O recamier é aquela peça que, quando chega em um ambiente, completa e transforma a decoração. Ele não é parte daquela lista de móveis essenciais que temos em mente quando pensamos no quarto ou na sala, mas a diferença que ele faz nesses cômodos é incrível!
Também conhecido como divã, o recamier é um móvel de origem francesa que não tem encosto e pode ou não ter os braços. Com um visual bem clássico e sofisticado, ele pode ser exatamente o que falta para deixar seu espaço ainda mais charmoso!
O cômodo da casa onde é mais comum encontrar o recamier é a sala de estar. Lá, ele é combinado com outros móveis, como os sofás e as poltronas, para oferecer todo o conforto possível para os moradores e para as visitas.
Aliás, o próprio recamier muitas vezes também é chamado de recamier sofá. Isso porque muitos tipos de “recamier sofá” são quase que realmente um sofá, faltando apenas o encosto.
Um modelo clássico de recamier que fica lindo na sala de estar é o recamier Barcelona, que é considerado um verdadeiro ícone do design e tem toda uma cara de divã. Além de ser lindo, o recamier Barcelona é ótimo para quem quer um local para se deitar e aproveitar uma leitura.
Se a sua sala tiver um estilo mais moderno, você pode também apostar em um recamier sem estofado, feito de madeira ou de metal. Mesmo não seguindo a estética tradicional, ele com certeza vai deixar seu ambiente mais sofisticado.
Quanto à cor, a escolha vai depender da paleta usada no cômodo e também do gosto dos moradores. Um recamier branco ou preto, por exemplo, tem seu charme, mas existem também modelos de recamier em vários outros tons, dos mais discretos aos mais chamativos. Na imagem acima, o recamier metálico segue o mesmo comprimento da mesa de centro de vidro.
Assim como na sala, o recamier é facilmente encontrado em quartos, seja em quarto feminino, masculino ou de casal. Nesse cômodo, um recamier sofá maior não tem muito espaço, pois normalmente esse móvel é colocado aos pés da cama e precisa se encaixar naquele local, não é à toa que essa peça também é conhecida como recamier calçadeira.
Para a decoração de quarto de casal, o recamier pode ser útil como um lugar para se sentar ao se calçar, como apoio para objetos usados no dia a dia e também para descansar, claro. O modelo recamier baú é ótimo para esse ambiente, pois é ainda mais prático que um comum e pode ser usado inclusive como sapateira.
Mas, afinal, para que serve o recamier? O recamier baú é aquele que tem um espaço interno que pode ser usado para organização de itens. Ele normalmente não tem braços e a sua parte superior é estofada, servindo como assento.
Ah, como o recamier no quarto é usado quase como uma extensão da cama, pode ser interessante usar um recamier branco ou mais discreto. Porém, isso não impede que você escolhe um modelo mais chamativo caso seja isso que você procura. Nesse caso, seu recamier pode até mesmo se tornar um ponto focal do quarto.
Como realizar a limpeza do recamier de tecido
Para aumentar a vida útil de um determinado móvel tanto a sua manutenção quanto limpeza devem ser feitas de forma correta, e em se tratando de recamier o cuidado é o mesmo. Logo, por mais que possa parecer fácil realizar a limpeza da sua peça, saiba que o material requer cuidados especiais para que sua superfície não fique danificada ou manchada.
Para uma limpeza leve que consiste na retirada de sujeira superficial sobre o móvel o uso do aspirador de pó ou espanador é uma excelente alternativa. Agora, em se tratando de uma higienização mais pesada o uso correto de produtos de limpeza e alguns cuidados precisam ser levados em conta. Pensando nisso, separamos um passo a passo simples de como realizar a limpeza do recamier de tecido:
Misture água morna e detergente até que se forme uma espuma;
Aplique a espuma formada por toda a superfície do móvel de tecido;
Esfregue suavemente a superfície do móvel com uma esponja macia;
Seguidamente, remova a espuma com um pano úmido em água;
Por fim, finalize a secagem do móvel passando um pano seco.
Confira mais alguns modelos de recamier e se inspire