O aproveitamento da luz natural é algo que muitas pessoas têm buscado – e não só pela economia no consumo de energia elétrica e consequente redução de gastos, mas também pela estética! Para quem busca essa característica, o telhado de vidro é uma opção muito interessante.
Esse tipo de cobertura, que dá um ar moderno onde quer que seja aplicado, vem ganhando cada vez mais adeptos. Se você está querendo se tornar um deles, confira todas as informações, dicas e as mais de 20 fotos de telhados de vidro que separamos para te inspirar!
Uma das principais vantagens de usar o telhado de vidro é certamente a economia de energia. Afinal, a estrutura do telhado de vidro permite a passagem total da luz natural para dentro do ambiente, minimizando assim o uso da energia elétrica dentro do imóvel.
Com o avanço da tecnologia, os modelos de telhado de vidro estão cada vez mais resistentes e duráveis, não necessitando de muitas manutenções no decorrer do seu tempo de vida. Além disso, muitos fabricantes passaram a atestam o selo de proteção contra raios violeta, garantindo a proteção dos moradores e demais usuários do imóvel.
Na decoração, o telhado de vidro também traz a sensação de amplitude no ambiente, deixando-o maior do que é realmente. Isso acontece, pois o vidro permite que os moradores tem a visão da área externa do imóvel causando, portanto, essa ilusão de que o ambiente é maior.
Modelos de telhado de vidro
Existem algumas opções de produtos que podem ser usados para fazer seu telhado de vidro. A telha romana de vidro, por exemplo, vem em peças pequenas que se diferem de outros modelos por serem mais angulares. Já a telha de vidro portuguesa é mais arredondada.
A telha de fibra de vidro, por sua vez, pode ser encontrada tanto em material translúcido quanto transparente. Ela tem bom custo-benefício e, mesmo nas opções coloridas translúcidas, permite aproveitar a luz natural.
Dá para fazer ainda um telhado de vidro com placas ou chapas de vidro que pode também ser retrátil. Neste caso, o resultado é um telhado de vidro retrátil, ou seja, que pode ser aberto. Esse tipo de cobertura é muito usado em áreas de piscina e em áreas externas, como varandas.
Você pode usar esses modelos de telhado de vidro sobre todo um ambiente ou apenas em partes, formando ilhas de claridade. Para cômodos pouco iluminados ou locais mais distantes de janelas, essa é uma boa solução.
Tipos de vidro usados para fazer telhado de vidro
O vidro temperado e o laminado são os tipos de produto mais usados para fazer telhado de vidro. Eles são mais resistentes e duráveis do que outras variedades.
O telhado de vidro laminado tem boa resistência aos raios solares e à chuva, o que o torna uma opção ideal para locais onde há grande variação térmica e climática. Já o telhado de vidro temperado dá uma aparência mais natural ao ambiente, o que o torna uma possibilidade melhor para ambientes abertos ou mais amplos.
Há ainda a alternativa dos vidros seletivos, que, mesmo permitindo a entrada de luz natural, oferecem maior conforto térmico e controle da entrada dos raios solares.
Qual melhor tipo de vidro para cobertura?
Segundo a ABNT NBR 7.199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações, o melhor tipo de vidro para telhado de vidro é o laminado.
Telhado de vidro x telhado de policarbonato
Caso você esteja realmente pensando em ter um telhado de vidro em casa, com certeza já encontrou algumas informações também sobre outros tipos de telha transparente, certo? Além da de vidro, a de policarbonato é também muito usada.
A telha transparente de policarbonato bloqueia raios UV, não absorve calor e é considerado econômico, pois tem custo baixo de aplicação. Já a telha transparente de vidro comum pode, sim, acabar retendo calor, mas aí a solução pode ser utilizá-la em conjunto com outros tipos de telhas.