O chalkboard, mais conhecido em bom português como lousa ou quadro negro, saiu das escolas para se tornar uma tendência de decoração criativa, divertida e interativa. Seja para a casa, espaços comerciais ou festas, o chalkboard está super em alta e é bem fácil de fazer.
Confira a seguir algumas dicas de como usar chalkboard na decoração da sua casa, espaço comercial ou ainda como usar chalkboard no casamento ou ainda como usar chalkboard no aniversário. Ah, também vamos passar um passo a passo de como fazer chalkboard, não perca!
O chalkboard se trata basicamente de um quadro negro cuja superfície pode ser escrita ou desenhada com giz de lousa branco ou colorido. Sua estrutura serve para decorar os mais diversos ambientes de casa como hall de entrada, sala de estar, sala de jantar, cozinha, quartos e até banheiros.
Muitos profissionais que se identificam com essa decoração adotam o chalkboard também nas áreas de home office e escritórios comerciais.
Como usar chalkboard em casa
O chalkboard pode ser usado das mais diversas formas em casa, tomando uma parede inteira ou mesmo em um quadro chalkboard no meio de outros quadros e objetos decorativos.
Os ambientes também podem ser os mais variados, como a cozinha, home office ou banheiro. Porém, se você quiser usá-lo para fazer desenhos com giz, que podem ser facilmente apagados, talvez não seja uma boa ideia usar o chalkboard em áreas abertas.
Para te ajudar a pensar em como usar o chalkboard na decoração de casa, aqui vão algumas ideias:
Chalkboard na cozinha: seja na parede ou em um detalhe, você pode usar a “lousa” na cozinha para anotar receitas, deixar recados e até mesmo para anotar a lista de compras;
Chalkboard no hall de entrada ou sala: uma ótima opção para mudar a decoração com a frequência que quiser e com um custo baixíssimo, dá para fazer um painel com desenhos, uma mensagem de boas-vindas à casa e o que mais você quiser;
Chalkboard no home office: nesse ambiente a possibilidade de escrever nas paredes será, com certeza, muito bem aproveitada. Substitua os post-its e use o fundo chalkboard para deixar lembretes, fazer um calendário, planejar suas ações e o que mais precisar;
Chalkboard no quarto das crianças ou de brinquedos: com o chalkboard, os pequenos poderão soltar a imaginação e rabiscar a parede sem medo de aborrecer o papai e a mamãe.
Essas são apenas algumas das possibilidades que o chalkboard oferece na decoração de casa. Nossa principal dica é: deixe a criatividade livre para imaginar como usá-lo no seu lar!
Assista o vídeo com dicas de como fazer chalkboard
Como usar chalkboard em festas
Para fazer uma decoração de festa bem diferente e criativa, o chalkboard pode ser a resposta! E ele pode ser usado em qualquer tipo de celebração, pode ser um chalkboard de casamento, um chalkboard de aniversário ou o que mais você quiser comemorar.
O chalkboard de casamento costuma aparecer na entrada da festa, com o nome dos noivos, ou como um fundo chalkboard para tirar fotos. Entretanto, dá para usar também um quadro chalkboard com mensagens bonitinhas na decoração, plaquinhas chalkboard com os nomes dos pratos, dentre outras formas de usar o chalkboard no casamento.
As formas de usar o chalkboard no aniversário são bem parecidas com as usadas em casamentos. O mais comum é o uso de quadro chalkboard com o nome do aniversariante e algumas informações extras.
Para festas, existem também opções de quadro chalkboard ou mesmo fundo chalkboard “falsos”. São imagens feitas no computador ou mesmo à mão, mas com tinta permanente. Essa alternativa pode ser legal para quem fica com receio dos convidados esbarrarem na lousa, o que poderia acabar apagando o que é escrito/desenhado com giz.
Como fazer chalkboard
A resposta correta é que existem várias maneiras de como fazer chalkboard: você pode fazer com tinta, com papel de parede e até mesmo com papel contact. Para decidir qual método vai usar, pense nas seguintes perguntas:
Você quer e pode fazer algo mais “definitivo”?
Qual o espaço que você tem disponível para fazer chalkboard?
No caso de poder e querer fazer algo mais “definitivo”, você poderia seguir o nosso passo a passo de como fazer chalkboard com tinta. Caso contrário, se você mora em um apartamento alugado, por exemplo, pode ser melhor usar um papel de parede ou mesmo o contact.
E, quanto ao espaço, isso vai influenciar também no custo. Se for um espaço mais amplo e você quiser fazer chalkboard com tinta, poderá precisar de mais de uma lata para pintar tudo. E, se quiser fazer só um quadro chalkboard, pode valer mais a pena usar mesmo um papel contact, pois dá menos trabalho e também sai mais em conta.
Como fazer chalkboard: Lista de materiais
Agora vamos às instruções de como fazer chalkboard com tinta! Para esse projetinho de DIY, você vai precisar de:
Fita crepe
Lona
Lixa grão 220
Bandeja para pintura
Tinta de efeito fosco
Aguarrás
Rolo de espuma
Pincel de cerdas macias
Luvas
Como fazer chalkboard: Passo a passo
Cubra o chão com a lona e use a fita crepe para prendê-la e também nos cantos dos móveis;
Lixe a parede para deixá-la completamente sem imperfeições;
Passe um pano úmido sobre ela;
Misture bem a tinta para que o efeito fosco não fique no fundo da lata;
Dilua a tinta em aguarrás seguindo as instruções da embalagem
Aplique a tinta lousa com o rolo de espuma (nas primeiras demãos pode acontecer da parede ficar com uma aparência “manchada”);
Use o pincel para dar acabamento;
Quando terminar, espere 8 horas para aplicar a próxima demão (podem ser necessárias até quatro demãos para conseguir um efeito chalkboard uniforme);
Ao final, espere 18 horas para a parede secar completamente.
É isso! Seguindo as nossas instruções, você terá uma linda parede chalkboard. Ah, quando for limpá-la para fazer novos desenhos e afins, basta usar um pano úmido. Se perceber que o chalkboard está ficando “manchado” de giz, use um pano úmido com detergente e pronto, ele estará novo em folha.
Galeria com mais inspirações de decoração com chalkboard