Se você gosta de projetos com ambientes integrados, com certeza você vai curtir a ideia de morar em um loft. Esse tipo de moradia é bem diferente, pois todos os cômodos da casa são abertos, ou seja, não existem paredes e nem divisórias.
E se você quer saber mais sobre loft e como transformar esse ambiente em um lindo lar, bem decorado e com a sua cara, confira esse post repleto de dicas e inspirações!
Para responder o que é um loft é interessante falar da origem dele. O loft surgiu nos Estados Unidos entre os anos de 1960 e 1970 como uma nova opção de moradia. A princípio o loft era um galpão usado por indústria ou comércios que passaram a ser vendidos e alugados por um preço baixo para pessoas habitarem.
Nesse começo, os lofts eram queridinhos de artistas, arquitetos, publicitários, enfim, dos “criativos”. Por isso, é comum que as pessoas associem o loft à arte e a um estilo decoração original e ousada.
Com o passar do tempo, o loft passou a se tornar um tipo de moradia valorizado e já não é tão acessível quanto nos anos 1960. Aliás, hoje em dia é comum encontrar prédios inteiros feitos de apartamentos inspirados no estilo loft, com conceito aberto e estilo industrial.
Enfim, algumas características que respondem o que é um loft são:
Planta livre, ou seja, conceito aberto com poucas ou nenhuma paredes e divisórias;
Pé-direito alto, normalmente com mais de 3 metros;
Janelas amplas e valorização da iluminação natural;
Instalações hidráulicas e elétricas aparentes.
Assista o vídeo para dicas de decoração para loft
Modelos de loft
Com um espaço amplo e sem divisões, é perfeitamente possível dar a cara do morador ao loft. Por exemplo, como o loft tem o pé-direito bem alto, é possível fazer um mezanino nele, que normalmente é usado para acomodar o quarto. Porém, caso o dono do imóvel não queira, ele pode ter apenas um andar no loft.
Outra questão sobre o loft é quanto à escolha de cores para a decoração. Quando a casa ou apartamento é pequeno, recomendamos o uso de cores claras para dar maior impressão de amplitude. Entretanto, no caso do loft, o morador é quem decide se prefere tons mais claros ou escuros, pois o estilo do projeto já é naturalmente amplo.
Enfim, os modelos de loft são diversos, pois ele é extremamente personalizável. Aqui, vamos falar sobre quatro possíveis modelos de loft: o loft industrial, loft rústico, loft pequeno e também o loft com mezanino.
Loft industrial
O loft industrial é um dos modelos de loft mais comuns, isso porque esse estilo de decoração nasceu juntamente com o surgimento do lofts.
Algumas das características do loft industrial é o uso de escadas, móveis e objetos de decoração metálicos, de concreto, parede de cimento queimado e, claro, as instalações aparentes. Os canos e afins expostos dá um estilo bem diferente à decoração do loft industrial, mas tem também o lado prático: dispensa quebra-quebra quando for necessário fazer alguma manutenção.
As cores predominantes em um loft industrial costumam ser o branco e o cinza, porém, escolher alguns móveis e itens de decoração para se tornarem destaque por serem coloridos, estampados ou chamativos é algo que encorajamos para você fazer no loft industrial com papel de parede de tijolinho.
Loft rústico
As características industriais combinam bem também com uma decoração de loft rústico. Para deixar o local mais aconchegante você pode apostar em um loft rústico com tijolos à mostra e também com revestimentos e móveis de madeira.
Os tons de marrom também ficam ótimos no loft rústico, assim como móveis de couro e mantas de tecidos naturais como linho e algodão. Para deixar o seu loft rústico ainda mais bonito, você pode também usar acabamentos de pedra e objetos de decoração de barro, cerâmica e cobre.
Loft pequeno
Ao contrário do que muitos pensam, existe sim loft pequeno. O conceito aberto é uma ótima forma de otimizar um imóvel pequeno e, no caso do loft pequeno, a interação entre os ambientes dá um visual bem diferente e moderno para o loft pequeno.
Uma boa dica para quem quer decorar um loft pequeno é pensar no espaço como um todo, com uma mesma paleta de cores para todo o imóvel. Outra recomendação indispensável é colocar a funcionalidade em primeiro lugar, apostando em móveis multifuncionais, principalmente nas “divisões” entre os ambientes do loft, como estante e aparador.
Usar móveis planejados pode ser a saída ideal para um loft pequeno. Isso permitirá que você tenha um mobiliário pensado exatamente para as suas necessidades e para as medidas que você tem disponíveis.
E mesmo que seus móveis sejam convencionais, tenha atenção no espaço para circulação no seu loft pequeno. Para isso, faça uma distribuição harmoniosa dos seus itens de decoração e dê prioridade ao que é necessário.
Loft com mezanino
Como dissemos anteriormente, o fato do loft ter o pé-direito bem alto permite fazer um “segundo andar” dentro dele, é assim que surge o loft com mezanino. Nesse mezanino, é comum que se coloque o quarto, pois assim se garante um pouco mais de privacidade para esse espaço.
Ter um loft com mezanino proporciona também mais espaço para ser aproveitado no “térreo” para os demais cômodos da casa, como a cozinha e salas, podendo até mesmo investir em ambientes integrados deixando a casa ainda mais ampla como uma sala de estar junto com a cozinha americana, por exemplo.
Ter um loft com mezanino proporciona também mais espaço para ser aproveitado no “térreo” para os demais cômodos da casa, como a cozinha completa e as salas.
Ah, o loft de apenas um pavimento costuma ser muito bem iluminado pelas janelas amplas com trancas. No loft com mezanino, para o segundo andar não atrapalhar a iluminação dos ambientes embaixo dele, aposte em lustres, pendentes ou mesmo em pontos de luz. De preferência escolha lâmpadas de luz branca.
Dicas para ter um loft decorado maravilhoso
Selecionamos as melhores dicas para você aprender a decorar seu loft e garantir um ambiente sensacional.
Escolha móveis funcionais
Compre móveis pequenos e funcionais para usar no loft. É a melhor forma de garantir uma boa circulação do ambiente e garante uma melhor amplitude do ambiente.
Aposte no minimalismo
Não precisa encher o loft com objetos decorativos. Invista no básico, que represente a sua personalidade e garanta que o loft seja perfeito e agradável para você.
Móveis como divisórias
Use os próprios móveis como divisória de ambientes no loft decorado, como sofá, poltronas decorativas e até mesmo estantes de livros e enfeites.
Em suma: loft é kitnet de rico.