Quer trazer o requinte e a beleza da corte francesa para a decoração do quarto de bebê? Então, invista em um belo berço provençal. Sinônimo de delicadeza, romantismo e elegância esse modelo de berço tem conquistado cada vez mais o coração das mamães de plantão.
Pensando nisso, se você é adepta ao estilo provençal e deseja estruturar uma decoração seguindo esta tendência, porém ainda está em dúvidas sobre qual berço provençal escolher, atente-se aos próximos tópicos. Neste post, separamos informações, dicas e inúmeros modelos de berço para o quarto do bebê. Inspire-se e deixe o estilo provençal tomar conta do seu ambiente!
Veja Também:
Berço estilo provençal: Luxo e sofisticação para o quarto do bebê
Mas, afinal, como surgiu o estilo provençal? O estilo provençal teve sua origem em Provença, região situada no sul da França. Na local, os camponeses e artesões tinham a necessidade de deixar a decoração das suas casas parecidas com as moradias da corte francesa e para isso, deram início a criação de objetos e móveis decorativos ricos em detalhes.
Uma curiosidade desta época é que os artesãos para disfarçar ao máximo as imperfeições da madeira lançaram mão do chamado gesso cré, mistura de gesso e cola que servia de base para o acabamento dos móveis.
Logo, com o passar dos anos, o estilo provençal se espalhou pelo mundo e foi conquistando cada vez mais espaço nos projetos de design de interiores. Hoje, esse estilo é muito utilizado na decoração de ambientes e serve de inspiração para a confecção de acessórios e móveis, como é o caso do berço estilo provençal.
Afinal, o que é berço provençal?
Mas, como diferenciar um berço provençal de um berço tradicional? O berço provençal diferente do berço tradicional é muito mais rico em detalhes e possui uma característica marcante os entalhes (obra de arte feita na madeira). Alguns modelos possuem adornos, imagens de coroa, almofadas, pinturas levemente desgastadas e outros inclusive podem ser encontrados com acabamento em capitonê.
Berço provençal madeira
A madeira pode ser utilizada de diferentes formas na decoração de ambientes. Sua presença aquece, traz conforto, aconchego e, seu material pode facilmente se harmonizar com diferentes composições do espaço. Por esse motivo, a madeira acaba sempre sendo uma ótima opção de escolha. Logo, se você deseja trazer um toque mais rústico sem deixar de lado o clássico estilo francês, não deixe de apostar em um berço provençal madeira para a decoração do quarto de bebê.
Vale mencionar, que caso você não tenha como investir em um berço provençal madeira maciça, hoje em dia é possível encontrar alternativas de berço provençal amadeirado com uma durabilidade excelente por um preço mais acessível.
Berço provençal branco
Para um decoração clean opte pelo modelo de berço provençal branco. O berço provençal branco além de trazer elegância e sofisticação ao quarto do bebê pode facilmente se harmonizar com a composição de outros itens e objetos decorativos presentes no ambiente.
E caso, você deseje trazer pontos de cor para o quarto do bebê defina, primeiramente, qual a tonalidade será incorporada no ambiente e inclua no espaço objetos, acessórios, lustres, nichos e almofadas decorativas que remetam a essa cor.
O papel de parede colorido é sempre bem-vindo também, e pode ser colocado em todas as paredes do quarto ou simplesmente em um parede próxima ao berço provençal branco. Esse tipo de decoração, sem dúvida, destacará ainda mais a presença do berço provençal branco no quarto do bebê.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Berço provençal capitonê
Para quem não sabe a técnica de “capitonê” foi criada no século XIX e com o passar do tempo acabou se tornando referência de elegância e sofisticação. Hoje, o estilo capitonê é usado nos mais diferentes móveis como cabeceiras, sofás, poltronas e, mais recentemente em berços.
Os tecidos mais utilizados para confecção do berço provençal capitonê são o couro, camurça, veludo e os vinílicos. E o que torna esta técnica tão especial e elegante é o processo de “afundamento” de seus botões, feito com base em uma padronagem geométrica.
O capitonê pode revestir toda a estrutura do berço provençal como pode ser utilizado apenas como forma de acabamento lateral do berço. As cores do capitonê também podem variar, no entanto, normalmente o capitonê branco acaba ainda sendo o queridinho das mamães.
O dossel sobre o berço provençal ganha grande destaque neste tipo de decoração. Muitas vezes, o dossel é fixado na parede ou teto e sua estrutura de suporte, geralmente, se associa ao desenho de uma coroa.
kit berço provençal
Mas, o que vem a ser um kit berço provençal? Denomina-se como kit berço provençal o conjunto de peças que irá compor o enxoval do berço do bebê. Geralmente, o kit berço provençal é composto por nove peças, sendo elas: uma fronha, dois protetores laterais, um protetor para a cabeceira, um edredom ou colcha, um protetor de colchão, uma saia para berço e dois lençóis (um superior e um inferior).
Vale mencionar, que versões mais completas de kit berço provençal podem inclusive contar com trocador, mosqueteiro, trança para berço e rolinho almofadado.
A aparência do kit berço provençal é formado por detalhes rendados, estampas floridas e bem delicadas. Para o quarto dos meninos, geralmente as mamães optam pelo kit berço provençal todo branco, com detalhes em verde, amarelo e azul. Já para o quarto das meninas, as mamães preferem investir em um kit berço provençal com estampas florais ou que remetem imagens da natureza.