Se você está construindo uma casa com um estilo de fachada moderna, saiba que um dos elementos marcantes para esse tipo de arquitetura é a platibanda. As fachadas de casas com essa estrutura proporcionam um visual clean por causa de suas linhas retas.
Uma casa com platibanda não apresenta simplesmente a função estética de esconder o telhado, mas auxilia também para diminuir os custos com a cobertura.
Antes de você decidir qual modelo de telhado ou cobertura é ideal para a sua casa, veja nesse post alguns projetos de casas prontas que utilizaram a platibanda e você também pode contratar um arquiteto que irá te auxiliar com a melhor solução para o seu projeto. Confira!
A platibanda é uma moldura ou faixa horizontal na parte superior de uma construção que tem como finalidade esconder o telhado, as calhas, a caixa d água e outros materiais de construção. Com a modernização das fachadas de casas, a platibanda tornou-se uma tendência no mercado.
Quando usar platibanda?
Em geral a platibanda é usada para dar um acabamento vertical a um telhado plano. Nos projetos de telhado embutido, a platibanda reduz o tempo de construção civil, utiliza menos madeira e diminui de maneira significativa os custos da obra.
Na residência, a platibanda esconde as telhas do telhado, fornecendo sombra e proteção a janelas e portas superiores. A platibanda da imagem acima valoriza a varanda no andar superior.
Você pode criar áreas de sombra na sua construção utilizando a platibanda como cobertura para balcões, janelas e varandas.
No imóvel, a platibanda tem como revestimento a madeira em tom natural para personalizar e modernizar a fachada. A combinação da madeira com as esquadrias metálicas na cor preta deixam o espaço mais sofisticado e requintado.
Qual altura mínima da platibanda?
A altura mínima da platibanda é de 80 cm. Isso porque, a altura da platibanda deve ser proporcional à inclinação do telhado. Logo, sabendo que a inclinação é de 10% e tomando como exemplo um telhado de 5 m de largura, a inclinação deve ser de 50 cm.
Como resultado a platibanda deve ficar acima dos 50 m, apresentando uma altura mínima de 80 cm.
A principal diferença entre beiral e platibanda é que o beiral oferece proteção às paredes, já a platibanda só irá exercer essa função caso ela seja construída no recuo em relação às paredes do imóvel.
Outro ponto a ser destacado e a estética, enquanto o telhado com beiral remete a uma arquitetura mais clássica, a platibanda traz um toque mais moderno para a arquitetura. Além disso, a platibanda se trata de uma estrutura vertical, enquanto o beiral se trata de uma cobertura horizontal, cuja finalidade é impedir que a água da chuva caia direto nas paredes, janelas e portas.
Quais as vantagens e desvantagens de usar platibanda?
Uma das principais vantagens atreladas ao uso da platibanda é o estético, já que a estrutura oferece um acabamento diferenciado ao imóvel. A variedade de acabamentos da platibanda com cores, texturas e materiais também é um ponto a ser destacado.
Além disso, a estrutura da platibanda pode proteger a casa contra a radiação solar e umidade caso as paredes do imóveis sejam construídas de modo recuado em relação à platibanda instalada.
Como desvantagens podemos destacar o custo da mão de obra. Isso porque, a instalação da platibanda deve ser feita por profissionais qualificados o que pode encarecer um pouco o projeto. A manutenção das platibandas também devem ser feitas com mais frequência, já que ficam expostas à chuva e ao sol.
Casas com platibanda: Realce as linhas retas e modernas
As casas com platibanda deixam a construção com um aspecto simples nas suas formas, porém o visual é bastante agradável e harmonioso. Com a estrutura da platibanda é possível ocultar todo o madeiramento do telhado, assim como, as telhas, calhas e rufos.
Em muitas construções, a platibanda assume a função de cobertura para as paredes recuadas, com isso, esse elemento arquitetônico pode proteger as portas e janelas. Você poderá revestir a platibanda com diversos materiais como madeira, concreto aparente, pedras, entre outros.
Na residência da imagem acima, a platibanda foi executada em diversos níveis que deixa a fachada mais luxuosa e moderna. O projeto de iluminação também foi realizado com atenção, observe que pontos estratégicos da casa foram realçados com a presença de arandelas, bem como, spots de luz.
Os materiais de acabamento da fachada utilizam madeira no pavimento inferior enquanto no andar superior, a platibanda foi revestida com granito absoluto preto. A parede de vidro decorada é protegida pela platibanda que serve de cobertura nos dois níveis.
Na residência, a platibanda exerce várias funções como criar espaços sombreados, esconder o madeiramento do telhado e ocultar a caixa d água. Nessa residência a platibanda recebe a presença de massa acrílica fina e posterior acabamento com rolo de pintura em látex branco.
O telhado platibanda é uma forma moderna de construção que permite um efeito estético diferenciado e ao mesmo tempo de baixo custo.
A escolha do telhado platibanda pode determinar os custos da obra e os tipos de exigências construtivas para um resultado eficiente. Os telhados convencionais com madeira e telhas de barro tem um custo mais elevado de materiais e mão de obra.
Um telhado platibanda tem a vantagem de você conseguir utilizar materiais mais simples como às telhas de fibrocimento. É possível fazer uma estrutura mais leve com menos quantidade de madeira, pois o telhado e as calhas ficarão escondidos atrás do muro da platibanda.
No exemplo acima, os elementos arquitetônicos tem formas curvilíneas que se repetem em várias partes da casa como nos pisos, nas varandas, na platibanda, nas janelas e portas. A platibanda em vários níveis tem as formas curvas para formar a cobertura das varandas.
As casas com platibandas decoradas na fachada apresentam um visual marcante e escultural. Para a execução do trabalho é necessário à contratação de empresas e profissionais especializados em impermeabilização de lajes e telhados.
Confira mais alguns projetos de casas com platibanda