pintada de uma cor, com certeza já estavam aí, antes da decoração da cozinha. Vintage rústico? Pode ser…
3- Azul da cor do céu
Branco esmaltado ou cor de madeira, só com verniz, costumam ser o acabamento preferido nos armários das cozinhas vintage, mas por que não experimentar esse bonito tom de azul?
4- Detalhes vintage, praticidade de hoje em dia
O Armário, os azulejos hidráulicos e as cortininhas de renda… tudo perfeito. Mas, para a bancada gourmet, nada com granito negro, não acha?
5- O seu chalé no alto da montanha
Até o forno a lenha em ferro fundido, e sua chaminé aparente, estão presentes neste ambiente vintage até não mais poder. Dá até pra sentir o cheirinho de café de coador, não dá?
6- Anos 60 também é vintage
A cortina estampada, os lustres da época, a geladeira de cantos arredondados. Um vintage tardio, se preferir, mas ainda vintage…
7- Vintage, mas no limite
As banquetas de 3 pernas em estilo “palito”, os sofás de couro e os utensílios, principalmente a cafeteira preta, dão aquele ar de épocas passadas, tão gostoso.
Até a geladeira é tão antiga, que tem até aquelas dobradiças em estilo industrial, características dos modelos pioneiros. Só os armários e bancadas verdes é que são mais modernos, fazendo um contraponto estiloso.
8- Vintage, em grande estilo
Para você que faz questão do vintage puro, com seus armários brancos com puxadores arredondados de metal dourado e utensílios de época (repare nos vermelhos!) sobre as bancadas, não poderíamos finalizar nossa lista de cozinhas vintage sem te mostrar esta proposta grandiosa:
E aí, qual dessas cozinhas vintage mais te agradou? Às vezes, reunir ideias diferentes baseadas no mesmo tema pode mostrar para a gente que existem diversas maneiras de inovar e ser criativo.Não deixe de usar esta prática em seus projetos.
Texto escrito por Habitíssimo
belissimo.