Quer transformar a iluminação da sua casa? Então, invista em pendentes, lustres e luminárias na decoração do seu cômodo. Ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, essas peças passaram a ser vendidas em diferentes formatos, estruturas e cores, agradando assim os mais diferentes públicos.
No entanto, são tantos os modelos dispersos pelo mercado que muitas pessoas ficam na dúvida sobre quais tipos de pendentes, lustres e luminárias escolher para compor a iluminação de casa.
Pensando nisso, para te auxiliar nesse processo de compra, preparamos este post. Aqui, você irá encontrar dicas, informações e as principais diferenças entre pendentes, lustres e luminárias. Confira!
Veja Também:
Mas, afinal, qual a diferença entre pendentes, lustres e luminárias?
Estruturar um bom projeto de iluminação nas etapas de construção ou reforma de uma casa é fundamental. Isso porque, a iluminação na decoração além de valorizar a arquitetura e os móveis presentes no cômodo, traz conforto e clareza para todos aqueles que se utilizam do espaço.
Hoje no mercado é possível encontrar diferentes peças que auxiliam na iluminação de um ambiente e dentre elas podemos citar os pendentes, lustres e luminárias. No entanto, muitas pessoas acabam se questionando sobre qual a diferença entre cada uma dessas peças. Então, vamos a explicação!
Pendentes
Se você deseja incluir no seu ambiente uma iluminação mais funcional e focada, opte pelos pendentes.
Os pendentes são peças que apresentam em sua estrutura fios mais alongados e, que portanto, deixam a iluminação mais próxima dos pontos que necessitam de luz. Os pendentes, podem ser encontrados em diferentes formatos, texturas e cores, podendo assim compor os mais diferentes estilos de decoração.
Recomenda-se utilizar pendentes para iluminação de mezaninos, mesas de refeições, bancadas e laterais da cama.
Lustres
Diferente dos pendentes que são conectados por uma única lâmpada, os lustres apresentam em sua estrutura vários braços, ou seja, várias ramificações que permitem incluir várias lâmpadas ao mesmo tempo.
Os lustres ficam suspensos no teto e servem para compor a iluminação principal de um ambiente ou simplesmente compor a iluminação pontual de um espaço.
Essas peças são geralmente utilizadas em cômodos onde podem ocupar lugar de destaque na decoração como, por exemplo, hall de entrada, sala de estar e sala de jantar.
Luminária
Já a palavra luminária na verdade é um termo genérico utilizado para se referir as diferentes peças de iluminação encontradas no mercado. O que você irá encontrar são versões complementares dessa peça como, por exemplo, a luminária pendente, luminária articulada, luminária arandela, luminária de embutir e luminária de sobrepor.
Por que incluir pendente aramado na decoração?
Vai mudar a iluminação de casa? Então, saiba que uma das peças que vem conquistando cada vez mais espaço na decoração de ambientes é o pendente aramado.
O pendente aramado é composto por uma estrutura aparente metálica, quase que escultural, ou seja, não existe qualquer vidro ou outro tipo de acabamento que esconda a lâmpada presente na parte interna.
A criação do pendente aramado no mercado teve como base de inspiração a técnica denominada como wireframe. E caso você não saiba, a técnica de wireframe consiste, basicamente, no desenho básico do esqueleto de um objeto.
O pendente aramado é ideal para compor a decoração de ambientes que seguem o estilo contemporâneo, minimalista ou industrial.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Lustre para sala: Traga elegância para seu ambiente
Uma iluminação bem projetada para sala além de estar diretamente vinculada ao nível de percepção de móvel e objetos presentes no ambiente, incentiva o uso comum do espaço pelas pessoas. Por esse motivo, antes de escolher o lustre pendente é preciso avaliar alguns fatores.
Sendo assim, antes de decidir qual modelo de lustre para sala vai investir, procure determinar o estilo de decoração do espaço. Ou se for o caso, faça o caminho inverso e escolha o modelo de lustre para sala primeiro e, posteriormente, alinhe toda a decoração do ambiente baseado no estilo dele.
Lustre para sala de jantar: Iluminação adequada para o momento das refeições
A sala de jantar é um dos principais cômodos da casa, por isso é fundamental que a decoração e a iluminação desse ambiente além de imprimir a personalidade dos moradores, seja funcional e adequada para o tamanho do cômodo.
E em se tratando de iluminação especial, os pendentes podem fazer toda a diferença no espaço. Caso, a sua decoração siga um estilo mais clássico, os modelos de lustres de cristal tornam-se uma excelente opção. Agora, caso a sua decoração siga um estilo mais minimalista procure investir em pendentes com design mais clean.
Vale mencionar, que tantos os decoradores como os profissionais de design de interiores recomendam que a altura de pendentes e lustre para sala de jantar seja de no mínimo 70 cm, contados a partir do tampo da mesa de jantar.
Lustre para cozinha: Prepare os alimentos com a iluminação correta
Se você deseja renovar a iluminação da sua cozinha e está pensando em criar um ambiente mais moderno, então incluir pendentes e lustres pode fazer toda a diferença neste espaço.
No mercado é possível encontrar diferentes tipos de pendentes e lustres para cozinha. Logo, em meio a tantas opções, muitas pessoas se questionam sobre quais os melhores modelos de pendentes e lustres para cozinha adquirir.
Confira 4 dicas para te auxiliar na escolha dos melhores pendentes para sua cozinha:
- Avalie o tamanho da sua cozinha e defina onde os pendentes serão instalados;
- Estipule a quantidade de pendentes necessários para o espaço;
- Pesquise os diferentes tipos de pendentes e escolha o modelo que mais se harmoniza com a decoração do seu espaço;
- Avalie a altura que os pendentes para cozinha devem ficar.
Lustre para quarto: Conforto e aconchego para o cômodo
Para compor a decoração de uma ambiente mais intimista é importante que a escolha dos pendentes, assim como, dos diferentes modelos de lustre para quarto além de trazer personalidade ao cômodo, possam proporcionar aos moradores uma iluminação aconchegante.
Nesta direção, antes de sair por aí comprando pendentes e lustre para quarto é necessário levar em consideração alguns quesitos como o tamanho do dormitório, o estilo de decoração do quarto, o material dos pendentes, o tipo de lâmpada que será utilizado e assim por diante.
Lembre-se que o tamanho ideal de lustre para quarto vai depender primeiro de qual função que esta peça irá exercer no dormitório.
Logo, se o lustre for utilizado para iluminar o ambiente todo é importante que ele tenha um tamanho maior e seja instalado no centro do ambiente. Agora, se você precisa compor uma iluminação secundária, procure investir em pendentes ou lustres menores, posicionando-os acima da sua penteadeira, cabeceira, cômoda ou criado-mudo.
Assista o vídeo com mais dicas de como escolher pendentes
Confira +30 ambientes com pendentes, lustres e luminárias
Confira qual a altura certa para cada pendente: