Já reparou como a casa fica muito mais colorida e perfumada quando decorada com flores? Elas alegram qualquer ambiente! E graças à floreira – um móvel feito exatamente para ser um suporte para vasos de flores e plantas – você pode incluir o frescor das suas flores favoritas nos quatro cantos da casa.
Existem diferentes modelos de floreiras para usar na decoração. As de parede e janelas são as mais conhecidas, pois otimizam espaços pequenos com muita eficiência, mas você também pode usar a floreira de chão para decorar a varanda gourmet ou adicionar flores e tipos de plantas na sala de estar.
E como queremos que você monte uma decoração perfeita em todos os detalhes, hoje você vai aprender sobre todos os modelos de floreiras e como aproveitar cada uma delas da melhor forma na sua casa. Confira!
Qualquer móvel que tenha espaço para você adicionar vasos de plantas e flores como a Kalanchoe pode ser considerado uma floreira. Você tem a opção de comprar modelos prontos ou fazer uma especialmente para sua casa.
Porém, antes de comprar a floreira para decorar sua casa, é preciso saber as diferenças entre os modelos e indicações de onde usar cada um deles na sua decoração. Confira abaixo!
No Viva Decora Shop
Floreira de parede
Quem não tem espaço suficiente para ter flores em casa, pode colocar a floreira de parede acima do sofá, de um aparador, no cantinho da varanda gourmet ou qualquer outra parede que esteja precisando de uma decoração bonita.
Inclusive, aqui vai uma ideia: Se você sonha ter uma pequena horta em casa, a floreira de parede pode ser a sua solução. Pendure a floreira na parede da cozinha com todas as hortaliças que você usa no dia a dia e cultive, o exemplo abaixo é perfeito para você mesmo fazer .
Floreira de chão
No caso de ambientes amplos, você pode optar pela floreira de chão. A vantagem desse modelo é que você consegue deixar a decoração ainda mais personalizada e ter diferentes tipos de plantas dentro de casa.
Geralmente a floreira de chão é usada em ambientes como: sala de estar, terraço, sacada, quarto e outros cômodos que tenham espaço.
A floreira vertical é bem parecida com a de parede, a diferença está no tamanho: os modelos de floreiras de parede costumam ser menores, enquanto as floreiras para jardim vertical podem tomar conta de toda a parede ou servir como uma divisória de ambientes. Bromélias, azaleias e flor de maio adoram esse cantinho especial.
Se você sonha ter girassol no jardim, aproveite para cultivá-lo na floreira vertical!
A floreira vertical também é super fácil de fazer. Você mesma pode fazer utilizando apenas paletes, nichos ou caixotes de feira – fica sensacional!
Floreira de janela
A floreira de janela é a mais tradicional de todas, porém, não é todo mundo que pode ter. Somente casas conseguem investir nesse tipo de decoração. Os apartamentos, que geralmente possuem diversas regras para decorar a área externa, não tem o costume de colocar uma floreira de janela.
Caso você queira ter uma floreira na janela, tenha cuidado para combiná-la com o estilo da sua casa. Em fachadas mais rústicas, aposte na floreira de madeira, já uma mais moderna pode ter uma floreira de ferro, que são mais trabalhadas.
Como a janela ficará desprotegida da chuva e da incidência de sol, nós indicamos que você opte por um suporte para floreira de ferro que dura muito mais do que uma floreira de madeira, por exemplo.
Transforme o pallet em lindos modelos de floreira
O pallet é um material mais versátil que existe. Você pode fazer desde móveis estruturados, como piscinas, até mesmo os mais simples, como uma floreira de pallet.
Existem infinitas formas de fazer uma floreira de pallet, a mais simples consiste em manter a estrutura e encaixar as flores no entremeios ou pendurar vasos com plantas pequenas na estrutura. Outra forma é adicionar prateleiras de pallet para servirem de suporte para floreira.
Vale lembrar que a floreira de pallet pode compor a decoração da sua casa ou até mesmo a de uma festa de casamento rústica, cheia de detalhes feitos por você mesmo.
Dicas para escolher o melhor material
A floreira de madeira e a floreira de ferro são as mais fáceis de encontrar em lojas especializadas. E o mais interessante é que você pode optar pelo material que mais te agrade.
A vantagem de ter uma floreira de madeira é que você pode pintá-la da cor que for mais interessante para você ou destacar o estilo rústico do ambiente. Já a floreira de ferro é mais moderna e ideal para ser usada na janela.
Qual flor colocar em floreira?
Petúnias, kalanchoes, gérberas, margaridas, orquídeas, begônia, lantana, jasmim, azulzinha, suculentas pendentes, barba de moisés, aspargo, samambaia, peperômia, jiboia e onze horas são algumas das espécies que podem ser cultivadas em floreiras.
Assista o vídeo com mais dicas de como usar floreira na sua decoração
Confira mais modelos de floreiras para se inspirar!