Shabby Chic não é uma expressão tão usual, apesar do estilo ser muito utilizado, mesmo que “sem querer”, em muitas casas e até mesmo em espaços comerciais, como casas de shows e teatros. Com esse estilo de decoração, o lugar se torna aconchegante, fazendo com que a pessoa se sinta em casa e fique confortável para assistir aos espetáculos de arte e música.
A tradução de Shabby Chic é algo como “chique gasto” ou “chique esfarrapado ou desalinhado”. Esse nome surgiu nos anos 70, na Inglaterra. A ideia desse estilo é mesclar objetos sofisticados, clássicos, com peças e materiais desgastados, como espelhos com moldura de metal enferrujado, por exemplo. É legal também utilizar várias cadeiras diferentes em volta da mesa de jantar, de madeira ou de ferro envelhecido. Móveis com aspecto muito usado, tecidos desbotados, peças de cristal e grandes poltronas formam uma combinação perfeita para esse estilo.
Esse é um estilo bonito e refinado, mas, como todos os outros, é preciso fazer as escolhas certas para a composição dos ambientes. O principal detalhe nesse tipo de decoração é misturar o novo (ou moderno) com o antigo. Predominam as cores claras e os tons pasteis. Branco, rosa, azul, verde (as famosas Candy Colors) .
Algumas dicas simples para você montar uma linda decoração Shabby Chic:
- Arranjos de flores delicadas, principalmente nos tons de rosa e branco;
- Móveis rústicos, provençais ou com patina;
- Objetos e quadrinhos fofos;
- Estampas florais;
- Toalhas e mantas felpudas
Ao mesmo tempo que traz charme, o estilo Shabby Chic proporciona baixo custo na hora de decorar, afinal é possível “garimpar” objetos guardados há tempo no baú da vovó.Por Natália Ribas, Arquiteta na NR Arquitetura Interiores.