As orquídeas são algumas das flores mais queridas dos amantes de plantas e flores, assim como, mais atualmente, a espada de São Jorge. São consideradas plantas exóticas e possuem diversas formas, texturas e cores diferentes. Para você ter uma ideia, existem cerca de 40 mil espécies de orquídeas registradas. Para muitos especialistas da área, sua constituição morfológica é considerada a mais perfeita do reino vegetal.
As orquídeas possuem raízes aéreas e, na natureza, elas se prendem aos troncos e galhos de árvores em busca de segurança, sombra e umidade. Apesar de prederem-se nas árvores, elas não são parasitas, pois só utilizam das árvores como apoio e para pegar nutrientes que caem sob suas raízes.
Como é uma planta muito bonita, as orquídeas estão se tornando cada vez mais populares nas residências. Entretanto como se trata de uma planta bastante tropical, nem sempre ela recebe os cuidados necessários para deixá-la num clima favorável. É imprescindível se atentar para as condições de luz, ventilação e umidade exigidas pela espécie.
Para as orquídeas, recomendamos vasos de barro e se possivel com aberturas ao lado. Pois eles oferecem uma melhor drenagem da água. A terra deve permanecer úmida.
Caso troque de vaso ou lugar, observe onde é a “frente” da orquídea. Dessa forma você posiciona da mesma forma para que ela não sofra com as novas adaptações em termos de direcionamento e luz.
Anote a data de quando brotar as flores. Para acelerar e melhorar as pétalas, utilize o adubo para indução floral NPK 10-30-20 entre as florações.
As orquídeas não devem receber a luz do sol diretamente, pois ela queima suas folhas e flores.
A irrigação varia de acordo com o clima de cada região, mas a melhor forma é deixar o substrato úmido. Coloque o dedo a 2cm de profundidade dentro do vaso, se estiver úmido não precisa regar. Prefira regar pela manhã.
Para as podas, esterilize a tesoura antes de utilizá-la. Após o corte passe um pouco de canela em pó para ajudar na cicatrização da planta.
Com uma escova pequena, esfregue as folhas com fumo de corda para retirar manchas ou com sabão de coco para eliminar pulgões e cochonilhas.
Veja mais algumas dicas de como cuidar de suas orquídeas
Confira uma galeria linda com Orquídeas na Decoração
Uma leveza e tanto em qualquer ambiente!