Com intervenções leves e precisas, loft de 80 m² aposta em ambientação sofisticada e paleta dramática
Na sua quarta participação na CASACOR Bahia, o arquiteto Rodrigo Cassieri, à frente da Cassieri Arquitetura, apresenta o ambiente “Claro Casa”, um espaço de 80 m² que ocupa uma das áreas históricas do Convento Nossa Senhora das Mercês, com mais de 300 anos de história. Inspirado nos grandes lobbies de hotéis internacionais, o ambiente propõe uma identidade mista, onde a convivência familiar e o acolhimento intergeracional se manifestam sem abrir mão da essência regional baiana.

O projeto respeita e valoriza as características arquitetônicas originais do prédio, como o madeiramento aparente do teto e o generoso pé-direito, apostando em intervenções leves e precisas. A iluminação, marca registrada do escritório, é a grande protagonista, criando uma ambientação sofisticada que dialoga com a estrutura clássica e recebe um mobiliário contemporâneo. Uma das peças centrais do ambiente é o sofá Tatame, criado em parceria com o escritório e lançado com exclusividade na mostra.


Cassieri aposta em uma arquitetura atemporal, evitando tendências efêmeras e priorizando soluções de qualidade duradoura. Entre os elementos utilizados estão o piso italiano, as cortinas de veludo em duas tonalidades, o acabamento em folhas de outro sobre os arcos das janelas pintados em vermelho pequim, além da marcenaria com molduras faux molding que valorizam os nichos que remetem aos cabinets de curiosités. O biombo com espelho bronze oferece um jogo visual sutil que conecta interior e exterior. Elementos de sustentabilidade também foram considerados: o piso foi reutilizado de uma antiga reforma conduzida pelo escritório, enquanto cortinas e tapetes vieram de outras edições da CASACOR.

As cores predominantes — preto, cinza, vermelho Pequim e dourado — criam uma paleta rica e dramática, intensificada pela curadoria de obras de arte que transforma o espaço em uma verdadeira galeria afetiva. Entre os artistas presentes estão nomes de relevância nacional como Mario Cravo, Christian Cravo, Carlos Bastos, Almandrade, Igor Rodrigues, Raimundo de Oliveira e Lorenzato. “A escolha por artistas predominantemente baianos traz a afirmação da minha ligação com a cultura local e a valorização de múltiplas gerações de criadores”, comenta Cassieri. “Dialogando com o tema da mostra “Semear Sonhos”, o ambiente provoca reflexões sobre como o passado imaginava o futuro, unindo tempo, memória e vivência em um mesmo espaço”, conclui. @rcassieri

Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2025 chega à sua 31ª edição na Bahia, na Casa Nossa Senhora das Mercês, um dos edifícios mais antigos de Salvador, no coração da cidade.
www.casacor.abril.com.br/mostras/bahia/
Instagram: https://www.instagram.com/casacor_bahia/
Data : 8 de julho a 7 de setembro
Local – Casa Nossa Senhora das Mercês – Av. Sete de Setembro, 1105, Salvador, Bahia
Horários de visitação – Terça a domingo, 15h às 22h
Preço – R$ 100 / R$ 50
Ingressos – https://appcasacor.com.br/events/bahia-2025
Assessoria de imprensa :
Ale Gusmão
www.alegusmaocomunicacao.com