Para fazer um projeto de paisagismo completo, você pode combinar elementos vegetais e não-vegetais nos jardins. Seja para compor caminhos, decorar vasos ou fazer a forração, as pedras para jardim são uma alternativa interessante para quem tem pouco tempo para cuidar desse espaço, mas ainda quer deixá-lo marcante e bonito.
Existem muitas opções de pedras para jardim que podem decorar os mais diversos ambientes. Neste post, separamos as principais. Confira e se inspire em projetos de Janaina Peserico, KalilFerre Paisagismo, Jonathas Matarelli Miranda, Alex Bonilha, Bia Abreu, Droysen Tomich e Gerson Munayer!
Quais são os principais tipos de pedras para jardim?
Pedras para jardim são versáteis e podem ser usadas de várias maneiras. Algumas são ideais para decoração, outras são perfeitas para criar caminhos e algumas até servem como mobiliário natural.
Pedra de rio
Bem comuns e baratas, esse é um dos tipos de pedras para jardim com visual mais natural. Elas são facilmente encontradas em rios e lagos e costumam ter tons amarronzados ou bege.
Seixo natural ou rolado
Os seixos naturais são pedras retiradas diretamente da natureza, mantendo sua forma original e rústica. Já os seixos rolados passam por polimento, ficando mais lisos e arredondados.
Em suma, os seixos rolados têm uma aparência uniforme e suave, enquanto os naturais são mais brutos e autênticos. A escolha entre essas pedras para jardim depende do efeito desejado no projeto.
Brita branca ou de construção
A brita, conhecida por seu uso na construção civil, é cinza, irregular e tem um ar rústico, sendo uma opção econômica para jardins. A brita branca é uma versão mais clara e elegante, usada em jardins de inverno e jardins zen, destacando detalhes e realçando flores coloridas.
Dolomita branca
Outra opção de pedra para jardim é a dolomita branca, que apresenta uma textura mais uniforme que a brita branca. Disponível em diferentes tamanhos, ela é geralmente vendida em sacos maiores, mas ainda a preços acessíveis.
Argila expandida
Essas pedras para jardim são marrons, arredondadas e frias ao toque, além de reterem umidade. Elas são comumente usadas na superfície de vasos, mas também funcionam bem em terraços e quintais, diretamente no solo. Com um preço acessível, a argila expandida é uma escolha popular para o paisagismo e a jardinagem.
Placas de mármore
Essas pedras para caminho de jardim podem ser encontradas em quadrados ou formatos mais irregulares. A dica é escolher placas com acabamento mais rústico, menos liso, para evitar que elas fiquem escorregadias quando molhadas.
Pedra de São Tomé
A pedra São Tomé é uma ótima opção para caminhos de jardim. Ela é absorvente, antiderrapante, antitérmica e resistente ao atrito, sendo prática e segura para diversas aplicações externas.
Pedriscos
Pedriscos são pequenas pedras britadas, geralmente usadas em jardins para decorar caminhos, cobrir solo e evitar a erosão. Eles ajudam na drenagem, prevenindo o acúmulo de água, e podem ser usados em áreas de plantas suculentas, ao redor de vasos, e como base para pisos ou decks.
Pedra caverna
A pedra caverna é uma rocha natural com uma aparência rústica e texturizada. No jardim, pode ser usada para criar bordas de canteiros, caminhos, cascatas ou como decoração em áreas de descanso. Além de sua durabilidade, adiciona um visual natural e orgânico ao espaço, harmonizando com plantas e outros elementos.
Granito
O granito é uma opção para fazer caminhos, mas, se comprado em tamanhos grandes, também pode ser usado como base para a construção de um banco no quintal, por exemplo.
Quais são as vantagens e desvantagens de usar pedras para jardim?
Usar pedras no jardim tem várias vantagens e algumas desvantagens. As vantagens incluem baixa manutenção, pois não requerem poda, irrigação e adubação. Elas também são duráveis, resistentes às intempéries e ajudam a controlar a erosão do solo. Além disso, as pedras adicionam um apelo estético, criando um visual limpo e moderno.
Por outro lado, as desvantagens incluem o custo inicial de compra e instalação, que pode ser alto, dependendo do tipo de pedra para jardim que você escolher. Pedras também podem aquecer sob o sol, o que pode ser desconfortável para caminhar sem sapatos e pode aumentar a temperatura ao redor das plantas, o que pode afetar seu crescimento.
Outro ponto é que, se não forem colocadas sobre uma manta geotêxtil, podem se misturar ao solo com o tempo, exigindo manutenção adicional para mantê-las limpas e organizadas.
Por isso, vale a pena consultar um paisagista para acertar na escolha das melhores pedras para jardim. Saiba que esse tipo de profissional pode ajudar a harmonizar o design, garantir a durabilidade dos materiais escolhidos e assegurar que a drenagem do solo seja adequada, criando um ambiente funcional e esteticamente agradável para você.
E na hora de criar o seu jardim perfeito, conte com a Viva Decora Shop, a melhor loja para você construir, reformar e decorar todos os espaços do seu lar!