CASA AL valoriza integração e privacidade em projeto assinado pelo escritório Taguá Arquitetura

Residência de 450 m² privilegia o convívio familiar, a fluidez entre os ambientes e o equilíbrio entre materiais naturais e industriais

Assinada pelos arquitetos e urbanistas Thiago Benedetti Brugnolo e Mariana Rotta, sócios à frente do escritório Taguá Arquitetura, a Casa AL nasce com a proposta de unir privacidade, funcionalidade e acolhimento em um terreno de 450 m². Com as áreas sociais estrategicamente dispostas no centro do lote, o projeto foi pensado para favorecer o convívio dos moradores com seus familiares, a integração entre os espaços internos e externos e o máximo aproveitamento da luz natural.

Fotos : Manuel Sa | Projeto Taguá Arquitetura
Fotos : Manuel Sa | Projeto Taguá Arquitetura
Fotos : Manuel Sa | Projeto Taguá Arquitetura
“Desde o início, nossa intenção foi garantir uma circulação fluida, mas ao mesmo tempo preservar momentos de intimidade, com soluções que valorizassem tanto a convivência quanto o recolhimento”, explicam os arquitetos.

Logo na entrada, um hall distribui o fluxo entre a escada de acesso ao pavimento superior — onde ficam os dormitórios e um escritório com vista para o living — e as áreas sociais integradas à área gourmet externa. Essa conexão pode ser visual ou física, graças à abertura total de um pano de vidro que une os dois ambientes.

Fotos : Manuel Sa | Projeto Taguá Arquitetura

Privacidade também é palavra-chave na implantação: o bloco de serviços, com lavanderia e quarto de hóspedes, ocupa a lateral oeste do lote, garantindo discrição às áreas sociais. Já as fachadas laterais apresentam aberturas pontuais, reforçando a sensação de resguardo.

Fotos : Manuel Sa | Projeto Taguá Arquitetura

O volume térreo é todo revestido em ripas de concreto, com destaque para o contraste visual e tátil das ripas de alumínio amadeirado utilizadas entre a garagem e a escada. No pavimento superior, o volume repousa sobre o térreo com leveza, revestido em brises de alumínio amadeirado com abertura tipo camarão, que permitem controlar a entrada de luz e oferecem dinamismo à fachada. Um beiral metálico amplia o sombreamento e contribui para o conforto térmico.“Trabalhamos com o equilíbrio entre a solidez do concreto e a suavidade da madeira, tanto para reforçar a identidade da casa quanto para criar atmosferas mais acolhedoras e humanas”, completa o casal de arquitetos.

Fotos : Manuel Sa | Projeto Taguá Arquitetura
Fotos : Manuel Sa | Projeto Taguá Arquitetura
Fotos : Manuel Sa | Projeto Taguá Arquitetura
Fotos : Manuel Sa | Projeto Taguá Arquitetura

O living com pé-direito duplo conecta visual e espacialmente os dois pavimentos, favorecendo o diálogo entre os ambientes e o dia a dia da família — exatamente como propõe a essência do projeto.

TAGUÁ – ARQUITETURA 

https://www.taguaarquitetura.com.br/

Assessoria de imprensa : 

batcomunicacao.com

 

Veja também

Porcelanato com efeito pedra: 5 razões para apostar nesta tendência

Versáteis e atemporais, as rochas naturais encantam pelo visual...

Plantas ornamentais: confira 7 espécies para ambientes internos e externos

As plantas ornamentais têm o poder de transformar qualquer...

Entre a paisagem e o design, apartamento de 508 m² é refúgio à beira-mar em Fortaleza

O projeto de interiores do arquiteto Romário Rodrigues transforma...

Abajur de parede: saiba como escolher +10 modelos lindos

O abajur de parede, também conhecido como arandela, é...

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome


Deprecated: trim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/cecvdprod/public_html/wp-content/plugins/simple-lightbox/includes/class.utilities.php on line 545