A porta de entrada da casa, ou porta social, deve ser escolhida com muito critério, pois, além de ser o acesso primeiro e principal da casa, geralmente compõe a fachada também, e, nisso, deve seguir a melhor harmonia possível. Ela até pode ser diferente e ter destaque sobre as outras portas da casa, é claro, mas é bom que todas sigam um padrão.
Veja como escolher a porta de entrada da sua casa
Vamos às dicas:
- Atualmente, as portas mais procuradas são as pivotantes, mas são mais indicadas para ambientes grandes, pois precisa espaço de abertura. A distância do giro ao batente é de 5 a 10cm.
- Em apartamentos, onde o condomínio exige que, por fora, todas as portas sejam iguais (brancas ou amadeiradas), o proprietário pode optar por fazer um revestimento na face interna, conferindo beleza e design na porta, junto ao ambiente interno do apartamento.
- As portas podem ser em tons madeiras, para combinar com os móveis da entrada, mas não precisam ser exatamente no mesmo tom. Basta que se harmonizem.
- Quando o ambiente já segue pelos tons de madeira nos móveis e no piso, podemos optar na escolha de tons claros ou mesmo a cor branca para a porta, para denotar o contraste e o equilíbrio.
- Quando se escolhe portas de vidro e fórmica conjugadas, obtém-se a facilidade na limpeza e manutenção das mesmas.
- Portas com detalhes em vidro e/ou espelhadas também são bem-vindas na entrada, e dão charme e elegância, conforme são combinadas com o restante do ambiente.
- Se a opção for destacar a porta de entrada, então podemos buscar contrastes, utilizando pisos e móveis na linha mais clean.
- Portas metálicas na entrada já começam a ser usadas na arquitetura de interiores também, mas o critério é sempre revesti-las com alguma padronagem em textura de madeira ou cor lisa, conforme o ambiente requeira.
Gerson Fernandes Brancalião, é colaborador da Revista Viva Decora, faz parte do Studio Arquig e membro do Grupo de consultores M2Bs