6 dicas de decoração para renovar ambientes no outono

Especialista dá orientações sobre como transformar a casa em um “refúgio aconchegante”

O outono, que começa em 20 de março, é uma estação transitória em que as plantas entram em estado de conservação de energia,  preparando-se para o inverno. Com isso, a folhagem ganha tons mais quentes, como amarelo, laranja, marrom e vermelho, evidenciando a beleza da transformação da natureza.

Essa mudança estética pode ser incorporada à decoração do lar, tornando os ambientes mais aconchegantes por meio de cores e tecidos que remetem à estação. Seja com novos móveis, plantas, objetos decorativos ou novas cores para as paredes, é possível personalizar ainda mais os cômodos para que reflitam o espírito do outono. A gerente de produto da incorporadora GT Building, Renata Lafraia, traz seis orientações para transformar os espaços e fugir do famigerado “o outono é sempre igual”.

Divulgação GT Building

Aposte em tons terrosos

Segundo a Pantone, a cor do ano de 2025 é a Mocha Mousse, um marrom suave, sóbrio, sofisticado e versátil. Já a Coral aposta na Curry Dourado, um amarelo vibrante, ideal para contrastar com tons de vermelho e laranja e compor um cenário outonal. Outra opção é o Marrom-luxo, um marrom avermelhado acolhedor, que remete ao luxo contemporâneo. Para Renata,  mesclar cores é essencial para incorporar o outono à decoração. “Utilizar tons neutros, como branco, preto e marrom, contrastando com  vermelho, laranja e amarelo, harmoniza o ambiente e traz a sensação de imersão na estação”, detalha.

Divulgação GT Building

Iluminação

Essencial para valorizar qualquer ambiente, a iluminação pode ser transformadora, principalmente nesta época, em que os dias ficam mais curtos. “Luzes amarelas e difusas proporcionam conforto e tranquilidade, tornando o ambiente mais convidativo. O contraste com luzes brancas cria um efeito harmonioso. Apostar em luminárias, abajures e pendentes torna cada cômodo único”, relata.

Divulgação GT Building

Decoração temática

A decoração temática é uma ótima opção para trazer toques outonais ao lar. Almofadas, roupas de cama, toalhas, panos e tapetes com estampas florais e cores quentes evocam a natureza. “Dê preferência a tecidos nos tons da estação, como laranja, amarelo, vermelho e marrom, especialmente se contrastarem com neutros ou verdes. Isso reforça a sensação de  transição das estações. Quadros de natureza-morta são uma excelente opção complementar”, afirma.

Plantas que florescem no outono

Para quem deseja manter a casa colorida durante a estação, algumas plantas são ideais. A amarílis, também conhecida como tulipa brasileira, tem folhas verde-escuras com detalhes brancos e flores rosadas e avermelhadas, podendo florescer em ambientes internos.. O cipó-de-São-João, uma trepadeira com flores alaranjadas, também agrega à decoração outonal. “Outra opção são os  jardins de inverno, com plantas que preferem sombra e se adaptam bem às mudanças climáticas”, orienta.

Aposte em conforto e aconchego

O outono traz temperaturas mais amenas, proporcionando a oportunidade de criar ambientes mais intimistas. “Investir em móveis como poltronas, cadeiras e acolchoados diversos, combinados a mantas e tapetes felpudos, gera uma sensação de conforto e acolhimento”, declara.

Divulgação GT Building

Revestimentos de madeira

A madeira oferece conforto térmico e um toque natural à decoração. “Escolher espécies com tonalidades alaranjadas ou avermelhadas é ideal para harmonizar com as cores do outono”, finaliza a gerente.

Sobre a GT Building  

A GT Building é uma incorporadora curitibana e um dos principais players do mercado imobiliário da capital. Preocupada com o futuro, a GT Building se posiciona como uma empresa Climability®, que utiliza suas habilidades de criação de projetos inovadores aliada à consciência e vontade de ajudar na construção de um mundo melhor. Com o objetivo de neutralizar sua pegada ecológica, a empresa fez parcerias com climatechs e organizações de preservação de biomas brasileiros para aquisição de créditos de carbono, compensando suas emissões de gases de efeito estufa.

Assessoria de impresa : 

Central Press -https://www.centralpress.com.br/

 

Veja também

Mármore branco: conheça os tipos, vantagens e saiba onde usar na sua casa

O mármore branco está entre os revestimentos preferidos para...

4 dicas para criar um cantinho de estudos na volta às aulas

Arquiteta Cilene Lupi destaca como iluminação, ergonomia e organização...

Nichos: 10 ideias de decoração de ambientes utilizando esse item

Os nichos são peças versáteis, capazes de unir organização...

Deixa um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário
Por favor, digite seu nome