O jardim vertical externo traz beleza, frescor e cria contrastes únicos na decoração das paredes das casas e edificações. Fazendo uso de plantas naturais ou plantas artificiais é possível criar lindas composições tanto nas fachadas dos imóveis como nas áreas de lazer e de garagem do terreno.
Por isso, se você deseja trazer um toque verde para as paredes da sua casa, espaço comercial, escritório ou condomínio residencial, aposte na criação do jardim vertical externo. Nesse post, vamos compartilhar várias informações valiosas para que você crie um lindo e funcional jardim vertical externo. Confira e tire todas as suas dúvidas!
Veja também:
- Luz de Jardim: 9 Tipos de Iluminação +48 Projetos Para Se Inspirar
- Deck de Madeira: Tipos, Como Conservar, +65 Projetos Para Se Inspirar
- Enfeites Para Jardim: +80 Modelos Criativos Para Decorar
- Flores Coloridas: +70 Tipos para Cultivar no Jardim e no Vaso de Flores
- Folhagem para Jardim: Conheça 25 Espécies Lindas para seu Projeto
Quais as vantagens de cultivar jardim vertical externo?
O jardim vertical externo além de agregar valor estético para as casas e edificações, ele também traz muitos benefícios para as pessoas que convivem no ambiente. Confira abaixo algumas vantagens de cultivar jardim vertical externo:
- O jardim vertical reaproveita de forma inteligente espaços que antes estavam esquecidos, logo, áreas que antes não eram tão valorizadas passam a ganhar vida com as plantas;
- As plantas naturais do jardim vertical externo ajudam a aumentar a umidade do ar e a reduzir a temperatura dos ambientes, pois elas atenuam os raios solares;
- As plantas naturais do jardim vertical externo também ajudam no isolamento acústico do ambiente, já que absorvem parte das ondas sonoras;
- O jardim vertical externo pode ser construído em diferentes espaços, seja o ambiente compacto ou grande;
- A formação do jardim vertical externo não depende necessariamente de uma parede, ou seja, o jardim vertical externo pode ser construído por meio de uma escada, móveis ou estruturas de ferro e madeira que criam esse efeito visual vertical.
Quais os tipos de jardins verticais?
Existem diferentes tipos de jardim vertical externo, por isso é fundamental que você entenda as características técnicas de cada um para que o modelo escolhido atenda suas necessidades e expectativas.
1. Jardim vertical externo natural tradicional
O jardim vertical tradicional pode ser feito com diferentes estruturas incluindo blocos pré-moldados, blocos cerâmicos, treliça, estrutura modular de plástico, sistema modular composto por nichos, painéis de fibra de coco e prateleiras de ferro e madeira.
2. Jardim vertical externo natural hidropônico
O jardim vertical externo hidropônico consiste na técnica de hidroponia, ou seja, as plantas naturais cultivadas não precisam de terra em sua composição, somente água. Essa característica do jardim vertical facilita sua instalação, manutenção e reduz o peso da estrutura.
A fixação desse jardim vertical é indicada para ambientes com boa incidência de luz natural, ventilação e ponto de água próximo.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora3. Jardim vertical externo preservado
O jardim vertical externo preservado é formado por plantas naturais que passaram por um processo de conservação, de forma a manter o aspecto de folhagem, textura e cor original. O processo de preservação das plantas inclui alta tecnologia e trabalho manual detalhado. Dentre as inúmeras vantagens do jardim vertical externo preservado podemos destacar: resistência das plantas as oscilações de temperatura e a ausência do uso de irrigação automática ou manual.
4. Jardim vertical externo artificial
O jardim vertical externo artificial é feito a partir de plantas artificiais idênticas às naturais. Para a fabricação das plantas que fazem parte do jardim vertical artificial utiliza-se normalmente poliéster e seda fina, já que estes materiais conferem um acabamento mais realista com brilho, textura, cor e movimento similar às plantas naturais.
5. Jardim vertical externo artificial UV
Para quem busca um projeto paisagístico artificial ainda mais resistente para as áreas externas deve apostar no jardim vertical externo artificial UV. Isso porque, as plantas que fazem parte do jardim vertical artificial contam com proteção UV, ou seja, elas se tornam ainda mais resistentes e duráveis quando submetidas de forma constante aos raios solares.
Quais as melhores plantas para jardim vertical externo?
Por se tratar de áreas externas, as plantas que irão fazer parte do jardim vertical externo devem ser adaptadas a locais com alta incidência de luz natural. Confira abaixo alguns exemplos de folhagens e flores que gostam de sol para jardim vertical externo:
- Tillandsia
- Petúnias
- Lambari-roxo
- Aspargo-pluma
- Cacto amendoim
- Begônia Asa de Dragão
- Barba-de-serpente
- Colar-de-pérolas
- Lobélia-Azul
- Planta Jiboia
- Hera-inglesa
- Orquídea-grapete
- Gerânio Pendente
- Brilhantina
- Amarelinha
- Clorofito
Como fazer jardim vertical externo gastando pouco?
A estrutura do jardim vertical externo pode ser feita com diferentes materiais (blocos pré-moldados, blocos cerâmicos, treliça, estrutura modular de plástico, painéis de fibra de coco, prateleiras de ferro e madeira, moldura de quadros, pallet e mais) o que torna a construção muito mais acessível e versátil.
Usando garrafas pet, corda, tesoura, ganchos de paredes, mudinhas e substrato, por exemplo, é possível montar uma linda horta com garrafa pet na parede repleta de hortaliças como alface, rúcula, cebolinha, manjericão, coentro, alecrim, hortelã e espinafre.
Agora se a ideia é criar um lindo jardim vertical de suculentas saiba que com poucos materiais também será possível criar lindas composições nas paredes, como mostra a imagem abaixo. Você pode inclusive mesclar suculentas pendentes com cores, formatos e texturas diferentes.