Bandeirinhas são super bem vindas na decoração dos quartos de bebês e nas festinhas feitas em casa, os tecidos trazem um ar colorido e handmade e causam uma sensação de conforto instantâneo – que tal escolher tecidos lindos para fazer as suas agora?!
Eu juntei alguns tecidinhos de uma coleção chamada Shabby Chic, que adoro, e complementei com alguns em tons de rosa. Escolhi 8 tecidos para fazer 10 bandeirinhas de tecido para decorar parede , então repeti dois deles na composição, cortando duas bandeirinhas de cada um deles e uma dos demais.
Veja um passo a passo para utilizar tecido para decorar parede
Você vai precisar de:
– máquina
– tecidos
– linha branca e da cor do viés
– viés de 2cm de largura
– alfinetes, agulha de crochê, agulha de costura
– cortador circular e/ou tesoura
– cola pano
– molde
Fiz o meu em um pedaço de caixa de pizza – pode ser qualquer papelão ou papel mais durinho que você tenha em casa. Desenhe primeiro um triângulo com 16 cm na parte de cima, meça o meio (8cm) desta linha e trace uma linha de 16 cm de altura, em seguida é só fechar as laterais do triângulo, que vão ter cerca de 18 cm. Faço ele nestas proporções porque isso diferencia a parte de cima da bandeirinha, o que facilita na hora de trabalhar com elas; No molde você verá que assinalei uma parte central que deixaremos sem costura, para virar a peça do lado direito depois de costurar.
2. Corte dos tecidos:
Posicione o molde como preferir para cortar seus tecidos – eu costumo pegar um dos cantos e intercalar os triângulos – quando a estampa permite fazer isso sem ficar de ponta cabeça; Em seguida junte os dois triângulos com os lados direitos para dentro e coloque um alfinete na parte central, assim não atrapalha na hora da costura.
3. Costura dos triângulos:
Depois de todos cortados e com alfinetes, comece a costurar um a um iniciando a costura na parte de cima (menor) lembrando de deixar um pedaço sem costurar no centro; Isso não precisa ser muito pequeno pois no final cobriremos essa borda com o viés, que segura as bandeirinhas juntas e cria o acabamento para elas.
4. Corte das beiradas:
Depois de todos costurados, faço pequenos cortes nas beiradas de cada triângulo, para evitar que as pontinhas fiquem grossas depois que virarmos para o lado direito; É só cortar cada lateral sem se aproximar demais da costura, para não furar.
5. Virar para o direito:
Depois de virar o triângulo para o lado direito é preciso empurrar os cantos por dentro para que fiquem bem certinhos; Uso para isso uma agulha de crochê média, com o lado mais largo dela e aperto bem os cantinhos, e também passo a agulha nas laterais do triângulo;
6. Passar à ferro:
Com todos virados em seguida é preciso passá-los à ferro para que fiquem retos e prontos para juntá-los com o viés;
7. Colocar o viés:
Primeiro gosto de passar o viés ao meio, assim ele fica já no formato certinho para receber cada triângulo entre a frente e o verso dele, como um sanduiche. Você pode passar mais ou menos 2 metros, sem cortar o final, para garantir que tenha o suficiente – as minhas bandeirinhas ficam com 1,80m no final; Deixo nas laterais (início e fim do fiozinho) 10 cm sem bandeirinhas, depois posiciono a primeira delas, e deixo 3 cm entre cada uma; Uso a cola pano para colar temporariamente o viés nas bandeirinhas e também para fazer a borda dobrada e colada para dentro do viés, facilitando o acabamento da peça.
Fica assim o final do fiozinho;) Nesse ponto é bom passar a peça toda novamente, para o viés ficar bem lisinho e sem calombos.
8. Costura de acabamento:
Em seguida faça a costura de acabamento da peça com uma linha da mesma cor do viés, nesse caso aqui um azul clarinho. Essa costura é simples, mas é bom ajudar com as mãos para que a peça não sofra com o sobe e desce da espessura de tecidos enquanto costura na máquina. Em seguida é só finalizar as laterias virando as pontas de 10 cm para o verso das bandeirinhas e dando alguns pontinhos com a própria linha que sobrou da costura.
Prontinho!! Elas irão valorizar muito a decoração de sua casa. Olha só como ficaram bonitas:
Luciana Giraldo é colaboradora do Viva Decora, artista plástica, artesã, apaixonada por tecidos, estampas e suas interações no universo infantil. Tem a loja Tecelinha no site Blog Elo7
Para se inspirar ainda mais, acesse o Viva Decora, um portal de decoração, que te ajuda a descobrir e guardar fotos de inspirações de ambientes decorados.