A poltrona pé palito é um clássico e com certeza traz boas memórias e lembranças de décadas passadas. Podendo ser usada tanto em espaços compactos quanto em espaços mais amplos e ser encontrada tanto em versões coloridas como em tons mais sóbrios, uma coisa é possível afirmar: a poltrona pé palito dá um show de versatilidade na decoração.
Não à toa que a poltrona pé palito sempre arranja um jeito de marcar presença no ambiente, seja em um cantinho especial da sala de estar, da varanda ou até mesmo do quarto de casal ou quarto de bebê.
Logo, se você está em busca de inspiração para poltrona pé palito, veio ao lugar certo. Neste post, nós da Viva Decora vamos compartilhar dicas de como acertar na escolha da peça, bem como, as diferentes formas que o móvel pode ser usado no ambiente. Confira e se inspire nos modelos!
Veja Também:
Móveis pé de palito: aposte na decoração estilo retrô
Os móveis pé de palito, também conhecidos como móveis retrô, tiveram origem nos anos 1940, após a segunda grande guerra. Na época, o design do móvel surgiu com o movimento futurista e provocou um grande impacto na história da decoração.
Os pés finos e alongados em formato de cones e sutilmente inclinados para fora transmitiam um ar de leveza para a peça e, consequentemente, para o ambiente em que estava exposta. Essa leveza, por sua vez, era necessária naquela época em que a população passava por grandes transformações.
No Brasil o uso dos móveis pé de palito foi iniciada em 1960 e foi ganhando cada vez mais destaque por meio das influências de designers nacionais como Sérgio Rodrigues e Joaquim Tenreiro.
Mesas de centro retrô, mesas laterais retrô, mesas de cabeceiras retrô, sofá retrô, cadeiras, cômoda retrô e poltronas pé palito são alguns dos móveis que podem ser encontrados nos dias de hoje.
Como acertar no modelo de poltrona pé palito?
São inúmeras as possibilidades de uso da poltrona pé palito na decoração de uma casa. No entanto, antes de investir na peça é preciso levar em conta alguns fatores relevantes, dentre eles:
- Tamanho da poltrona: o ideal é que as dimensões da poltrona deixem um espaço de no mínimo 80 cm para circulação;
- Utilidade da poltrona: defina em qual ambiente da casa ela irá ficar. Por exemplo, se ela for ficar na sala de estar a poltrona precisa ter um estofado mais firme para receber as visitas do local;
- Defina as cores e texturas: avalie as cores que predominam na decoração do ambiente onde a poltrona ficará exposta, afinal, a peça deve se conectar com o restante do espaço.
Poltrona pé palito cinza
A poltrona cinza pé palito, seja em tom mais claro ou escuro além de ser funcional é muito democrática, já que seu acabamento combina facilmente com diferentes elementos decorativos presentes no ambiente. Sua tonalidade neutra traz sofisticação e ao mesmo tempo leveza. No projeto abaixo, o conjunto de poltronas pé palito cinza posicionadas sobre o tapete shaggy decoram um cantinho especial da sala de estar.
Poltrona pé palito rosa
Agora se a ideia é incluir mais cor na decoração, a dica é apostar na poltrona rosa pé palito, pois além de conforto ela vai garantir um espaço descontraído e atraente para a sua decoração. Contudo, fique atento aos diferentes tons de rosa (rosa pink, rosa claro, rosa bebê), para que a escolha da peça se conecte com o restante do ambiente.
Poltrona decorativa opala pé palito
Disponível em diferentes tonalidades e tecidos, a poltrona opala também é uma alternativa interessante para aqueles que desejam incluir uma poltrona pé palito na decoração. No projeto abaixo, por exemplo, o conjunto de poltronas opala estampadas trazem um toque especial para a sala de estar. Observe que as almofadas decorativas em tom azul trazem um equilíbrio para a peça estampado.
Onde usar a poltrona pé palito na decoração?
A poltrona pé palito pode ser usada em diferentes ambientes da casa. Na sala de estar, por exemplo, ela pode para dividir ambientes, bem como, delimitar a área do cômodo como na imagem abaixo. Neste projeto, se valeu da tática do círculo visual, ao qual consiste em dispor móveis em um círculo ou semicírculo, de maneira que a pessoa que sente no sofá consiga conversar com a pessoa da poltrona.
Conheça os serviços de decoração da Viva DecoraPara aqueles que contam com a presença de terraços, quintais ou varanda de apartamento, podem explorar o uso da poltrona pé palito para criar uma área social descontraída.
No quarto de casal, a poltrona pé palito pode ser posicionada em um dos cantos do dormitório, assumindo inclusive a função de cantinho de leitura. Próxima a poltrona pé palito procure incluir itens como cordão de luz, vasos de plantas e uma mesa lateral, pois eles deixam o espaço ainda mais especial.
Já no quarto de bebê, a poltrona pé palito quando acompanhada de descanso de pés pode ser usada como poltrona de amamentação. No projeto abaixo, a poltrona opala cinza foi a peça escolhida para compor o lindo quarto infantil.
Agora que você já sabe as vantagens e as diferentes formas de incluir a poltrona pé palito no seu ambiente, confira nossa galeria de fotos abaixo e se inspire em mais alguns modelos.