Muito usado em áreas externas, principalmente em volta da piscina, o deck de madeira leva aconchego e beleza a qualquer lugar onde é aplicado. A beleza do material natural valoriza e dá mais vida ao local, além de proporcionar conforto térmico a quem caminha sobre o deck de madeira.
Você também é fã desse elemento arquitetônico e quer ter um na sua casa? Então conheça os tipos, vantagens e dicas de manutenção do deck de madeira. Além, é claro, das imagens que separamos para você se inspirar a fazer o seu projeto.
Basicamente, existem dois tipos de deck de madeira: o deck de madeira modular e o tradicional.
Deck de madeira modular
Existem dois modelos de deck de madeira modular para decorar sua área externa como quintal ou uma varanda. Um deles conta com uma base feita de estrutura de borracha com encaixe “macho-fêmea” e o outro é o mini deck, uma peça pré-pronta formada por painéis ou réguas de madeira.
O deck de madeira modular, seja com a estrutura de borracha ou o mini deck, simplifica a instalação, o que dispensa a contratação de profissionais para fazê-la. Isso, no final das contas, diminui o custo e permite a criação de uma linda área de lazer pequena.
Deck de madeira tradicional
Como você já deve imaginar, o deck tradicional é formado por réguas de madeira, ou seja, por peças únicas, separadas. A instalação desse modelo é mais trabalhosa e requer um profissional e as madeiras nobres, como Ipê, Itaúba e Jatobá, são as mais recomendadas.
Vantagens do deck de madeira
As vantagens do deck de madeira são várias, mas separamos algumas principais para citar, como:
Pode ser usado sobre outros revestimentos;
Montagem rápida;
Conforto térmico;
Custo mais baixo do que de pisos cimentícios atérmicos;
Visual sofisticado.
Qual a durabilidade de um deck de madeira?
Dependendo das condições climáticas e das formas de conservação da madeira, o deck de madeira pode durar de 10 a 30 anos.
Instalação e manutenção do deck de madeira
A piscina com deck de madeira é algo que muitas pessoas querem em casa. Porém, para isso, é importante saber como é feita a instalação e a manutenção desse elemento.
Para fazer a instalação do deck de madeira, o primeiro passo é planejar. Só assim você vai saber as medidas para saber exatamente quantas réguas ou módulos serão necessários.
Já para garantir a conservação, é importante que você saiba que as madeiras para deck de madeira geralmente já vêm tratadas, por isso você só vai precisar fazer a manutenção depois de um ano – e depois sempre anualmente.
Para fazer a manutenção do deck de madeira com verniz, será necessário raspar e aplicar o produto novamente. Porém, se for usar o stain, isso é desnecessário.
Tanto o verniz quanto o stain não saem com água, mas o último também afasta insetos e fungos e bloqueia raios UV. Além disso, ele penetra e é absorvido pelo deck de madeira, o que é muito positivo.