Portões de entrada são muito úteis para a frente de casas, para a segurança e privacidade da sua família. Eles podem coibir a entrada de pessoas desagradáveis, evitar que seus animais escapem e permitir que seus filhos brinquem com tranquilidade no quintal. A grande dúvida para quem pretende instalar ou trocar de portão é qual escolher. Os portões são fabricados em vários tipos de materiais, tamanhos e desenhos, o que influência no seu preço final. Para ajudar na sua escolha, o GetNinjas identificou as vantagens e desvantagens de alguns modelos de portão.
Confira: Modelos de portão
Madeira – Ideal para portões eletrônicos, pode ser pintada, envernizada ou tratada de outra forma (envelhecida, com patina, etc.). No entanto, portões feitos em madeira costumam ser caros e exigem manutenção. O tipo de madeira também influencia o preço e a durabilidade. Os portões de madeira devem ser lixados e envernizados regularmente devido à exposição ao sol que os desgasta e torna inestéticos.
Ferro – Material não indicado para quem vive no litoral, devido à maresia, ou para quem reside em clima frio e úmido, pois é vulnerável a corrosões. Os portões de ferro são mais baratos, mais resistentes a impactos e permitem uma variedade maior de estilos, necessitando, porém, de manutenção semestral para cuidar da ferrugem.
Alumínio – Também é mais indicado para quem deseja um portão de alumínio automático, pois não necessita de um motor tão potente devido à sua leveza. Os portões de alumínio são fáceis de limpar, não enferrujam tanto quanto os de ferro e não sofrem com a exposição ao sol como os de madeira. Este material oferece muitas opções estéticas e não precisa ser pintado, pois o alumino por si só é suficiente para a sua durabilidade. Porém, se estiver parafusado, soldado ou pregado com algum material ferroso, pode corroer rapidamente.
Projeto por Pascali Semerdjian
Aço – É mais resistente e o mais indicado pelos arquitetos. Tal como alumínio, permite diversos modelos, entretanto os portões de aço precisam ser limpos regularmente, principalmente se forem alvos de urina de cães e gatos, que corrói o material. É preciso mantê-los pintados, pois o contato com o ar aumenta o risco de oxidação.
PVC – Por serem preenchidos com concreto, os tubos de PVC não são os mais indicados para portão automático e costumam ser caros, porém, seus custos com manutenção são menores, pois não demandam pinturas e não oxidam; além disso, são mais resistentes. Quando pintados ficam mais agradáveis e são considerados amigos da natureza, por serem feitos com material reciclável.
Texto escrito por equipe GetNinjas.