A cômoda retrô é um móvel super charmoso que pode ser utilizado para diversas funções e nos mais variados ambientes da casa. Do quarto de bebê à sala, a cômoda retrô ajuda a deixar o ambiente mais organizado e a decoração ainda mais bonita.
Inspire-se nos 34 modelos de cômoda retrô que selecionamos e descubra como aproveitar esse móvel da melhor forma nos seus cômodos!
Cômoda retrô x cômoda vintage
Muitas pessoas acham que decoração retrô e decoração vintage são sinônimos, mas a verdade é que existem algumas diferenças entre esses conceitos.
Uma cômoda vintage é aquela que realmente vem de décadas passadas – e muitas vezes é reformada para continuar com um visual interessante. Por outro lado, a cômoda retrô é uma peça nova que tem inspiração em épocas passadas.
Posts relacionados:
Ou seja, se você comprar a sua cômoda em uma loja de móveis antigos ou herdar da sua avó, possivelmente ela será uma cômoda vintage. Porém, se comprar em uma loja que vende apenas móveis novos, será uma cômoda retrô.
Cômoda retrô para quarto de bebê
A cômoda é facilmente encontrada em quartos, sejam eles de bebê, infantis, de solteiro ou mesmo de casal. No quarto de bebê, a cômoda, juntamente com o berço e a poltrona de amamentação, é um dos móveis mais importantes.
Para deixar a decoração do quarto de bebê ainda mais interessante, você pode optar por usar uma cômoda para quarto retrô. As gavetas da cômoda retrô dão espaço para organizar as roupinhas do bebê, a parte de cima dela pode servir como base para o trocador e o visual antigo dá um beleza a mais ao ambiente.
Se quiser usar a superfície da sua cômoda retrô como trocador, prefira usar uma cômoda grande. Fazendo isso, você terá espaço suficiente também para organizar os itens que usa para trocar o bebê, como o talco e os lenços umedecidos.
Caso não tenha muito espaço no cômodo, não tem problema, pode usar uma cômoda pequena mesmo. Nesse caso, use a superfície dela apenas para acomodar o trocador e deixe os produtos usados durante a troca na primeira gaveta, assim eles ficam à mão sempre que você precisar.
Cômoda retrô para quarto infantil
A cômoda retrô também pode ser muito bem aproveitada no quarto infantil, independentemente se é de um menino ou uma menina. Para as crianças, a cômoda pode também ser usada para guardar roupas ou ainda para organizar brinquedos.
Nesse cômodo, é importantíssimo pensar em proteger as quinas para evitar acidentes. Principalmente porque, para permitir que as crianças peguem os objetos que estão armazenados ali, o mais interessante é optar por modelos de cômodas não tão altas, o que pode deixar as quinas exatamente na altura da cabeça dos pequenos.
Se optar por usar uma cômoda retrô no quarto do seu filho ou filha, procure modelos coloridos. Normalmente, os quartos infantis são bem cheios de cores, então investir em uma cômoda colorida pode deixá-lo ainda mais divertido.
Cômoda retrô para quarto feminino
Em um quarto de solteiro feminino, a cômoda retrô pode se encaixar perfeitamente. Isso porque muitos modelos de cômodas retrô têm um design considerado bem feminino, pois são bem detalhados e delicados.
Nesse tipo de ambiente, você pode optar ainda por uma cômoda para quarto com ainda mais funções. Toda cômoda é uma cômoda com gavetas, certo? Mas que tal uma cômoda com sapateira ou ainda uma cômoda com espelho?
A cômoda com sapateira é super útil, ainda mais para quem tem muitos sapatos e gosta de cuidar muito bem deles. Aliás, a cômoda com sapateira pode também ser uma boa ideia para ambientes pequenos, onde não há espaço para armazenar os calçados.
Já a cômoda com espelho é excelente para as mulheres mais vaidosas, pois permitem que a cômoda seja usada quase como uma penteadeira. Além disso, a cômoda com espelho também pode ser uma ótima aposta para cômodos pequenos, já que o espelho dá uma maior sensação de amplitude aos espaços onde é usado.
Cômoda retrô para quarto de casal
Da mesma forma que alguns designs de cômoda retrô podem ser considerados femininos, eles também podem ser interpretados como românticos. Por isso, podem ser também utilizados como cômoda para quarto de casal.
Nesse local, uma cômoda grande é a melhor escolha, pois isso permitirá que o casal divida o móvel. Aliás, é interessante que essa não seja apenas uma cômoda com gavetas, mas uma com muitas gavetas.
Cômoda retrô para sala de jantar
Em uma sala de jantar média ou grande, há espaço para colocar outros móveis além da mesa de jantar e das cadeiras. Aliás, fazer isso deixa a decoração muito mais interessante. Então por que não levar uma cômoda retrô para esse ambiente?
A cômoda retrô pode ser usada na sala de jantar até mesmo como um aparador ou buffet, caso seja uma cômoda pequena, baixa. Uma cômoda colorida pode se tornar ponto focal da sala e outros modelos de cômodas, como a cômoda com espelho, podem levar mais sofisticação ao cômodo.
Cômoda retrô para sala de estar
A cômoda retrô também pode ser muito bem usada na sala de estar. Nesse ambiente, se for uma cômoda pequena, estreita, ela pode ser usada em algum cantinho para organizar itens menos usados e exibir outros objetos decorativos.
Se for uma cômoda pequena, baixa, você também pode pensar em usá-la até como um tipo de rack, apoiando a sua TV.
No caso de ser uma cômoda grande ou, melhor ainda, uma cômoda colorida, ela pode se tornar destaque da sala. Lembre-se apenas de considerar seus outros móveis antes de escolher a sua cômoda retrô para sala de estar.
Cômoda retrô em quarto de bebê é projeto Unio Arquitetura e não Manuella Farias.