Dia das Mães: Bazar de Artesanato em benefício da ONG A Alternativa

A 21ª edição do Bazar de Dia das Mães da Alternativa acontece nesta sexta e sábado, dias 09 e 10 de maio, na sede da instituição no bairro do Brooklin, com a participação de artesãos e outros projetos sociais, vedendo artigos bastante variados, de roupas e jóias, a queijos e biscoitos.

Evento em benefício da ONG que completou 40 anos em setembro de 2024 acontece tradicionalmente na véspera e antevéspera do domingo das mães, na sede da instituição, no Brooklin, das 10h às 19h

Evento que é fundamental para a manutenção da ONG A Alternativa, o bazar de Dia das Mães chega a sua vigésima primeira edição presencial nesta sexta (09) e sábado (10). São diversos expositores selecionados por uma curadoria muito cuidadosa, vendendo produtos especiais e sempre diferentes um do outro. Um dos grandes diferenciais desse bazar, é a não-competição entre as mesas, o que torna o ambiente super agradável e faz de um bazar pequeno uma excelente opção para compras!

divulgação
Sala com os produtos feitos pelos artesãos da Alternativa

A data tradicional para o Bazar de Dia das Mães na Alternativa é a véspera da data comemorativa. São sempre dois dias: sexta e sábado, nos períodos da manhã, tarde e comecinho da noite (veja abaixo). O evento acontece na sede da ONG e reune expositores selecionados com bastante cuidado. São pequenos empreendedores participam do bazar e revertem parte do valor de suas vendas para a manutenção da entidade, além de outras instituições sem fins lucrativos, que também vendem produtos artesanais. Ao longo destes vários anos de bazares, alguns expositores ‘batem cartão’ por alí e fazem questão de estar sempre presentes. É o caso do Mauro Guiral que participa de todos os bazares da ONG (de Dia das Mães e Natal) desde sua primeira edição! Ele faz trabalhos em vidro muito variados, com peças que vão de travessas, bandejas e caixinhas, a pingentes de colar, e sempre apresenta novidades. Outra expositora que há anos faz questão de estar nos bazares da Alternativa é a Zaíra. Ela produz bolsas, sacolas, carteiras e organizadores em tecido, vários com estampas explusivas, que fazem muito sucesso. A cada ano, a designer apresenta novidades em seu portfólio.

divulgação
Peças feitas pelos artesãos da ONG A Alternativa

Uma das mesas que sempre é sucesso em todos os eventos é a do artesãos da Alternativa. Os ‘atendidos’ pela ONG são pessoas com deficiencia intelectual que trabalham nas oficinas abrigadas, com madeira, pintura, tecelagem e mosaicos variados entre outras atividades. Eles participam sempre expondo e vendendo suas peças, entre cachepots, suportes para pratos quentes, mesinhas e bancos, panos de prato decorados e muito mais. Os visitantes do bazar podem tirar suas dúvidas com eles sobre as técnicas usadas, já que os artesãos que vão ao bazar contam com orgulho como cada uma é produzida. 

Também já conhecidas – e esperadas pelo público dos bazares, as irmãs Denise e Miriam participam dos eventos vendendo lindas peças de artesanato regional, garimpadas em pequenas cidades brasileiras. A ceramista Dora ChapChap também é presença marcante nos bazares da ONG, com peças variadas em cerâmica, de decoração e utilitários. O designer de joias Carlos Yamassaki é mais um dos expositores que faz questão de prestigiar o Bazar das Mães da Alternativa. Ele trabalha com prata e pedras e produz peças lindíssimas e exclusivas. Quem gosta de  biscoitos decorados vai adorar conhecer (ou rever) a Ivany Kumeda, com estes doces feitos artesanalmente, que são deliciosos.

Entre os projetos sociais que participam do evento estão a APOIE, que vende artigos em papelaria e tear, incluindo ótimos saquinhos para presentes, e o Projeto Bunekas, que vende bonequinhas em tecido, além de marcadores de página e canecas. A relação completa de expositores está no final desta matéria. Além do valor de inscrição no Bazar, vários expositores doam um percentual de suas vendas para a manutenção da ONG, entendendo a importância deste valor. Os bazares da Alternativa são eventos inclusivos e acolhedores. Vale a pena não apenas para compras, mas também para conhecer o trabalho desenvolvido pela ONG e até fazer um lanchinho. A lanchonte também trabalha de forma artesanal, por voluntárias e pessoas da equipe da instituição.

A Alternativa, desde 1984

A Alternativa foi fundada em 1984, por um grupo de profissionais e pais de jovens com deficiencia intelectual, que estudavam no Centro Ocupacional Avanhandava. Desde sua fundação, o trabalho na Alternativa privilegia o indivíduo, com respeito às limitações de cada um e incentivo ao desenvolvimento de suas potencialidades que são particulares. O olhar atento de uma equipe de profissionais capacitados torna a insitutição um local de trabalho seguro para este público, no sentido entender as necessidades e orientar.

Hoje a Alternativa trabalha com dezenas de jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, que produzem peças de artesanato de alta qualidade e, atraves desse trabalho, atingem o objetivo: a elevação da autoestima por se inserirem de forma signicativa em seu círculo social. Com mais de 40 anos de história, a ONG depende quase totalmente de ajuda externa para se manter. Eventos como o Bazar de Dia das Mães se tornam fundamentais para garantir a continuidade do trabalho.

A produção dos artesãos é livre do que se chama de ‘linha de produção’. Não há movimentos repetitivos e automatizados. Cada artesão – pessoa com deficiencia atendida na Alternativa – dá sua contribuição na manufatura dos produtos. Todas as peças produzidas são feitas pelo grupo. Os trabalhos ao longo do dia são variados, com a execução de atividades diferentes em cada um dos 4 períodos: dois ‘turnos’ de manhã, com intervalo de lanche, e dois à tarde, com mais um intervalo.

Participantes do 21º Bazar de Dia das Mães da Alternativa

–  A ALTERNATIVA = Peças artesanais para decoração e utilitários
– CARLOS YAMASSAKI = joias em prata com pedras e pérolas
– DENISE E MIRIAM = Artesanato Brasileiro
– CÉLIA C.CARVALHO VARANDAS = Arranjos com flores artificiais
– NEIDE ALONSO = Xales, pashiminas, lenços e casacos
– AA &B = Bijuterias
– TG CONFORT CALÇADOS TELMA = Calçados femininos em couro – lina confort
– ZAIRA – bolsas, nécessaries, mochilas e organizadores
– CHRIS ARTEIRA = Artesanato em cartonagem
– ORCHIÉE AROMAS E VELAS = saboaria (sabonetes artesanais e essências
– ANA MARIA PERRUCCIO = Cerâmicas pintadas, peças pintadas, decoupagem
– DORA CHAPCHAP BROSSI = Cerâmica decorativa, utilitárias e bijuterias
– LEONICE BRUNO = Bolsas e nécessaries em tecido
– PROJETO BUNEKAS = Bonequinhas em tecidos, canecas, marcadores
– SANTO FORMAGIO = queijos artesanais
– MAURO GUIRAL = Peças em vidro artesanal
– IVANY KUMEDA = Biscoitos decorados
– APOIE = Artigos em papelaria em geral, bijuterias, tear
– LANCHONETE = saladinhas, sanduiches simples, bolos e doces, feitos pela equipe e voluntários da Alternativa.

Serviço

21º Bazar de Dia das Mães
Sexta e sábado, 09 e 10 de maio, das 10h às 19h
Rua Joaquim Nabuco, 513 – Brooklin
Pagamentos preferencialmente em cartãos de crédito, débito ou pix.
Entrada gratuita

 

Assessoria de imprensa :

www.itapuicomunicacao.com

Veja também

Apartamento em Floripa projeto Woho Arquitetura

Apartamento em Floripa ganha novo layout e funcionalidades para...

União de dois expoentes do design

Curitiba ganha empreendimento de luxo no bairro Batel assinado...

Porcelanato Acetinado: O Que É, Vantagens e +20 Ideias

Escolher o acabamento certo do porcelanato faz toda a...

6ª edição da Expo Construção Offsite

6ª edição da Expo Construção Offsite acontece em junho...

Lavanderia Simples: Como Organizar +10 Ambientes Para Se Inspirar

Mesmo em ambientes pequenos, é possível montar uma lavanderia...

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome