A cozinha com fogão à lenha deixou de ser um ambiente exclusivo das casas de campo e passou a ganhar espaço na decoração de diferentes imóveis urbanos. Não à toa que a diversidade de modelos desse tipo de fogão cresceu a fim de atender os mais diversos estilos e necessidades.
Logo, se você está a procura de inspiração para montar a sua cozinha com fogão à lenha, vem com a gente. Neste post, nós da Viva Decora vamos pontuar os diferentes tipos de fogão à lenha e compartilhar dicas de decoração exclusivas. Se inspire nos diversos projetos!
Ao contrário do que muitas pessoas pensam não existe somente um tipo de fogão à lenha. No mercado é possível encontrar vários modelos desse fogão que se adaptam aos mais diversos estilos de decoração e necessidades. Mas, afinal, quais os tipos de fogão à lenha? Confira abaixo alguns dos principais tipos que podem ser encontrados.
Fogão à lenha de ferro
Esse é um modelo clássico que pode ser comprado pronto e instalado no ambiente desejado. Além disso, o ideal é que seja instalado junto uma coifa, similar a uma chaminé, para que ocorra a saída da fumaça gerada ao longo do processo de queima.
Fogão à lenha de alvenaria
Se além do sabor caseiro você deseja resgatar memórias afetivas do tempo da vovó ou até da bisavó a dica é investir em um lindo fogão à lenha de alvenaria. Sua estrutura normalmente vem com três quedas de bancada e é feita sob medida para o seu ambiente.
Fogão à lenha moderno
Já as versões mais modernas geralmente apresentam acabamento em vidro e deixam visível a queima da lenha. A grande maioria desses modelos de fogão também são portáteis o que facilita a sua inserção em ambientes compactos.
Soluções ainda mais criativas podem ser encontradas como é o caso desse fogão à lenha pequeno e estreito ideal para cozinhas extremamente compactas.
Uma das formas de decorar sua cozinha com fogão à lenha é usar móveis com acabamento em madeira e a bancada em alvenaria podendo ser feita com revestimento de cimento queimado, azulejos, ladrilhos hidráulicos, tijolo aparente, pastilhas ou só com uma demão da sua cor preferida.
E claro, para entrar no clima campestre a dica é investir em utensílios de cozinha especiais. Panela de cerâmica, panelas de pedra, panelas de ferro ou acobreadas certamente irão deixar seu ambiente ainda mais bonito e estiloso. Neste caso procure pendurá-las sobre o fogão à lenha com algum suporte por meio de ganchos.
Cozinhas pequenas também podem contar com a presença ilustre do fogão à lenha. No projeto abaixo, o fogão à lenha foi projetado na ilha central da cozinha de forma a não atrapalhar a circulação de pessoas pelo espaço. Pelo contrário, nesse espaço as reuniões com família e amigos se tornou ainda mais especial ao redor desse fogão. Repare que até as madeira para lenha estão organizadas em um cantinho específico.
Vale ainda comentar de um item indispensável nesse projeto de construção da cozinha com fogão à lenha que é a coifa. A coifa é responsável por condicionar para fora do ambiente o cheiro e a fumaça gerada no processo de queima. Por isso, nada de deixar de lado sua estrutura, ok?
Como cozinhar em fogão à lenha?
Sinto cheiro de comida no ar! Nossa memória afetiva usa muitas vezes o olfato para relembrar momentos marcantes e especiais da nossa história. Não à toa que a cozinha com fogão à lenha tem conquistado cada vez mais fãs nos últimos anos visto que essa forma de preparar as refeições nos remete a reuniões em família e a essência da calmaria do interior.
A preparação da comida caseira feita em fogão à lenha por si só já é muito especial a começar pela etapa de acender o fogo. Nesta etapa, recomenda-se espalhar lenha grossa no fundo do fogão e pequenos gravetos mais no topo da pilha. Depois, deve-se utilizar um pedaço longo de papel toalha enrolado para acender. Assim que as chamas atingirem as lenhas grossas no fundo significa que é hora de cozinhar!
Cafés, bolos, doces, arroz, feijão, carnes, batatas e outras opções de cardápio ficam com um sabor ainda mais especial quando preparadas nesse tipo de fogão.
Vale mencionar, que dependendo da intensidade do fogo e da chapa utilizada, o tempo de cozimento dos alimentos pode ser até mais rápido que no gás. Já do ponto de vista ecológico procure sempre utilizar lenha de reflorestamento ou retirada de técnicas de manejo sustentáveis.
Confira +87 projetos incríveis de cozinha com fogão à lenha