Quando o assunto é otimizar espaço, as estantes suspensas se tornam a melhor opção de mobília. Afinal, elas são úteis não apenas para armazenar itens importantes, mas também na decoração do ambiente.
Na organização de cômodos pequenos, as estantes suspensas são as responsáveis por driblar a falta de espaço e deixar tudo em seu devido lugar. Por isso, apostar nesse modelo de móvel é uma ótima pedida para deixar seu canto mais clean, com uma aparência mais espaçosa.
A estante pode ser instalada tanto no teto quanto na parte superior da parede. Para isso, é importante verificar as estruturas do ambiente em que você deseja colocar o móvel.
As possibilidades de locais para pendurar sua estante são as mais variadas. Hoje damos ideias de 3 ambientes que combinam muito bem com esse recurso de decoração.
Cozinha
Em cozinhas pequenas, principalmente, as estantes suspensas são de grande utilidade. O maior benefício é ter mais espaço para circulação dentro do ambiente.
Uma dica importante é priorizar os itens que você mais utiliza e colocá-los na estante. Assim, o móvel realmente terá uma maior utilidade no cômodo. Louças e temperos são alguns dos objetos que podem ser usados.
Além de ser um móvel utilitário, ele ganha também o status de item de destaque na decoração. Se sua cozinha segue o estilo industrial, vale apostar na dupla madeira + metal. Ótima pedida para modernizar o cômodo.
Sala de estar
A sala de estar é aquele ambiente onde os encontros acontecem. Deixar o espaço ainda mais aconchegante e bem decorado transforma a energia da casa. Nesse caso, a estante suspensa assume um posto mais do que especial.
Seus objetos de décor preferidos, souvenires de viagem, livros, plantas ou fotos podem ser escolhidos da vez. A posição da sua estante na sala pode ser bem estratégica, assumindo o protagonismo da sua sala, por exemplo. Dica: coloque os objetos de forma bem descontraída, menos “organizada”, sem deixar de ser agradável aos olhos. Isso cria um efeito mais interessante.
Home office
Seja para trabalhar ou estudar, o home office é o cômodo da casa onde passamos horas a fio. Afinal, desempenhar tarefas que exigem concentração demandam tempo.
Você pode renovar esse canto com uma estante. Substituir a tradicional escrivaninha por uma suspensa pode poupar espaço e ainda mudar o astral do local de trabalho. Mescle elementos que são úteis no dia a dia com quadros e plantas, por exemplo.
Veja Também:
Corda + madeira
As estantes suspensas têm uma grande vantagem: você consegue confeccionar uma para chamar de sua. Tem maior liberdade para escolher o tamanho, quantidade de prateleiras e afins.
Corda e madeira são os materiais mais básicos para você criar seu próprio móvel. Colocar a mão na massa, ou melhor, na madeira, torna o seu item ainda mais especial e repleto de boas memórias. No blog da Maria Filó você pode aprender o passo a passo para fazer a sua.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraA estante pode variar de altura e largura, fique à vontade para definir suas medidas. O móvel vai bem em todos os cômodos da casa, da sala ao quarto. Por isso, antes de fazer seu DIY defina o ambiente e o posicionamento da nova peça. Decida o que vai colocar nela. Se a ideia for sustentar livros, por exemplo, veja se os seus vão caber na metragem que você está planejando.
Uma ideia bacana para o quarto da criançada é usar um suporte de madeira em forma de skate. Em vez na madeira, tiras grossas de couro são a companhia perfeita para um visual moderno. Que tal a ideia?
Corrente + madeira
Para sair um pouco do óbvio e trazer um ar mais urbano ao seu canto, uma estante que mescle elementos é uma ótima opção. A dupla corrente + madeira mostra que a combinação rende não só um objeto para lá de útil, como um item despojado de decoração.
A peça vai muito bem em paredes com tons de amarelo e cinza. O equilíbrio na paleta e nas escolhas dos objetos que ficarão na estante dão o tom nada convencional da mobília.
A estante suspensa é um móvel bem versátil e que pode transitar tranquilamente entre vários ambientes. Por isso, investir é um modelo ou criar o seu, com certeza, é mais do que válido. Mais uma vez, verifique as estruturas do local onde o item ficará para que a instalação ocorra da melhor forma.
Para ficar em tudo em cima na sua decoração!