Com recursos da arquitetura de interiores, como marcenaria sob medida e móveis multiuso, é possível garantir o bem-estar dos moradores e a organização do escritório residencial, sem perder de vista a personalidade dos ambientes!
Para home offices na sala de estar, o projeto deve proporcionar uma ambientação em sintonia com o estilo decorativo do espaço. Por aqui, a arquiteta Mari Milani investiu em uma marcenaria que acoplou o cantinho do bar e a mesa para as atividades profissionais ,

Trabalhar em casa é uma dádiva, entre tantas razões, pelo conforto de não precisar acordar muito mais cedo para os longos deslocamentos que a maioria era submetida. Mas, para muitos, o ‘x’ da questão sempre está na decisão sobre o local do home office. “E nem sempre as dimensões ou a estrutura do imóvel nos permite entregar um ambiente separado da vida que existe na morada”, afirma a arquiteta Mari Milani.
De acordo com ela, junto com a tranquilidade para exercer as atividades profissionais, o home office deixou de ser um improviso, precisa de uma vida desligada da rotina doméstica e pede uma estética interessante – tanto para o bem-estar de quem o usará, como para ser o cenário para as reuniões virtuais. “Por isso, assim como encontrarmos uma identidade visual nos escritórios corporativos, também podemos atribuir personalidade aos projetos que realizamos, principalmente quando ele está integrado com a sala de estar ”, diz a profissional.
Com o estudo do enquadramento no layout e o emprego de recursos arquitetônicos como a marcenaria planejada, ela diz que é possível entregar o home office adaptado às demandas dos moradores. “Embora muitas empresas tenham implementado o retorno ao presencial, trabalhar em casa continuará a ser uma realidade, seja no formato híbrido ou 100% home office”, analisa Mari.
Em seus projetos, ela também aposta na polivalência do mobiliário como uma saída interessante para garantir o funcionamento do lar e o aproveitamento de espaço para que todos os itens – tanto do escritório residencial, quanto do estar –, possam coexistir em harmonia.
Confira, a seguir, quatro projetos onde a profissional explorou toda a potência do home office, implementando o cantinho com primazia dentro das salas:
Móveis sob medida criam home office e setor para bar e café!
Como indicado pela arquiteta, a marcenaria é um excelente recurso para assegurar o aproveitamento total do espaço. “Quando desenho o setor de home office dentro de uma sala, procuro criar uma conexão inteligente entre todos os componentes do ambiente. O estar nunca pode perder a essência”, explica a profissional que, além de estabelecer a concordância por meio do mobiliário, também promove esse encaixe na paleta de cores.
Para esse projeto, a arquiteta Mari Milani executou um móvel sob medida: na lateral, o canto curvo tornou-se muito mais charmoso com o efeito ripado que se desdobra no cantinho do bar, com adega e frigobar, e o home office com a bancada de trabalho e armários para organização do material. O azul tornou-se mais alegre ainda com as demais cores que ela aplicou na sala de estar



Para esse contexto de espaços multiuso, a arquiteta é categórica ao enfatizar a importância de que uma área não destoe da outra com pontos focais desconexos. “ Cores análogas ou complementares, materiais semelhantes, texturas ou uma base neutra de revestimentos são algumas das teorias que podemos colocar em prática nesses casos”, salienta.
Pensando na integração visual, o home office idealizado pela arquiteta Mari Milani conversa com a decoração da sala de estar. O visual foi complementado com as prateleiras decoradas com objetos e plantas

Nessa sala, além do móvel sob medida que recria o cantinho do café e do bar, a arquiteta Mari Milani incluiu uma iluminação indireta e potente nas prateleiras superiores, garantindo uma melhor visualização da mesa de trabalho pelo morador


Porta de correr separa home office e happy hour em sala de estar
A liberdade de decidir se o home office ficará sempre presente (ou não), também é uma possibilidade nos projetos implementados por Mari. Ela pontua que portas de correr ou divisórias, como muxarabis e cobogós, são elementos que entram em cena para uma separação sutil entre os espaços. “ Eles auxiliam tanto no aspecto visual, como no mental de quem trabalha e vive no mesmo lugar. A simbologia de ‘fechar’ o escritório ao fim do expediente traz a chave do descanso e a oportunidade de aproveitar a sala de estar sem a interferência visual do local de trabalho ”, verbaliza.
Com uma marcenaria inteligente, a arquiteta Mari Milani desenvolveu uma porta de correr para esconder o home office e o bar, conforme o desejo dos moradores! O espaço fica localizado na sala de estar e serve tanto para o trabalho nos dias de semana (com prateleiras para a impressora, enfeites, armazenamento de pastas e cadernos e, claro, uma bancada para o computador) como para o happy hour (com uma adega, espaço próprio para armazenamento de garrafas, prateleiras e a bancada com bandeja para copos). “Aproveitamos a volumetria do espaço que tínhamos disponível, aproveitando a verticalidade para desenvolver as prateleiras ”, conta a profissional.



Serralheria e mobiliário mimetizado como aliados!
Outro recurso que pode ser empregado para a confecção do mobiliário multiuso desses espaços é a serralheria, principalmente para a sustentação de estantes e prateleiras.
Ideal para quem busca soluções com décor mais clean e elegante, a serralheria dourada deixa a sustentação das prateleiras garantida sem uma estrutura mais robusta, como a de uma estante. No desenho da marcenaria, a arquiteta Mari Milani trouxe a mesa de trabalho suspensa com gavetas acopladas e interligada à cristaleira

Sobre a arquiteta Mari Milani
Formada em arquitetura e urbanismo em 2009, pós-graduada em master arquitetura em 2012, com mais de 300 projetos realizados em lares e negócios, Mari Milani está sempre presente nas maiores feiras e eventos de design do mundo acompanhando e trazendo as últimas tendências de mercado para seus clientes.
Para ela, a construção de um ambiente transformador vai além de erguer paredes e distribuir cômodos; é a habilidade de criar um espaço que reflita a personalidade e os sonhos de cada cliente, pensando sempre no conforto e segurança. Cada projeto é uma oportunidade de criar sensações diferentes e únicas, seja por meio da iluminação, do formato ou da decoração.
www.marimilani.com
@marimilani_arquiteta
Assessoria de imprensa:
Dc33 Comunicação
www.dc33.com.br
@dc33comunicacao
Mais detalhes do projeto :







