O uso de telhados verdes pode ser um grande aliado para diminuir o aquecimento global, além de ser uma maneira de arborizar centros urbanos. A ação melhora a qualidade do ar e melhora o isolamento térmico da construção onde foi instalada.
Para casas, a melhor maneira de instalar e optar por um sistema, que impede a infiltração de água e outros problemas. Já construções com telhado em laje permitem a montagem de telhados verdes com mais facilidade. Além dos sistemas de montagem, é possível também montar um jardim ou uma horta com diversos vasos. Além de ser mais fácil, esse modelo permite alterações de plantas e posicionamento dos itens no local, que pode ser ainda usado de maneira social, com bancos e cadeiras para os moradores. No caso das hortas, o local pode ser bom também para incentivar uma melhor alimentação.
Confira algumas ideias de como montar um telhado verde
Imagem daqui.
O Conservatório de Música, em Sidney, na Austrália, foi feito por Water Sensitive Urban Design. A construção mostra que, além de fazer bem para o meio ambiente, os telhados verdes também são uma forma de decorar uma construção.
Construção do Banco Nacional da Dinamarca é feita em módulos e usa diversas espécies de plantas, mantendo o jardim por períodos mais longos do ano, devido à sazonalidade
Montado em um ponto de ônibus, o telhado verde de espécies baixas é ideal para fazer parte de uma cidade, já que exige pouca manutenção
Feito com plantas maiores no telhado intermediário de um prédio, esse jardim deixa o ambiente urbano mais agradável para seus moradores, principalmente aqueles que moram nesse prédio e nos arredores.
Feito no telhado de um ônibus, esse telhado verde foi um protótipo criado por Marco Castro Cosio, para a empresa NYU, e passou por um período de testes nas ruas para ser aprimorado.
O restaurante Bell, Book & Candle (NY) utiliza o teto para plantar as verduras que usa para as próprias comidas. Assim, faz um telhado verde, planta alimentos sem agrotóxicos ou outras substâncias e são consumidos sempre frescos.
Esse é um modelo de horta com vasos que pode ser aplicado em um telhado de laje. Esse formato permite uma maior mobilidade das plantas e pode ser feito com várias plantas, inclusive de tamanhos variados.