Com o passar do tempo, o spot de luz foi conquistando cada vez mais espaço nos projetos de decoração, servindo de inspiração não somente para ambiente internos, mas também para ambientes externos. Isso porque, o spot de luz por meio da sua iluminação direcionada, além de destacar móveis e objetos decorativos do ambiente tem a capacidade de trazer conforto e aconchego para os mais diferentes espaços.
Pensando nisso, se você deseja incluir uma iluminação mais direcionada para a sua casa, escritório ou estabelecimento comercial, porém ainda está em dúvidas sobre os diversos modelos de spots de luz existentes no mercado, atente-se aos próximos tópicos. Nesse post, você irá encontrar informações, dicas e inúmeros ambientes decorados com spot de luz.
Veja Também:
Spot de luz: Iluminação direcionada para o seu ambiente
Realizar um projeto luminotécnico pode fazer toda a diferença na decoração do seu espaço. Afinal, a iluminação tem o poder de realçar ou prejudicar um ambiente. Por esse motivo, não é nada aconselhável o consumidor usar o “olhômetro” para projetar a iluminação do seu cômodo, pois um dos motivos que faz com que a orientação profissional seja necessária é que existe um tipo de iluminação adequada para cada função no ambiente.
O spot de luz, por exemplo, é uma iluminação direcionada capaz de dar destaque a um móvel, objeto decorativo ou até mesmo criar diversas sensações no ambiente. Isso porque, a estrutura do spot de luz apresenta diversos fluxos luminosos, cores e ângulos ajustáveis que permitem que sua base crie diferentes efeitos de luz decorativos.
Quais os principais modelos de spots de luz existentes no mercado?
- Spot de luz LED;
- Spot de luz trilho;
- Spot de luz embutir;
- Spot de luz sobrepor;
- Spot de luz quadrado;
- Spot de luz para móveis.
Como podemos perceber, no mercado existem diferentes modelos de spot de luz. Logo, é preciso conhecer cada uma das versões vendidas para que a escolha do spot de luz para o seu ambiente seja a mais acertada possível.
Spot de luz quadrado
Muito utilizado em sala de estar, sala de jantar, quartos e cozinhas, o spot de luz quadrado é normalmente embutido em sancas de gesso. Contudo, sua estrutura permite também ser embutida em móveis planejados, prateleiras, nichos e assim por diante.
E ao contrário dos modelos de embutir é possível encontrar no mercado o spot de luz quadrado de sobrepor. Aqui, a estrutura do spot de luz quadrado é simplesmente posicionado no teto sem a necessidade de embutir o produto.
O spot de luz quadrado embutido traz conforto e aconchego ao ambiente. Na sala de estar acima, o spot de luz fixado no teto trouxe uma iluminação pontual e de destaque para a parede com a obra de arte. Já no quarto de casal abaixo, o spot de luz quadrado embutido trouxe uma iluminação pontual para a área da cabeceira da cama.
Conheça os serviços de decoração da Viva Decora
Spot de luz LED
As lâmpadas LED chegaram para ficar e estão deixando outros modelos de lâmpadas com os dias contados. No entanto, para ter uma boa iluminação, mais do que ter uma ótima lâmpada é preciso estruturar um ótimo projeto luminotécnico para o ambiente, não é mesmo?
Logo, se você deseja incluir uma iluminação mais direcionada para o seu espaço opte por um spot de luz LED. Muitos projetos inclusive optam por incluir um spot de LED em móveis, como é o caso do projeto decorativo abaixo. Aqui, os moradores optaram por incluir um spot de LED em toda a bancada da cozinha, trazendo assim uma iluminação pontual para o preparo das refeições.
Spot de luz trilho
O spot de luz trilho é uma das opções mais modernas e descoladas do mercado. Na decoração, o spot de luz trilho preto é muito utilizado em ambientes que seguem o estilo industrial, contudo, novas versões e cores já estão disponíveis a venda, permitindo assim a inserção de spot de luz trilho em diferentes estilos de decoração, incluindo até mesmo os ambientes clássicos.
Uma das maiores vantagens ao se adquirir um spot de luz trilho é a possibilidade de movimentar a luz conforme a sua necessidade. No projeto decorativo abaixo, metade das lâmpadas do spot de luz trilho foram posicionadas para iluminar o ambiente da sala de estar e a outra metade foi posicionada para a parede, dando destaque as prateleiras e objetos decorativos do local.
O spot de luz trilho apresenta uma estrutura super versátil e pode ser fixada de diferentes formas no ambiente. No projeto abaixo, o spot de luz trilho preto foi instalado por todo o ambiente compartilhado e as lâmpadas foram posicionadas de forma a dar destaque para um móvel ou objeto específico.
Como instalar spot de luz
Como podemos perceber os spots de luz são versáteis e excelentes para criar pontos de luz que distribuem melhor a iluminação sem sobrecarregar o ambiente. Logo, se você deseja incluir na sua decoração um spot de luz e apresenta conhecimentos e habilidades na área elétrica, confira agora o tutorial de como instalar spot de luz em um teto de gesso.
No entanto, vale mencionar que antes de iniciar qualquer trabalho certifique-se que sua instalação elétrica esteja finalizada, desligue a chave geral de energia ou os disjuntores e se atente quanto as normas de segurança. Feito isso, estamos prontos para dar início a instalação do spot de luz no cômodo.
Como instalar spot de luz em um teto de gesso: Materiais
- Escolha o modelo de spot de luz embutir da sua preferência (cor, potência, tamanho adequado…);
- Furadeira com serra-copo;
- Fita isolante;
- Alicate de corte;
- Lápis;
- Trena;
- Escada.
Como instalar spot de luz em um teto de gesso: Passo a Passo
- Pegue a escada e risque no teto um linha de 20 a 30 cm de afastamento da parede e paralela a ela. Com o auxílio de uma trena, meça a linha e divida a medida obtida (x)por [número de spot a instalar no local +1]. O resultado (y) será a distância ideal entre cada spot de luz. Com um lápis, marque cada ponto de instalação;
- Com a furadeira serra-copo, faça perfurações nos locais marcados em lápis;
- Com o furo instalado, prepare os fios. Por trás do gesso passam 2 fios, o neutro (azul) e o fase (retorno do interruptor). Puxe os dois fios e com um alicate de corte desencape-os sem cortá-los. Lembre-se que as cores padrão da instalação são: retorno (branco), neutro (azul) e fase (vermelho);
- Seguidamente conecte os fios da instalação elétrica no soquete de spot, isolando os fios com fita isolante;
- Encaixe a lâmpada no spot de luz;
- Segure o soquete saindo do furo e encaixe os pinos da lâmpada dentro, fixando o spot de luz na rede elétrica;
- Empurre todos os fios para dentro do buraco no gesso e encaixe o spot dentro do furo;
- Religue a chave geral de energia ou disjuntor, teste a instalação e ajuste o foco do seu spot de luz.