Os benefícios da iluminação sensorial para os projetos de banheiro

Assim como propôs em seu ambiente na CASACOR São Paulo 2025, a arquiteta Janaina Casagrande defende que o banheiro, combinado com um projeto luminotécnico sensível e acolhedor, têm a força de nos propor uma pausa no automatismo da vida cotidiana

 

Projeto: Janaina Casagrande | No Banheiro Raiz, a iluminação foi cuidadosamente pensada como aliada do bem-estar, criando uma atmosfera relaxante e acolhedora.
Foto: Maura Mello | Projeto: Janaina Casagrande | No Banheiro Raiz, a iluminação foi cuidadosamente pensada como aliada do bem-estar, criando uma atmosfera relaxante e acolhedora.

 

Projetado para promover a reconexão do ser humano com a sua essência e a natureza, o Banheiro Raiz, assinado pela arquiteta Janaína Casagrande na 38ª edição da CASACOR São Paulo, também lança luz – literal e metaforicamente –, sobre a importância da iluminação como promotora de bem-estar. Mais do que um recurso técnico ou estético, a luz foi tratada no ambiente como um elemento sensorial fundamental para evocar emoções, guiar percepções e favorecer a desaceleração frente à correria dos pensamentos e da rotina diária.

 

Especialista em Neuroarquitetura e apaixonada pela biofilia, Janaína convidou a lighting designer Tuane Lopez para juntas, cocriarem o projeto luminotécnico do Banheiro Raiz, apresentando a luz como uma espécie de autor invisível da narrativa do espaço. “A iluminação atua como moduladora sensorial, guiando padrões de ativação neural relacionados à percepção espacial e induzindo o visitante a aterrar e a se desconectar do fluxo mental automático”, explica Janaína.

 

Distribuída de forma estratégica, a luz permeia o espaço valorizando texturas, orientando caminhos e criando atmosferas de introspecção por meio de contrastes e sombras suaves, direcionando de maneira intuitiva o olhar e o fluxo de quem percorre o ambiente. “Enquanto você permeia o espaço, a luz conduz o seu próprio tom emocional, te convidando a buscar da fonte para ver além”, define a lighting designer Tuane Lopez.

 

Essa abordagem sensível encontra respaldo nos princípios da neuroarquitetura, que reconhece a influência da iluminação sobre o sistema nervoso. Assim, a escolha por temperaturas de cor mais quentes, por exemplo, contribui para conceber um ambiente acolhedor e convidativo, adequado à proposta do espaço como lugar de pausa, cuidado e reconexão.

 

Projeto: Janaina Casagrande | A concepção luminotécnica do ambiente conta com a coautoria da lighting designer Tuane Lopez, reforçando a atmosfera acolhedora e funcional do projeto.
Foto: Maura Mello | Projeto: Janaina Casagrande | A concepção luminotécnica do ambiente conta com a coautoria da lighting designer Tuane Lopez, reforçando a atmosfera acolhedora e funcional do projeto.

 

Iluminação e bem-estar: uma premissa universal

Seja em ambientes residenciais ou comerciais, Janaína e Tuane defendem que uma iluminação bem planejada deve sempre priorizar o bem-estar. Isso significa que ela deve respeitar o ritmo biológico natural das pessoas, contribuindo para a promoção da saúde, da produtividade, do conforto visual e para a percepção espacial adequada. “A iluminação conduz a narrativa que você quer transmitir no espaço, e é ela que permite a identificação de quem o utiliza com aquele ambiente”, reforçam as profissionais.

 

Projeto: Janaina Casagrande | Luz indireta e difusa contribui para o conforto visual e sensorial no espaço, além de criar contrastes e sombras suaves.
Foto: Maura Mello | Projeto: Janaina Casagrande | Luz indireta e difusa contribui para o conforto visual e sensorial no espaço, além de criar contrastes e sombras suaves.

 

Projeto: Janaina Casagrande | Luz indireta e difusa contribui para o conforto visual e sensorial no espaço, além de criar contrastes e sombras suaves.
Foto: Maura Mello | Projeto: Janaina Casagrande | Luz indireta e difusa contribui para o conforto visual e sensorial no espaço, além de criar contrastes e sombras suaves.

 

No Banheiro Raiz, essa atenção aparece em todos os detalhes. A iluminação indireta e difusa, por fitas de LED, compõe com o revestimento das quatro cabines, vigas e pilares em MDF Freijó, transmitindo a sensação de calor e acolhimento. Sob a bancada com duas cubas de apoio e o banco, executado em lâmina sinterizada de mármore com acabamento que reproduz fielmente a estética do quartzito Taj Mahal – extraído no Ceará e de padronagem nobre e elegante –, ela direciona o fluxo ao mesmo tempo em que exalta as imperfeições do corte irregular das barras, que fazem referência às imperfeições que presenciamos em nós e na natureza.

 

Projeto: Janaina Casagrande | Na cabine de amamentação do Banheiro Raiz, a luz quente, em tom amarelado, favorece o relaxamento do bebê e da mamãe.
Foto: Maura Mello | Projeto: Janaina Casagrande | Na cabine de amamentação do Banheiro Raiz, a luz quente, em tom amarelado, favorece o relaxamento do bebê e da mamãe.

 

A iluminação também foi intencionalmente pensada na cabine de amamentação (uma das quatro unissex presentes no ambiente, que inclui uma PCD), projetada de forma a respeitar o ritmo biológico do bebê e da mãe no momento do aleitamento. A luz quente de 2200K, de tonalidade amarelada e posicionada difusa e indiretamente, favorece a liberação de melatonina, hormônio regulador do sono, promovendo o relaxamento. Aliada à poltrona com apoio para os pés e ao trocador apoiado sobre a bancada suspensa, ela favorece o acolhimento e o reforço do vínculo afetivo durante a amamentação.

 

Se inspire nos dos profissionais cadastrados no Viva Decora Pro.

Confira também nosso marketplace Viva Decora Shop.

 

Veja também

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome


Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/cecvdprod/public_html/wp-content/plugins/simple-lightbox/includes/class.utilities.php on line 545