Cada vez mais comuns no mercado, os apartamentos pequenos decorados podem ser fáceis e econômicos de decorar, desde que respeitadas algumas regras. Antes de mais nada, reflita e decida que funções a casa deve ter. Depois disso, faça a distribuição delas e evite duplicidades, como ter mesas de refeição em mais de um ambiente. Outra dica é diminuir o número de ambientes através da eliminação de paredes. Além de ganhar alguns centímetros, a ausência de paredes aumenta a sensação de amplidão. Quando necessário, portas de correr ou biombos podem ser usados como divisórias nos apartamentos pequenos decorados.
Apartamentos pequenos decorados com requinte e criatividade
Sem a compartimentação das áreas, várias funções poderão ser concentradas em um mesmo espaço no apartamento decorado. Alguns bons exemplos são a integração da cozinha ou da varanda à área social, ou a criação de pequenos espaços de trabalho no quarto ou closet. Além da funcionalidade, essas soluções também são econômicas, pois diminuem a quantidade de móveis e acessórios necessários à decoração.
Em apartamentos pequenos, é muito importante criar uma sensação de continuidade entre os espaços. Para isso, use o mesmo piso em todos os ambientes. O uso de diversos revestimentos cria um espaço cheio de divisões e pesa no visual. Para as passagens principais, é necessário deixar um espaço livre de 80 a 90cm. Entre os móveis, 60cm são suficientes para não atravancar o caminho.
Ao escolher o mobiliário, opte por ter poucas peças de dimensão maior. O uso de muitos móveis pequenos prejudica a circulação e dá a sensação de espaço entulhado. Prefira peças multiuso, como puffs, que podem servir tanto como mesa de centro como apoio para pés, e ainda se transformarem em assentos.
Paredes e móveis grandes em tons claros transmitem a sensação de que o espaço é maior. Restrinja as cores mais escuras a peças pequenas, como mesas laterais ou uma poltrona.
O uso de espelhos é uma escolha certa para aumentar a sensação de espaço. Além de darem amplitude, também refletem a luz natural. Soluções muito elegantes para salas de jantar ou halls de entrada, os espelhos devem ser usados cobrindo a área total de uma parede e não em peças menores, com recortes ou molduras.
A marcenaria também é uma grande aliada na decoração de apartamentos pequenos e deve ser trabalhada sempre que possível. Móveis feitos sob medida podem ser projetados para terem mais de uma função, como os bancos das fotos abaixo, que abrigam gavetões para guardar toalhas e utensílios.
Ao projetar a marcenaria, prefira peças com desenho mais horizontal, que ampliam o ambiente e dão leveza, e evite peças que vão até o teto, pois “achatam” o ambiente. Para um home theater, por exemplo, opte por estantes mais baixas e compridas, com prateleiras soltas na parte de cima. Peças suspensas garantem leveza e portas de correr economizam espaço e melhoram a circulação. Dispense o uso de puxadores, fazendo cavas na própria marcenaria, e evite o excesso de detalhes e ornamentos.
Na hora de escolher os objetos de decoração para um apartamento pequeno, prefira usar peças maiores, como vasos, bowls e quadros.
*Projetos por Liliana Zenaro
Liliana Zenaro é colaboradora da Revista Viva Decora, formada em Engenharia pela USP e em Design de Interiores pela Escola Panamericana de Arte, atua na área há cerca de 15 anos.
Adorei mad gostaria de dicas para casas sobrados
Adorei gostaria de dicas para casa.
belissimo.