A arandela colonial é um tipo de luminária que proporciona uma iluminação indireta e elegante na decoração. Podendo ser fixada na parede tanto de áreas internas quanto de áreas externas, a arandela colonial nos remete há tempos passados onde o estilo colonial prevalecia em nosso país.
Logo, se você também se identifica com as características singulares da arandela colonial, porém ainda está em dúvidas sobre onde colocar ou qual modelo comprar, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar dicas de decoração e diversas opções de arandela colonial para você se inspirar. Confira!
Dotada de uma estrutura charmosa e muitas vezes marcada pelas linhas do tempo, a arandela colonial pouco a pouco vem conquistando novamente seu espaço. Casas de campo, chácaras, sítios e fazendas são os principais imóveis que passaram a incluir a arandela colonial na decoração.
Quanto à estrutura pode-se dizer que as arandelas coloniais apresentam um design que se assemelha muito aos antigos pontinhos de luz das ruas da cidade. Logo, sua presença nos proporciona uma mistura de nostalgia e charme na decoração dos ambientes.
Onde instalar a arandela colonial?
A arandela colonial é uma peça muito versátil e pode ser colocada em diversos ambientes e com diferentes propósitos, a depender da iluminação que você deseja inserir no espaço.
Vale comentar que como a arandela colonial, em geral, apresenta iluminação indireta, evite fixá-la em locais onde precisam de muita iluminação como cozinhas e escritórios, a não ser que a peça seja usada apenas como complementação da iluminação já existente.
Segundo os decoradores, a recomendação é que você posicione a arandela colonial em ambientes que necessitem de uma iluminação mais suave.
Confira alguns bons ambientes para instalar arandela colonial:
Na sala de estar, por exemplo, a arandela colonial pode funcionar como ponto de luz adicional, enquanto na sala de TV, ela pode ser funcional quando instalada nas laterais do painel para TV. Na cozinha, a arandela colonial complementa a iluminação do espaço e pode trazer um toque delicado para a bancada da cozinha.
No quarto, a presença da arandela colonial traz um toque intimista e aconchegante para os usuários do cômodo. Sem falar, que você ainda pode economizar espaço na sua mesa de cabeceira, já que a arandela fica fixada na parede. No banheiro, a arandela colonial instalada próxima ao espelho traz um toque rústico e charmoso para o espaço.
As arandelas coloniais trazem um toque especial e cheio de charme para a fachada das casas. No entanto, por se tratar de áreas externas, é preciso atenção redobrada quando a escolha do material de fabricação da arandela colonial, já que a peça irá ficar exposta às intempéries (sol, chuva, vento…).
No jardim residencial e nas áreas de piscina, a arandela colonial também se destaca em meio a paisagem, favorecendo o uso desses espaços principalmente nos períodos noturnos.
Como instalar a arandela colonial no imóvel?
O local de instalação da arandela colonial merece uma atenção especial, uma vez que a peça será instalada na parede do imóvel. Logo, é preciso que você identifique quais pontos de energia elétrica passam pelo cômodo para que a aplicação da peça seja feita com sucesso.
Segundo arquitetos e decoradores, a instalação das arandelas deve ser proporcional ao pé direito do ambiente. Por exemplo, para ambientes com pé direito entre 2,50m e 2,70m de altura, você precisa fixar a arandela colonial entre 2,00m e 2,20m de altura.
Contudo, se a ideia é fixar a arandela colonial na cabeceira da cama a peça escolhida deve ser colocada a 1,00m ou 1,10m de altura acima do criado-mudo.
Assista o vídeo com mais dicas de como usar arandela colonial
Confira +40 modelos criativos de arandela colonial